pc_ufg_02.jpeg

Comunicação estratégica é tema de discussão em evento da PRPG

Secom, Rádio Universitária e TV UFG discutiram o tema com coordenadores de Programas de Pós-Graduação da UFG

Gestores e profissionais da Secretaria de Comunicação (Secom), da Rádio Universitária e da TV UFG participaram de discussão sobre comunicação estratégica com coordenadores de Programas de Pós-Graduação (PPG) da Universidade Federal de Goiás. O evento, realizado nesta terça-feira, dia 11/06, no Teatro da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac), integra o ciclo de palestras da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPG/UFG).

A pró-reitora adjunta de Pós-Graduação, professora Elena Ortiz Preuss, ressaltou a importância de se discutir questões relacionadas à comunicação no âmbito da Universidade. Agradeceu o empenho das equipes da Secom, Rádio Universitária e TV UFG, bem como a presença dos mais de 30 coordenadores de PPGs.

O secretário de Comunicação da UFG, professor Magno Medeiros, abordou os conceitos de comunicação estratégica, comunicação pública, transparência pública, comunicação institucional, política de comunicação, agentes de comunicação, dentre outros. “Comunicação estratégica é a técnica de comunicar um conceito ou um processo que satisfaçam um objetivo estratégico de longo prazo para uma organização, seguindo uma série de atividades coerentes e planejadas. E isso pressupõe a elaboração de uma Política de Comunicação”. O professor mostrou alguns números de produtividade da Secom e abordou a importância da divulgação científica como forma de publicização da produção acadêmico-científica da instituição. Apresentou o Projeto Visibilidade e conteúdo multiplataforma do Jornal UFG.

A secretária adjunta de Comunicação, professora Daiana Stasiak, falou sobre os sites dos Programas de Pós-Graduação e a correta aplicação da marca da UFG e da assinatura institucional. Abordou aspectos que envolvem as rotinas produtivas de redes sociais, eventos, murais e atendimento ao público. Dentre os dados apresentados, destacam-se os seguintes: 48% dos sites dos PPGs não usam a assinatura institucional; 34% utilizam a assinatura institucional, mas não identificam a unidade acadêmica; 36% usam logomarca própria; 13% modificaram a assinatura; e apenas três programas utilizam a assinatura com aplicação correta.

A diretora de produção da TV UFG Vanessa Bandeira falou sobre a missão, os valores, a cobertura, os parceiros, a programação e as redes sociais da emissora. Em especial, destacou os programas que cobrem pautas relativas à divulgação científica, a exemplo do Viver Ciência, Se Liga na UFG e Conexões. Segundo Michael Valim, diretor da TV UFG, a emissora está estudando a proposta de criação de um programa que trabalhe temas e eventos programados pelos diversos Programas de Pós-Graduação.

A diretora de jornalismo da Rádio Universitária Silvânia de Cássia Lima apresentou a missão e valores da emissora e falou sobre a programação da emissora, especialmente do Jornal das Seis. A jornalista Ana Flávia Pereira abordou as rotinas produtivas do programa Intercampus, que conta com a participação de outras instituições de ensino superior do Estado de Goiás.

Para saber mais, confira a Política de Comunicação.

Categorias: notícias Noticias NOTICIA NOTÍCIA