CNPq abre edital para pesquisas em sustentabilidade urbana e regional

CNPq abre edital para pesquisas em sustentabilidade urbana e regional

O potencial de impacto sócio-ambiental e a contribuição para a Agenda 2030 da ONU são critérios de elegibilidade

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) publicou a chamada pública Nº 23/2020, para Pesquisa e Desenvolvimento em Sustentabilidade Urbana e Regional. As propostas devem ser encaminhadas ao CNPq por meio do Formulário de Propostas online, disponível na Plataforma Integrada Carlos Chagas até 14 de setembro.

A intenção é incorporar informações geradas nas pesquisas a plataforma AdaptaBrasil, que será lançada em breve com a finalidade de apresentar dados científicos que auxiliem a tomada de decisão dos gestores públicos. Cada coordenador deve submeter apenas um projeto vinculado a uma das três linhas temáticas propostas no edital:

- Riscos de impactos climáticos - ampliação das informações e análises a serem disponibilizadas na plataforma AdaptaBrasil do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI);

- Modelagem integrada dos impactos econômicos da variabilidade climática nos setores priorizados no AdaptaBrasil MCTI - segurança alimentar, segurança hídrica, segurança energética, saúde humana, zonas costeiras urbanas, serviços ecossistêmicos, e infraestruturas nacionais de grande porte;

- Abordagem por bioma aplicada a municípios ou regiões - funcionamento e resiliência de ecossistemas, condições locais, biodiversidade e sustentabilidade.

O incentivo total é de R$ 4,4 milhões com possibilidade de suplementação por meio de co-financiamento das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) ou da iniciativa privada. A divulgação do resultado final acontece em novembro. Saiba mais no edital completo.

Categorias: Notícias