saude mental na pos ufg

Programa de Apoio à Gestão promoveu curso sobre Saúde Mental na Pós-Graduação

Evento aconteceu no último dia 04/10

Texto: Izabela Souza

No último dia 04/10, aconteceu, no centro de aulas D do campus Colemar Natal e Silva, minicurso sobre Saúde Mental na Pós-Graduação, ministrado pelas professoras Elizabeth Esperidião Cardoso (FEN/UFG) e Camila Cardoso Caixeta (PRAE/UFG/FEN).

A atividade, promovida pelo Programa de Apoio à Gestão, contou com a participação de coordenadores, vice-coordenadores, secretários, professores e também alunos de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás.

“O programa de apoio a gestão na Pós Graduação Stricto Sensu, procura fundamentar a ação do gestor do ponto de vista técnico e das relações interpessoais. O gestor lida com muitos estressores que incidem diretamente sobre a sua saúde mental, e ao mesmo tempo faz a gestão acadêmica atendendo demandas de saúde mental de professores, servidores e estudantes, então trabalhar essa ação de gestão e governança do programa demanda uma grande energia.”, afirmou a Pró-Reitora de Pós-Graduação, Profa. Dra. Maria Márcia Bachion.

saude mental na pos ufg2

Pró-Reitora Adjunta de Pós-Graduação Maria Márcia Bachion e e palestrantes Dra Camila Caixeta  e Dra Elizabeth Esperidião Cardoso

Na ocasião, os participantes puderam compartilhar experiências e relatos sobre situações nas quais precisam lidar com questões de saúde mental diariamente n no contexto da Pós-Graduação stricto sensu e ao final várias propostas de estratégias de enfrentamento foram sugeridas.

“Não sei se estou correto, mas eu acho que essa geração celular, internet e web acelerou tudo, gerando uma ansiedade mais exacerbada, um maior medo das pessoas estarem nesta vitrine sendo julgadas pelos seus fracassos e sucessos”, refletiu  o professor Eric Souza Gil, coordenador de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas.

Durante o evento, todos participaram ativamente. “Essa possibilidade de ter espaços de discussão e de troca de experiências faz com que a gente perceba como esse sofrimento psíquico é real em toda universidade”,explicou Bárbara Naves, aluna de Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP).

As responsáveis pelo minicurso ressaltaram a importância da discussão no cenário atual da educação no Brasil. “Sabemos que a saúde mental está intimamente ligada à qualidade dos produtos, ao cumprimento de prazos que são exigidos pelos órgãos de fomento e que isso tem um impacto significativo na vida das pessoas que estão inseridas nos programas de Pós-Graduação, sejam esses estudantes, professores e até mesmo coordenadores”, frisou Dra. Camila Caixeta.

“Assuntos que priorizem, que abram espaço para conversar sobre esse tema que hoje nós estamos vendo que respinga em todos no universo acadêmico é muito singular e é importante para minimizar a sensação de isolamento e solidão. Independente do lugar que a pessoa está, seja aluno, professor ou coordenador pode se sentir sozinho em algumas questões e não tem com quem compartilhar. Vemos aqui hoje o quanto essas oportunidades são ricas e valiosas”, ressaltou a professora Elizabeth Esperidião. Ambas parabenizaram a Pró-Reitoria de Pós-Graduação pela iniciativa.

saude mental na pos ufg

Participantes do minicurso  “Saúde Mental na Pós-Graduação”

Outras atividades como esta tem previsão de acontecer no Programa de Apoio à Gestão. Em novembro está previsto o minicurso sobre Relações interpessoais e mediação de conflitos na Pós-Graduação.

Categorias: notícias Noticias NOTICIA NOTÍCIA