Reconhecimento de diplomas

A PRPG atende pedidos de reconhecimento de diplomas de pós-graduação stricto sensu expedidos por instituições estrangeiras, desde que a UFG possua curso reconhecido e avaliado na mesma área de conhecimento e em nível equivalente ou superior.

O requerimento deve ser executado por meio da Plataforma Carolina Bori, do MEC, a qualquer tempo. No entanto, há uma capacidade de atendimento para análise simultânea disponibilizada. Caso a(s) vaga(s) esteja(m) ocupada(s), sua solicitação entra em fila.

Consultas acerca de diplomas já reconhecidos, áreas disponíveis por IES e respectiva capacidade de atendimento podem ser realizadas por meio do Portal Carolina Bori.

Ao realizar seu cadastro, o solicitante terá acesso a uma lista de áreas do conhecimento para as quais a UFG está apta a autenticar as titulações obtidas no exterior.

Botão 24

 

É fundamental que o solicitante instrua a documentação completa no protocolo, observando a Portaria Normativa nº 22/2016 do MEC, bem como exigências complementares, normatizadas pela UFG. 

O processo é analisado pela Comissão de Avaliação para Reconhecimento de Diplomas, mediante análise documental e de mérito. 

 

Custos

A UFG estabelece como taxa única, incidente sobre o pedido, o valor de R$1.500,00 (um mil e quinhentos reais), a ser recolhida mediante a emissão de Guia de Recolhimento da União (GRU), cujo pagamento deve ocorrer depois de constatada a adequação da documentação pela Universidade (etapa de pré-análise documental).

 

Prazos

O prazo máximo para a conclusão dos procedimentos de tramitação é de 180 dias para a tramitação normal e 90 dias para a tramitação simplificada, isto é, quando o diploma é oriundo de cursos listados na plataforma Carolina Bori, com bolsa concedida por agência governamental brasileira, ou quando há acordo de dupla titulação com programas do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), avaliado e recomendado pela Capes. 

 

Documentos

O recebimento de pedidos e a tramitação de processos de reconhecimento de diplomas serão fundamentados em legislação específica vigente e procedimentos institucionais:

Botão 19Botão 20Botão 21

 

Botão 22Botão 23