Weby shortcut

Engenharia Econômica e Financeira para Projetos de Investimentos

Atualizado em 20/08/18 14:46.

Informações Gerais

 

Período Turma 1: 07/2017 a 01/2019

Período Turma 2: 07/2018 – 07/2020

Regional: Goiânia

Unidade Acadêmica responsável: Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC)

Site da Unidade Acadêmica responsável: https://www2.emc.ufg.br/

 

Coordenador (a): Prof. Dr. Thyago Carvalho Marques

E-mail: thyago@ufg.br.

Sub-coordenador (a): Prof. Dr. Weber Martins

E-mail: webermartins@gmail.com

 

Objetivos do Curso

  • Proporcionar conhecimentos atualizados aos profissionais das áreas de administração, engenharias, ciências econômicas e contábeis, tecnologias e outras afins, apresentando as melhores normas, ferramentas e técnicas alinhadas à prática necessária (estudos de caso) para a implementação no dia-a-dia.
  • Apresentar os vários critérios de avaliação de projetos de investimentos, assim como, uma metodologia e os conceitos nelas envolvidos, tal que seja fácil não só entender, mas habilitar o gestor a elaborar e analisar com segurança projetos de investimentos em sua área de atuação e lhe possibilitar, tecnicamente, visão crítica de projetos desenvolvidos nas demais áreas do seu local de trabalho.
  • Apresentar e exercitar processos de negócio, fornecendo uma visão orientada do mercado de trabalho, integrando apuradas técnicas de análise de projetos de investimentos e de gestão de riscos ao processo decisório, por meio do uso de ferramentas baseadas em políticas, procedimentos, estrutura de documentação, técnicas estatísticas e métodos atualizados.
  • Formar e capacitar novos especialistas em análises de projetos de investimentos e gestão de risco, capazes de trabalhar em equipe e liderar projetos e ações estratégicas, com foco na interseção entre as áreas de administração, ciências econômicas e contábeis, engenharias, tecnologias e áreas afins.

 

Conteúdos Temáticos

 

Conteúdo Temático

CH

Teórica

CH

Prática

Ementa
Introdução em Eng. Econômica e Financeira para Projeto de Investimentos

 5

 0

Apresentação. Contextualização. Importância e aplicação das informações que serão desenvolvidas. 
Matemática Financeira Aplicada

 15

 0

Juros simples. Juros compostos. Taxas de juros (nominal, proporcional, over, efetiva e equivalente). Series periódicas uniformes. Capitalização continua. Planos de amortização de empréstimos e financiamentos (reembolso, custo efetivo e sistemas de financiamento habitacional). Cálculo financeiro em contexto inflacionário (índice de preço, taxa de juros aparente e real). Taxas Acumuladas (Fisher).
Engenharia Econômica

 15

 0

Introdução. Revisão dos Conceitos básicos de matemática financeira. Taxa Mínima de Atratividade. Custo de Oportunidade. Apresentação dos métodos de avaliação de alternativas: VPL, TIR e PayBack descontado. Apresentação de Indicadores financeiros (ROI, ROIA, IBC) para Análise de Projetos de Investimentos. Análise de sensibilidade. Aplicações e resolução de exercícios. 
Estrutura e Análise de Demonstrações Contábeis

 15

 0

Fundamentos teóricos e práticos da contabilidade: Objeto de estudo e função; Processo contábil; Plano de contas e classificação. Balanço patrimonial. Demonstração de resultado do exercício. Demonstração das mutações do patrimônio líquido. Demonstração dos fluxos de caixa. Demonstração do valor adicionado. Análise tradicional: Liquidez, endividamento e rentabilidade.
Excel Avançado na Tomada de Decisão

 15

 0

Elaboração de Painéis Interativos (Dashboards) de apoio a tomada de decisões financeiras utilizando o Microsoft Excel. Tabelas Dinâmicas (Pivot Tables) e Gráficos Dinâmicos. Macros e noções de VBA. Vinculação entre planilhas e conexões com arquivos fontes de dados e banco de dados.
Análise Econômico Financeira

 15

 0

Análise avançada das demonstrações contábeis: Modelo dinâmico do capital de giro; Liquidez dinâmica. Avaliação de desempenho e criação de valor. Estudo de casos
Gestão de Custos de Projetos

