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Arte-Educação Intermediática Digital

Atualizado em 20/08/18 14:39.

Informações Gerais

 

Período: 01/2017 a 07/2018

Regional: Goiânia

Unidade Acadêmica responsável: Escola de Música e Artes Cênicas EMAC/UFG

Site da Unidade Acadêmica responsável: www.emac.ufg.br

 

Coordenador (a): Profa. Fernanda Pereira Da Cunha

Telefones : (62) 3521-1125

E-mail: fernanda.pcunha@hotmail.com

Sub-Coordenador (a): Profa. Ana Guiomar Rego Souza

Telefones: (62) 3521- 1125

E-mail: anagsou@yahoo.com.br

Endereço: EMAC - Escola de Música e Artes Cênicas – Campus II – Samambaia, CEP: 74690-900 Goiânia-GO.

 

Objetivos do Curso 

Promover a formação continuada de professores da educação básica sobre as diretrizes educacionais que fundamentam a educação digital – intermidiática - no processo de ensino/aprendizagem das Artes (Cênicas, Música, Visuais etc), bem como realizar ações intermidiáticas sob os auspícios do conceito das Artes Expandidas (presentes no universo digital e não digital) que intermedeiem propostas de educação digital libertadora através da e-arte/educação.

 

 

Conteúdos Temáticos

 

Conteúdo Temático  CH Teórica CH Prática Ementa
Fundamentos da Arte/Educação 30 15 A arte-educação: aspectos históricos, sociais, políticos e estéticos. Principais teóricos da Arte-Educação. A Arte-Educação no Brasil.
Arte/educação versus eArte/Educação no contexto da cultura digital e não digital: Abordagem Triangular versus Sistema Triangular Digital 30 15 Diferenças paradigmáticas entre Arte/Educação e e Arte/Educação sob os auspícios da cultura digital e não digital. Conceitos que convergem e divergem da Abordagem Triangular em relação ao Sistema Triangular Digital  
Inclusão da cultura digital juvenil na e-Arte/Educação- Metodologia do Ensino Superior I 30 15  Promoção de ações e-Arte/educativas inclusivas a partir de processos de segregação bem como inclusão da cultura digital juvenil em seus contextos sociopolíticos no universo educacional. 
Seminário intermediático: interconexão entre música, artes cênicas, artes visuais e outras linguagens artísticas 30 15 Discutir acerca de analises reflexivas nas diferentes artes artísticas, pela metalinguagem/cultura digital. 
Performances culturais: fundamentos e conceitos  30 15  Fundamentos teóricos e conceituais sobre performances culturais. 
As performances e Arte/Educativas nas Instituições de Ensino 30  15 Concepção sobre performances culturais intermidiáticas e-Arte/Educativas como possibilidade metodológica para o desenvolvimento da expressão pedagógica crítica da arte e seu ensino em promoção da expressão artística/pedagógica autônoma 
Performances antropológicas em diálogo com as artes intermidiáticas e seu ensino  30 15  Refletir sobre o conceito de cultura e as diferentes performances culturais na sociedade brasileira. Dialogar com os autores considerados representantes principais na discussão teórica em torno da noção de performance, drama e ritual no campo antropológico
Interterritorialidade: aspectos conceituais sobre as artes expandidas e Metalinguagem no Ciberespaço  30 15  Fundamentos sobre interterritorialidade intrínsecos ao conceito das artes expandidas presentes no ciberespaço. O conceito de metaliguagem como um novo estado da menta humana: a mente digital.
Arte expandida: proximidade e diálogos entre artes cênicas, artes visuais e música 30  15 A presença dialógica entre as diferentes linguagens artísticas sob os auspícios da metaliguagem na tecnocultura. 
Projeto de ensino em Arte/Educação 1 -Metodologia IIO papel das tecnologias digitais na e-arte educação: O mercado cultural internacional versus educação intermidiática crítica  30 15 Elaboração - A promoção de performances culturais Arte/Educativas intermidiáticas na (re)significação de hábitos socioculturais que dinamizam o imperialismo da indústria ecultural massiva. A interligação dos meios de comunicação em âmbito global. 
Tecnicismo, educação crítica ou arte/educação intermidiática? E O papel das tecnologias digitais, seus inputs e outputs no ensino atual das Artes Intermidiáticas  30 15  Fundamentos teóricos e sua aplicabilidade prática da educação tecnicista, da educação crítica e da arte/educação intermidiática. A utilização das tecnologias digitais seus inputs e outputs como intermediadora do processo de ensino/aprendizagem na arte em prol do desenvolvimento da expressão digital crítica.
Diário de Blog: Registros de espaços audiovisuais/ culturais in lócus 30  15  Concepção e utilização de ambientes sociais presentes na sociedade em rede como recurso metodológico para sistematização de registro de diário de bordo online.
Projeto de ensino na Arte/Educação II – Metodologia III- O papel das tecnologias digitais na e-arte educação: O mercado cultural internacional versus educação intermidiática crítica  40 40 Aplicação - A promoção de performances culturais Arte/Educativas intermidiáticas na (re)significação de hábitos socioculturais que dinamizam o imperialismo da indústria ecultural massiva. A interligação dos meios de comunicação em âmbito global. Bibliografia 
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