mãos

CNPq e Fundação Melina Gates abrem edital de pesquisa

O foco da seleção está nas área de ciências de dados e saúde de mulheres e crianças

Em cooperação com o Grand Challenges Explorations , iniciativa da Fundação Melinda Gates, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou a chamada Nº 31/20 para o financiamento de projetos que utilizem a ciência de dados para melhorar a saúde materno-infantil, saúde da mulher e saúde da criança no Brasil.

As propostas devem ser encaminhadas ao CNPq em inglês e em português, através da plataforma Carlos Chagas, até o dia 28 de setembro.

O valor global destinado ao programa é de de R$ 5.500.000,00 e serão financiadas projetos inovadores de até R$ 550 mil inseridos nas seguintes linhas temáticas: Alimentação e Nutrição, Saúde da Mulher, Saúde da criança e Temas Transversais (relacionados a investigações que auxiliem na gestão dos programas públicos, técnicas de machine learning para identificar padrões nos dados de experimentos naturais e tendências populacionais e epidemiológicas sobre as demais linhas temáticas).

As pesquisas devem utilizar dados vinculados ou dados secundários já existentes no Brasil, ou seja, não serão aprovadas propostas que dependam da coleta de dados primários. A seleção também incentiva o envio de propostas que considerem os impactos da pandemia da Covid-19 no âmbito das temáticas abordadas.

Os projetos devem ser encaminhados ao CNPq em inglês e em português, através da plataforma Carlos Chagas, até o dia 28 de setembro. O resultado final está previsto para ser divulgado em novembro.

Saiba mais no edital completo.

Fonte: Coordenação de Comunicação

Categorias: NOTÍCIAS