 15

 0

Terminologia dos custos; Comportamento dos custos; Custo fixo, lucro e margem de contribuição; Depreciação; Análise da relação Custo-Volume-Lucro; Análise do Ponto de equilíbrio; Planejamento de sistemas de acumulação de custos; Sistema de Custeio; Princípios e métodos de custeio; Análise dos custos de um projeto de investimento. 
Gestão de Processos de Negócios

 15

 0

Por que Processo de Negócio? Introdução ao Gerenciamento de Processos de Negócios – BPM, Planejamento Estratégico e BPM, BPMN: notação para modelagem de processos de negócio, Modelagem de Processos (AS-IS), Análise de Processos, Desenho de Processos (TO-BE), Transformação de Processos, Automação de Processos de Negócio e Escritório de Processos. Uso de processos de negócio para obtenção de resultados nas organizações.
Macroeconomia Aplicada a Viabilidade de Projetos

 15

 0

Mensuração do Resultado da Atividade Econômica. 2. Investimento e Poupança. 3. Políticas Econômicas. 4. Indicadores Econômicos (Inflação, Desemprego, Risco Pais, PIB e Selic). 5. Análise de Cenários Econômicos Atuais.
MicroEconomia Aplicada a viabilidade de Projetos

15 

 0

Elementos de Viabilidade Econômica de Projetos: Produção; Custos de Produção; Maximização de Lucros e Oferta Competitiva; Poder de Mercado.
Pesquisa Operacional Aplicada na Tomada de Decisões

 15

 0

Introdução a Pesquisa Operacional focado em modelos lineares para estabelecer a execução de uma carteira de projetos, podendo utilizar indicadores de risco e retorno. Modelar e resolver via o software EXCEL. Aplicações e resolução de cases.
Estatística Aplicada

 15

 0

Introdução a Estatística: probabilidades, estimação, inferência, distribuição normal e log-normal. Utilização do EXCEL em contextos financeiros.
Ferramentas de Decisão e Simulação

 15

 0

Análise de cenários. Árvores de decisão. Simulação de Monte Carlo. Elaboração de uma planilha em EXCEL que representam situações reais
Análise de Dados na Tomada de Decisão

 15

 0

Aulas presenciais expositivas dos aspectos técnicos, calcados numa base científica, agregados de exemplos práticos, exercícios e discussão dirigida, além de apresentações de estudos de casos e dinâmicas em grupo
Análise de Riscos Corporativos

 15

 0

Conceitos. Tipos de Risco. Risco de um projeto. Risco de um portfólio. Relação entre risco e retorno em projetos de investimento. Mensuração do risco em projetos.
Impactos Ambientais na Viabilidade de Projetos

 15

 0

Modelando problemas ambientais: o papel da economia na gestão ambiental; modelando o funcionamento dos mercados; modelando as falhas do fracasso de mercado. Equacionando soluções para problemas ambientais: a abordagem de comando-e-controle e a abordagem de mercado. Projetos de investimento e as questões ambientais. Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA); Valoração Ambiental; Créditos de Carbono, Análise Custo-Benefício (com modelagem). Elaboração de um estudo de caso usando o excel.
Investimentos e Modalidades de Financiamentos

 15

 0

Fontes de recursos. Financiamentos em esquemas de fluxo de caixa não convencional. Operações de Leasing ou operações de arrendamento mercantil (leasing operacional, leasing financeiro, sale and lease back, leasing imobiliário, tipos de leasing quanto a localização). Sistemática para operações de leasing nacional (ponto de vista da empresa arrendatária e arrendadora). Desconto de duplicatas. Debêntures. Financiamento com recursos externos. Empréstimos para capital de giro. Depreciação e benefícios fiscais. Método linear. Método de Cole. Método do fundo de amortização. Imposto de renda e depreciação. Imposto de renda e financiamento de projetos.
Avaliação de Empresas

 15

 0

Introdução à avaliação; métodos básicos de avaliação e criação de valor ao acionista. 
Elaboração e Análise de Projetos de Investimentos

