Enfermagem Obstétrica

Atualizado em 20/08/18 14:20.

Período: 11/2017 – 01/2019

Regional: Goiânia

Unidade Acadêmica responsável: Faculdade de Enfermagem

Site da Unidade Acadêmica responsável: https://www.fen.ufg.br/

Coordenadora: Profa. Dra. Janaina Valadares Guimaraes

Coordenadora Pedagógica: Profa. Dra. Nilza Alves Marques Almeida

Telefone: (0**62) 3208-6180

Formação de Enfermeiros Obstetras, capazes de atuar como colaboradores na mudança de modelo de atenção ao parto e nascimento, contribuindo para a melhoria da realidade epidemiológica que se apresenta. Será realizada por meio de ações previstas no Cronograma de Execução. No momento inicial do curso, os professores, Preceptores/tutores e coordenadores terão acesso às unidades básicas, os quais atuem na atenção pré-natal e planejamento reprodutivo, bem como preceptores para serviços de atenção ao parto e nascimento e puerpério, onde serão desenvolvidas as atividades de atenção ao parto e nascimento, puerpério e cuidados neonatais.

Conteúdo Temático CH Teórica CH Prática Ementa
Enfermagem Obstétrica I 40 150 Analisa a assistência à mulher destacando a anatomia e fisiopatologia do trabalho de parto, parto e do puerpério. Farmacologia aplicada ao ciclo gravídico puerperal. Medidas de controle de infecção hospitalar. Medidas de intervenção/referência para atenção de maior complexidade. Desenvolve a prática da assistência de Enfermagem em uma unidade de internação de assistência ao trabalho de parto, parto, puerpério e ao RN no alojamento conjunto, reforçando a humanização da assistência e o aleitamento materno.
Enfermagem na Saúde da Mulher I 25   A disciplina analisa a gravidez, sua evolução, monitoramento e ações de educação para a saúde. Realiza os cuidados de enfermagem à gestante em nível ambulatorial e em unidade de internação. Políticas de Saúde Sexual e Reprodutiva no Brasil: evolução histórica da assistência à mulher no Brasil; política e indicadores de saúde na população feminina em seus aspectos reprodutivos e sexuais com enfoque da assistência de enfermagem obstétrica. Planejamento, organização e gestão de cuidados em serviços de obstetrícia, gerência de enfermagem nas unidades obstétricas.
Enfermagem Neonatal I 25 40 Políticas de atenção à saúde do recém-nascido. Metodologia da assistência de enfermagem aplicada ao recém-nascido sadio e com afecções prevalentes, em ambulatórios e na comunidade com ênfase em ações de baixa e média complexidade. O recém-nascido normal: crescimento e desenvolvimento. Aleitamento materno. Cuidados gerais com o recém-nascido no domicílio
Metodologia Científica 20   Conhecimento da ciência. A construção do conhecimento cientifica. Elaboração e desenvolvimento de um projeto de pesquisa. Fundamentos de epidemiologia. Bioética em pesquisa. Aborda os tipos de conhecimento, o método científico e os instrumentos essenciais para se consumir e/ou produzir conhecimento. Enfatiza a elaboração de projeto de pesquisa e a construção de trabalhos
científicos.
Práticas Baseadas em Evidência Científica 15   A disciplina aborda a humanização no Pré-Natal, parto e nascimento valorizando, as práticas naturais, os métodos farmacológicos e não farmacológicos de alívio à dor, baseada em evidências científicas. Inclui a vivência do aluno especializando na assistência ao parto normal em Centros de Parto Normal e em outras instituições de defesa e promoção do parto normal.
Enfermagem em Saúde da Mulher II 10   A disciplina analisa a gravidez, sua evolução, monitoramento e ações de educação para a saúde. Realiza os cuidados de enfermagem à gestante em nível ambulatorial e em unidade de internação. Políticas de Saúde Sexual e Reprodutiva no Brasil: evolução histórica da assistência à mulher no Brasil; política e indicadores de saúde na população feminina em seus aspectos reprodutivos e sexuais com enfoque da assistência de enfermagem obstétrica. Planejamento, organização e gestão de cuidados em serviços de obstetrícia, gerência de enfermagem nas unidades obstétricas.
Enfermagem Neonatal II 25 40 Políticas de atenção à saúde do recém-nascido. Metodologia da assistência de enfermagem aplicada ao recém-nascido sadio e com afecções prevalentes, em ambulatórios e na comunidade com ênfase em ações de baixa e média complexidade. O recém-nascido normal: crescimento e desenvolvimento. Aleitamento materno. Cuidados gerais com o recém-nascido no domicílio.
Enfermagem Obstétrica II 40 240 A enfermagem na assistência à mulher nos períodos clínicos do parto e no puerpério em unidades hospitalares. Metodologia da assistência de enfermagem aplicada à saúde da mulher, incluindo aspectos clínicos e cirúrgicos obstétricos de média complexidade. Intercorrências patológicas na gestação, parto e puerpério; hemorragias pós-parto e síndromes hemorrágicas na gestação; síndromes hipertensivas; processos infecciosos na gestação (trato urinário, vulvo-vaginites, infecções
congênitas: sífilis, HIV, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus); descolamento prematuro de placenta;
prematuridade; depressão pós-parto; diabetes pré-gestacional e gestacional).
Gestão e Assistência de Enfermagem Obstétrica 10 20 Planejamento, organização e gestão de cuidados em serviços de obstetrícia, gerência de
enfermagem nas unidades obstétricas, aspectos e qualidades dos líderes em enfermagem, supervisão e
administração dos recursos materiais e humanos.