Weby shortcut

Artes Visuais: abordagens metodológicas e processos de criação (à distância)

Atualizado em 17/08/18 12:53.

Informações Gerais

 Período: 05/2018 – 11/2019

Regional: Goiânia

Unidade Acadêmica responsável: Faculdade de Artes Visuais

Site da Unidade Acadêmica responsável: https://fav.ufg.br/

 

Coordenador (a): Profa. Leda Maria de Barros Guimarães

Telefones: (62) 3521-1382 (Departamento de Artes Visuais -EAD)

E-Mail: ledafav@gmail.com

Sub-Coordenador (a): Profa. Dra. Valéria Fabiane Braga F. Cabral

Telefones: (62) 3521-1382 (Departamento de Artes Visuais -EAD)

E-Mail: valeriafabiane.ead@gmail.com

 

Objetivos do Curso

O Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais: Abordagens Metodológicas e processos de criação tem como objetivo geral contribuir para a formação continuada de professores/as licenciados/as em Artes Visuais para atuar nos diferentes espaços e dimensões da Educação Básica bem como em contextos de educação não formal onde o ensino de artes visuais se faça presente. Este curso visa formar especialistas com base na imersão de diferentes abordagens metodológicas do ensinar/aprender artes visuais e também em processos de criação artístico-docente considerando as questões contemporâneas da arte na educação. O caráter da formação docente continuada possibilitará repensar o cotidiano escolar, processos de mediação cultural e paradigmas conceituais, teóricos e práticos na atuação pedagógica.

 

Conteúdos Temáticos

 

Conteúdos Temáticos CH Teórica CH Prática Ementa
Questões Históricas e Contemporâneas do Ensino de Arte 20 30 Transições do moderno e pós-moderno no ensino de artes visuais. Discussão sobre a dissolução das grandes narrativas; a crise da cultura; questões de identidade e diferença, a globalização; a fragmentação e a efemeridade. Impactos das viradas cultural e educacional. Mediação e relações com a educação patrimonial. Estéticas e desdobramentos políticos, tecnológicos, econômicos, estéticos e discursivos 
Políticas Educacionais para o Ensino de arte no Brasil  20 30 Compreensão das políticas educacionais públicas para o ensino de artes no Brasil em particular nas Lei 5692/71, LDB 9394/96, LEI 10.639/2003 Parâmetros Curriculares Nacionais até a BNCC. Conexões com as políticas públicas para o ensino de artes na América Latina.
Abordagens Metodológicas para o Ensino de Artes Visuais  20 30 Estudos de abordagens metodológicas para o Ensino das Artes Visuais em diversos tempos e contextos. Contextualização de relevantes experiências docentes da modernidade e pós modernidade pedagógica. Método Comparativo, Método Multipropósito e a Proposta Triangular 
Diálogos com arte contemporânea na educação  20 30 Discussão sobre concepções, abordagens e espaços da arte contemporânea a partir do diálogo com práticas/poéticas visuais. Poéticas visuais contemporâneas como elemento deflagrador de processos relacionais entre arte e vida cotidiana. Propostas e caminhos para experiências poéticas na escola e demais contextos educativos.
Ensino de arte e Tecnologias Digitais  20 30 Processos de transmidiação, em narrativas do ensinar e aprender, na construção de artefatos de mídia-arte. 
Laboratório de Criação docente: Experimentações poéticas  20 30 Construção de propostas docentes em artes visuais ancorados em processos de criação em contextos educacionais. Estudo de práticas docentes e abordagens metodológicas de ensino. 
Metodologias de Pesquisa e Ensino de Artes Visuais  40 20 Conhecer e exercitar procedimentos de pesquisa envolvendo a prática docente em artes visuais. Processos relacionadas a cartografias, construção de narrativas, histórias de vida, texto e imagem, pesquisa etnográfica e autoetnográfica, Pesquisa Baseadas nas Artes e nas imagens.

 

Listar Todas Voltar