 15

 0

Metodologia de elaboração de projetos de viabilidade econômica (Aplicações, fontes de recursos, quadro de fontes e aplicações, horizonte do projeto, benefícios e custos do projeto, planilha de financiamentos, quadro de depreciação, impostos e taxas, projeção de resultados e fluxo de caixa). Critérios de avaliação e seleção de projetos. Analise de sensibilidade. Exemplo de elaboração e análise de projetos. Análise dos resultados.
Gestão de Projetos

 15

 0

Introdução à Iniciação de Projetos: Contextualização e Conceito. Processos de Planejamento, Execução, Monitoramento/Controle e Encerramento de Projetos. As áreas do conhecimento: Escopo, Tempo, Custo, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicações, Riscos, Aquisição e Integração. Conceitos e entendimento da necessidade do uso de ferramentas de apoio. Conhecimento e prática em projetos reais com MS Project Pro 2013.
Planejamento Estratégico

 15

 0

O Ambiente Empresarial. Definições e importância do Planejamento Estratégico, tático e operacional; Análise das mudanças de mercado; Análise Ambiental; Conceito de Estratégia; Construção do Planejamento Estratégico: negócio, visão, missão, objetivos, estratégias e planos de negociação. Matriz GUT, SWOT e Balanced Scorecard.
Gestão Estratégica  de Marketing

 15

 0

Tarefas de Marketing. Conceitos e ferramentas de marketing. Orientações da empresa para o mercado. Satisfação, valor e retenção do cliente. Coleta de informações e mensuração da demanda de mercado. Análises do ambiente de marketing. Análise dos mercados consumidores e do comportamento de compra. Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercados-alvo. Posicionamento da oferta ao mercado por meio do ciclo de vida do produto. Gerência de linhas de produtos e marcas. Estratégias e pro- gramas de preços. Gerência dos canais de marketing. Gerência de propaganda, promoção de vendas e rela - ções públicas. Gerência da força de vendas. Gerência de marketing direto e de e-marketing. Plano de Ne - gócios para Projetos de Investimentos. Estudo de casos.
Gestão de Carreira e Marketing Pessoal

15 

 0

Mercado local versus mercado global. As lógicas que movem as relações de trabalho. As novas moedas de troca na relação indivíduo-organização. A organização e a necessidade de novo perfil do executivo global. Valores individuais versus valores organizacionais. Planejamento pessoal e visão de futuro. Auto-consciência e autonomia nas decisões relacionadas à carreira. Âncoras de carreira. A carreira e a complexidade. Como avaliar os principais parâmetros de sua carreira. Como potencializar sua empregabilidade. Plano de visão pessoal e profissional de futuro. 
Recuperação de Empresas

 15

 0

Conceitos ligados à Reestruturação Financeira e Causas das crises. Passos para elaboração do plano de reestruturação ou recuperação financeira. Processo de decisão e implementação do plano de reestruturação ou recuperação
Metodologia Científica

 15

 0

Natureza da ciência e da pesquisa científica. Papel da teoria na pesquisa científica. Etapas de uma pesquisa científica. Diferentes tipos de pesquisa científica: pesquisa bibliográfica, pesquisa quantitativa (levantamento e pesquisa experimental), pesquisa qualitativa (estudo de caso, etnografia, pesquisa-ação). Formas mais usual de coleta de dados: dados secundários, documentos, questionários, escalas, entrevistas, observação. 
Tópicos Aplicados à Viabilidade de Projetos

 15

 0

Aulas presenciais expositivas dos aspectos técnicos, calcados numa base científica, agregados de exemplos práticos, exercícios e discussão dirigida, além de apresentações de estudos de casos e dinâmicas em grupo. 
Caso 1: Análise de Projeto de Investimento aplicado na Distribuição de Energia

 5

 0

Livre 
Caso 2: Análise de Projeto de Investimento aplicado em Agronegócio

 5

 0

Livre 
Caso 3: Análise de Projeto de Investimento aplicado em Construção Civil

 5

 0

 Livre
Caso 4: Análise de Projeto de Investimento aplicado em Geração de Energia

 5

 0

 Livre
Caso 5: Análise de Projeto de Investimento aplicado em Mercado Financeiro

 5

 0

Livre 

 

 

Listar Todas Voltar