capacitação EAD

Oficinas da PRPG capacitam professores para ensino remoto

Serão abordados quatro tópicos importantes para a promoção do ensino remoto com qualidade

Ciente dos desafios que envolvem o ensino à distância, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFG (PRPG) realiza uma série de cursos para os professores da pós-graduação stricto e lato sensu na retomada das aulas remotas pelo calendário acadêmico.

As atividades serão ofertadas durante o mês de agosto, com o objetivo de capacitar docentes para o uso estratégico das tecnologias digitais e de informação e comunicação (TDICs) empregadas no ensino remoto.

O professor Laerte Guimarães, pró-reitor da PRPG, considera que o plano implementado para orientação sobre TDICS oferece maior estabilidade e confiança para os orientadores. "Estamos acompanhando o ensino remoto na pós-graduação desde a publicação da Resolução - CONSUNI Nº18, que autorizou o desenvolvimento de algumas atividades acadêmicas de forma virtual mediante consenso. Nossa expectativa para o retorno geral dos cursos stricto e lato sensu é positiva e esperamos que seja tranquila e eficaz", ressaltou o professor Laerte.

Confira a programação completa:

-Dia 14/08 das 15h às 17h: Capacitação para criação e gestão de espaços virtuais com o GSUITE (plataforma comum utilizada em aulas remotas). Os interessados também podem solicitar um material assíncrono com 30h de conteúdo e orientações sobre o tema.
Professor: Gilson Oliveira Barreto, coordenador do Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais da UFG (Labtime). Formulário para inscrição

-Dias 17, 19 e 20/08 das 15h às 17h: Estruturação de Planos de Ensino no contexto da educação remota na pós-graduação.
Professor: Eliomar Araújo de Lima (Instituto de Informática).

-17/08: Preparação do Plano de Ensino: relação tempo/espaço, conjugação de atividades assíncronas/síncronas, formas de avaliação e cômputo da frequência.

-19/08: Trocas de experiências do ensino remoto na pós-graduação.

-20/08: Boas práticas para condução da Educação Remota.

Formulário para inscrição

-Dia 28/08: 9h às 11h: Ensino remoto: aspectos conceituais e pedagógicos em tempos de pandemia.
Professora: Daniela Pereira Lima (Faculdade de Educação). Formulário para inscrição

14h às17h: Ferramentas computacionais para produção de de vídeos para ensino remoto.
                         Professor: Nilson Clementino (Escola de Engenharia Civil e Ambiental). Formulário para inscrição

As inscrições são realizadas a partir dos formulários disponíveis nos links acima. O link para acesso à sala de aula será informado por e-mail para os participantes.

É necessário que o professor esteja logado com o e-mail institucional para fazer o cadastro no formulário.

Fonte: Coordenação de Comunicação