Banco de Dados

Atualizado em 17/08/18 13:27.

Período: 04/2018 – 09/2019

Regional: Goiânia

Unidade Acadêmica responsável: Instituto de Informática

Site da Unidade Acadêmica Responsável: http://www.inf.ufg.br/

​Coordenador (a): Prof. Edmundo Sérgio Spoto

Telefone: (0**62) 3521-1181

E-mail: edmundo@inf.ufg.br

Sub-Coordenador (a): Leandro Luís Galdino de Oliveira

E-mail: leandroluis@inf.ufg.br

A região de Goiânia vem crescendo na área de Tecnologia e em desenvolvimento de software, atendendo um mercado cada vez maior que são as empresas, industrias e setores públicos. Com isso a necessidade de se utilizar Sistemas de Banco de Dados com recursos de alta tecnologia e segurança vem sendo atrelada com a mesma evolução no campo de tecnologia e melhoria de atendimento no mercado nacional e mundial. As informações de seus dados devem ser consistentes e confiáveis, de maneira a estabelecer um alto grau de qualidade em sua aplicação. As operações de transações e consultas solicitadas devem possuir um ótimo tempo de resposta. O uso de um Sistema Gerenciador de Banco de Dados contribui com a obtenção desses requisitos em busca de um alto desempenho em suas aplicações. O Curso de Especialização em Banco de Dados preenche várias necessidades de mercado em especializar seus analistas e programadores de sistemas fornecendo o conhecimento de tecnologias de última geração em Banco de Dados, bem como disseminar o uso de várias ferramentas de desenvolvimento e controle de administração em projetos de Banco de Dados.

Conteúdo Temático

CH

Teórica

CH

Prática

Introdução à Banco de Dados – teoria e projeto

30

Estudo de modelos de banco de dados, de conceitos envolvidos na sua utilização e de técnicas para implementação de sistemas de gerenciamento de banco de dados relacional e Modelo Entidade e Relacionamento.
Linguagem de Consulta Estruturada (SQL)

20

Estudar e conhecer a prática dos principais comandos SQL utilizados em um SGBD. DML, DDL e DCL. Praticar as principais funções e comandos já existentes no SGBD.
Linguagem de Programação e Armazenamento em Banco de Dados

20

Introduzir os conceitos de Linguagem de Programação para Oracle utilizando PL/SQL. Geração de procedures option a serem armazenados no banco de dados (Procedimentos e Funções), Descrever os conceitos de gatilhos e suas aplicabilidades em exemplos práticos.
Otimização e Desempenho de Banco de Dados

20

Estudo de conceitos de Banco de Dados, Queries, Otimização e Desempenho de Banco de Dados. Introdução ao SGBD Oracle. Joins e outer-joins específicos. Consultas complexas. Dicionário de dados. Uso de aplicações de códigos em Oracle para melhorar a operação, Técnicas de Otimização de Consultas utilizando SQL padrão Oracle. Tratamento de transação e controle de otimização.
Administração de Banco de Dados

20

Conceitos gerais de Administrador de Banco de Dados; Configuração de Banco de Dados; Regras de concessão de privilégios para Usuários; Controle administrativo do Sistema de Banco de Dados; Visão geral de um administrador de Banco de Dados (DBA).
Programação Orientada a Objetos

20

Apresentação da linguagem de programação Java e ferramentas básicas (Eclipse, JUnit, Subversion e Ant); processo de desenvolvimento empregando Java; compilação e execução de aplicações em Java; apresentação das construções principais e prática extensiva envolvendo o emprego de Java e as ferramentas básicas. Conexão com Banco de Dados Oracle.
Projeto de Desenvolvimento UML

20

Visão geral Teórica e Prática do contexto onde projeto de software (software design) está inserido; visão geral de artefatos e normas relevantes; princípios de projeto de software; projeto de software orientado a objetos (UML); prática de projeto com base e requisitos do estudo de caso para extração de um projeto de Banco de Dados Relacional.
Bancos de Dados Orientado a Objetos

10

Apresentação dos conceitos e terminologias da Orientação a Objetos em Banco de Dados. Definir um objeto de dados, Definir o uso de Classes. Criação de Objetos em Banco de Dados. Construção de Herança, polimorfismo, uso de métodos, Visão de Objetos, Funções relacionadas a Objetos, Coleções e Modelagem de Banco de Dados OO.
Forms e Report Oracle

20

Construir e testar Aplicações Básicas e Customizadas usando a Ferramenta Developer -Forms da Oracle em ambiente gráfico. Utilizando conhecimentos de SQL e PL/SQL, pretende-se desenvolver, com pouca programação, complexos e eficientes relatórios, implementando imagens, sons, vídeos e características gráficas da ferramenta Developer Report da Oracle. Explorar todas as funcionalidades das Ferramentas.
Segurança de Banco de Dados

10

Conceitos de Segurança de Banco de Dados Oracle. Tipos de Autenticação. Tipos de autorização. Controle de acessos. Auditoria. Mecanismos de Segurança.
Projeto Banco de Dados e Terminologia de Pesquisa

10

Apresentação do processo básico do desenvolvimento de um Projeto de Banco de Dados que possa explorar todo aprendizado do curso de Especialização em Banco de Dados. Visão de projeto e como trabalhar com modelos de projetos nesta área.