Design de Sistemas e Soluções de Bussiness Intelligence

Business Inteligence ufg2

 

Período Turma 1: 03/2017 a 09/2018

Coordenador (a): Prof. Eliomar Araújo de Lima

E-mail: eliomar@inf.ufg.br

Subcoordenador (a): Profa. Nádia Félix Felipe da Silva, Dra.

E-mail: nadia@inf.ufg.br

 

Período Turma 2: 03/2018 - 09/2019

Coordenador (a): Profa. Nádia Félix Felipe da Silva, Dra.

E-mail: nadia@inf.ufg.br

Subcoordenador (a): Prof. Eliomar Araújo de Lima

E-mail: eliomar@inf.ufg.br

 

Regional Goiânia

Unidade Acadêmica Responsável: Instituto de Informática INF/UFG

Site da Unidade Acadêmica responsável: www.inf.ufg.br

Endereço: INF – Instituto de Informática, Campus II – Samambaia, CEP: 74690-900 Goiânia-GO. 

Telefone: (62) 3521-1181

Objetivo do Curso

Propiciar a formação de competências essenciais que vão da concepção e do planejamento até a melhoria e o desenvolvimento de sistemas de apoio à decisão, dotando os especialistas da capacidade de condução de projetos de viabilização e melhoria de soluções de inteligência de negócio.

Ao abordar os aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais que envolvem a formação do especialista, busca-se a proficiência técnica e a habilitação desse profissional para atuar em projetos e processos de mudança organizacional, apropriando-os com métodos e tecnologias centradas em dados, informação e conhecimento, além de possibilitar o desenvolvimento de aptidões técnicas por meio do acesso a um conjunto de teorias, metodologias, processos, estruturas e tecnologias que transformam aglomerados de dados brutos em informação útil para tomadas de decisões estratégicas.

A concepção e implantação de sistemas de informação no âmbito organizacional exige a adoção de métodos e ferramentas adequadas, devido à complexificação dos cenários de negócio. Consequentemente, um novo repertório de competências é demandado dos profissionais e especialistas em processos, sistemas e tecnologias da informação, uma vez que as soluções que se buscam estão circunscritas em eixos temáticos complexos e multidisciplinares, resultado da confluência de várias áreas do conhecimento, envolvendo o estado da arte em ciência dos dados, computação, estatística aplicada, ciência da informação, administração e marketing.