XI PRÊMIO UFG DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2013

O Prêmio UFG de Iniciação Científica, criado pela Universidade Federal de Goiás em 2003, tem como objetivo principal destacar estudantes participantes do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica desta Universidade (PIICT-PRPPG/UFG), coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, no contexto da relevância e da qualidade do trabalho desenvolvido.

Os candidatos inscritos ao XI Prêmio UFG de Iniciação Científica são estudantes participantes do PIICT-PRPPG/UFG no período agosto de 2012 a julho de 2013 que cumpriram todas as normas do Programa Institucional de Iniciação Científica da UFG.

O XI Prêmio UFG de Iniciação Científica consiste na concessão do certificado de reconhecimento ao estudante e ao orientador pela relevância e qualidade do trabalho desenvolvido e, ainda, na publicação do trabalho final no livro “Melhores Trabalhos de Iniciação Científica – 2012/2013”, editado e publicado pelo Centro Editorial e Gráfico da Universidade Federal de Goiás.

DATA E LOCAL DE ENTREGA DO PRÊMIO

A entrega do prêmio será no dia 13/12/2013 (sexta-feira) às 08h30min no Auditório da Biblioteca Central/UFG - Campus II, durante a reunião do CONSUNI. Os premiados e seus orientadores estão convidados a comparecerem para a cerimônia de premiação.

COMITÊ ASSESSOR DE AVALIAÇÃO E INDICAÇÃO DOS PREMIADOS

FO

ESTUDANTES PREMIADOS

Ciências Agrárias

• Francielly Pinheiro da Silva Borges/PIBIC - trabalho intitulado “Clonagem e produção da enzima recombinante β-1,4 glicosidase (1,4 BGL) na levedura Pichia pastoris", sob a orientação da Professora Doutora Rosália Santos Amorim Jesuíno/ICB.
  • Gladsthon Divino de Sousa Filho/PIBIC - trabalho intitulado “Evolução da Cicatrização de Feridas Cutâneasem Ratas Diabéticas Tratadascom Gel de Quitosana 2%: Aspectos Macro e Microscópicos”, sob a orientação da Professora Doutora Neusa Margarida Paulo/ EVZ.

Ciências Biológicas

• Joseane Damaceno Rosa/PIBIC – trabalho intitulado “Comparação do Bacilo Calmette Guérin (BCG) e do BCG recombinante expressando as subunidades imunogênicas do Mycobacterium tuberculosis MPT51_HspX_Ag85C na estimulação de macrófagos peritoneais in vitro”, sob a orientação da Professora Doutora Ana Paula Junqueira Kipnis/IPTSP.

Ciências da Saúde

• Anna Paula Oliveira Gomes/PIBIC – trabalho intitulado “Prevalência do aleitamento materno em crianças menores de dois anos, em Goiânia, Goiás”, sob a orientação da Professora Doutora Maria do Rosário Gondim Peixoto/FANUT.
  • César Ramos Rocha Filho /PIVIC – trabalho intitulado “Análise molecular do gene gstt1 em pacientes com diabetes mellitus tipo ii em estudo caso-controle”, sob a orientação da Professora Doutora Ângela Adamski Silva Reis /ICB.

Ciências Exatas e da Terra

• Jordana de Assis Nunes Oliveira/PIBIC-AF – trabalho intitulado “Estudo Químico e Avaliação da Atividade Biológica de Hymenaea stigonocarpa (Fabaceae)”, sob a orientação da Professora Doutora Vanessa Gisele Pasqualotto Severino /CAC.
  • Karla Carolina Vicente de Sousa/PIBIC – trabalho intitulado “Uma prova geométrica para o Teorema de Cantor sobre números irracionais, o Teorema de Gelfond-Schneider e uma aplicação”, sob a orientação do Professor Doutor Paulo Henrique de Azevedo Rodrigues/IME.

Ciências Humanas

• Eduarda Jacomini Martins /PIVIC – trabalho intitulado “Reforma Psiquiátrica no Brasil e o Tratamentoem Saúde Mental”, sob a orientação da Professora Doutora Marciana Gonçalves Farinha/CAJ.
  • Fernando Ferreira da Silva/PIBIC – trabalho intitulado “A Formação do bom crítico no ensaio “Do padrão do gosto”, de David Hume”, sob a orientação da Professora Doutora Carla Milani Damião /FAFIL.

Ciências Sociais Aplicadas

• Bruno Portilho Neves/PIVIC – trabalho intitulado “Terminal Rodoviário de Goiânia: memória virtual”, sob a orientação da Professora Doutora Eline Maria Moura Pereira Caixeta/FAV.
  • Fernando Aráujo de Sousa Canhete/PIVIC – trabalho intitulado “Representações da arquitetura moderna na narrativa Cinematográfica do início do século XX”, sob a orientação daProfessora Mestre Marcelina Gorni /FAV.

Engenharias

• Antônio Pereira da Silva Neto/PIBIC – trabalho intitulado “Comparação entre Modelos de Cálculos de Consolos para Estruturas de Concreto Pré-Moldado”, sob a orientação do Professor Doutor Daniel de Lima Araújo /EEC.
  • Ramon Silvério de Almeida/PIBIC – trabalho intitulado “Simulação de Problemas de Fluidodinâmica Utilizando o Método Pseudoespectral de Fourier”, sob a orientação do Professor Doutor Felipe Pamplona Mariano/EMC.

Linguística, Letras e Artes

• Fernanda Carolina Mendes da Silva/PIVIC – intitulado “Aspectos Sintáticos e Semânticos do Verbo Fazer na Fala Goiana”, sob a orientação do Professor Mestre Leosmar Aparecido da Silva/FL.
  • Maiune de Oliveira Silva/PIBIC-AF – trabalho intitulado “Abreviaturas no Livro de Registros de Batizados da Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus (Maio de 1837 a Setembro de 1838): Estudo Preliminar”, sob a orientação da Professora Doutora Maria Helena de Paula/CAC.

Goiânia, 06 de dezembro de 2013