Weby shortcut

Lavra e Geotecnia de Mina

Atualizado em 20/08/18 17:06.

Período: 07/2018 – 12/2019

Regional: Catalão

Unidade Acadêmica Especial responsável: Engenharias

Site da Unidade Acadêmica responsável: https://feng.catalao.ufg.br/

 

Coordenador: Prof. Me. Gabriel Gomes Silva

E-mail: gabriel_gomes@ufg.br

Sub-Coordenador: Prof. Me. Paulo Elias Carneiro Pereira

E-mail: paulo_elias_carneiro@ufg.br

 

Objetivos do Curso

O Curso de Especialização em Lavra e Geotecnia de Mina tem como objetivo a competente capacitação de profissionais de áreas afins para o exercício de atividades relacionadas a lavra e geotecnia na mineração, de modo que os mesmos consigam procurar soluções de lavra dos recursos minerais com aplicação de atuais conhecimentos tecnológicos que os conduzam a obter o minério com alta produtividade, adequado para processos subsequentes e com abordagem no controle geotécnico. O curso considera ainda aspectos relacionados a viabilidade econômica, seleção do método de lavra, segurança, estabilidade da mina, normas e legislação. De forma geral, pretende-se que o especialista possa atuar de forma objetiva e sistêmica na busca de soluções para problemas da indústria mineral no tocante da lavra e geotecnia da mina.

 

Conteúdos Temáticos

 

Conteúdo Temático CH
Teórica

CH

Prática

Ementa
Introdução a Mineração  16

 0

Fases da atividade mineral. Etapas de um projeto de mineração. Pesquisa mineral: prospecção e exploração. Modelagem de corpos minerais. Modelos geológicos e geoestatísticos. Avaliação de reservas. Lavra superficial e lavra subterrânea. Lavra em cava aberta: classificação dos métodos superficiais de lavra. Depósitos de estéril e barragens de rejeitos. Lavra subterrânea: classificação dos métodos de lavra subterrânea. Processamento mineral. Gestão ambiental na mineração. Fechamento de mina. 
Prospecção Mineral  16

 0

Leitura e interpretação de mapas geológicos. Noções de gênese e classificação de jazidas. Controle de mineralização. Prospecção de depósitos minerais. Prospecção geoquímica, anomalia e background, métodos de prospecção e de análise, interpretação de resultados. Prospecção geofísica, métodos gravimétricos, magnetométricos, sísmicos, elétricos e radiométricos e suas aplicações, instrumentação e interpretação de resultados. Relatório de prospecção.
Planejamento de Mina – Otimização e simulação das operações de lavra 16 

 16

Elaboração de um projeto de lavra. Dimensionamento de frota. Projeto de cava final. Utilização de programas acadêmicos e comerciais para otimização de cava. Aspectos geotécnicos e econômicos relacionados. Ênfase nos procedimentos de otimização da cava. Os procedimentos serão ilustrados com estudos de casos específicos
Mineralogia e petrografia aplicada 24

 8

Minerais e minérios. Cristais e princípios de cristalografia. Sistemas cristalinos. Princípios de cristaloquímica. Classes minerais: silicatos, óxidos, hidróxidos, sulfetos, sulfatos, fosfatos, carbonatos, halóides. Composição e fórmula mineral, Estruturas cristalinas e propriedades macroscópicas principais dos minerais e minérios. Utilidade industrial dos minerais e minérios. Ciclo das rochas. Petrografia ígnea, sedimentar e metamórfica.
Fundamentos de Mecânica da rocha e solos  28

 4

Escopo da mecânica das rochas aplicada à engenharia de minas. Ensaios de laboratório. Elementos de teoria da elasticidade. Princípios de desenho e projeto de escavações subterrâneas. Classificações geomecânicas. Estabilidade de taludes. Noções de física dos solos. Noções do sistema de classificação dos solos. Princípio da pressão efetiva. Tensões atuantes num maciço de solo. Percolação de água nos solos. Adensamento. Resistência ao cisalhamento. Estabilidade de Taludes. Problemas e práticas de laboratório. 
Geomática  12

 4

Conhecer os conceitos fundamentais da Geomática; Posicionamento por satélites; Projeções cartográficas e suas aplicações em projetos e obras da engenharia; Fundamentos de Sensoriamento Remoto; Sistema de Posicionamento Global (GNSS); e Sistema de Informações Geográficas.
Lavra a Céu aberto 32

 0

Desenvolvimento mineiro. Métodos de decapeamento. Lavra a céu aberto: métodos, planejamento, equipamentos, custo, segurança e transporte.
Introdução a Geoestatística 28

 4

Considerações históricas. Conceitos básicos de geoestatística. Modelo geoestatístico, hipóteses de estacionariedade, covariância e variograma. Cálculo de variogramas experimentais e modelos teóricos. Variância de estimação, variância de dispersão e regularização. Efeito pepita.
Geotecnia de Barragem e Pilha de Estéril  32

 0

Barragens de rejeitos e Pilha de Estéril, casos históricos. Disposição das barragens de rejeito e depósitos de esteril. Liquefação em barragens de rejeito. Condição geral do local para o dimensionamento da barragem. Pesquisa geotécnica e caracterização do rejeito/estéril. Propriedades geotécnicas dos rejeitos. Mecanismos de rotura, tipos de movimento e escorregamento. Análise de estabilidade estática e dinâmica. Monitoramento e fechamento. 
Lavra Subterrânea  16

 0

Generalidades sobre minas subterrâneas: abertura, acessos, desenvolvimento e preparação para a desmonte, ventilação, iluminação, higiene e segurança. Princípios fundamentais de lavra subterrânea. Estudo de métodos de lavra subterrânea (alargamentos auto suportantes, suportados e abatidos). Critérios para seleção de um método de lavra.
Minerais e Rochas Industriais  16

 0

Generalidades. Características físicas, químicas e mineralógicas. Definições, termos, teores e especificações dos tipos comerciais. Tipos de depósitos. Aspectos peculiares da pesquisa, lavra e beneficiamento. Reservas mundiais. Reservas brasileiras. Produção, consumo e comércio exterior. Estudo e aplicações de Minerais e Rochas Industriais.
Fundamentos de Economia Mineral  16

 0

Fundamentos de Matemática Financeira. Conceitos básicos de fluxo de caixa de um projeto de mineração. Cálculo financeiro aplicado à avaliação econômica de projetos. Introdução à economia mineral e definições. Evolução, importância e perspectivas da mineração no Brasil e no mundo. Indicadores econômicos e estatísticos da atividade mineral no Brasil e no mundo. Minerais como insumos e suas aplicações industriais. A produção mineral do Brasil no contexto mundial. Fundamentos do processo de formação de preços dos insumos minerais.
Desmonte de Rochas  32

 0

Seleção de explosivos e acessórios comerciais. Seleção do diâmetro e equipamento de perfuração. Desenvolvimento de explosivos com os respectivos testes de campo (medição da velocidade de detonação, determinação do diâmetro crítico, da mínima escorva de iniciação, etc.). Controle dos problemas ambientais gerados pelos desmontes de rochas (velocidade e frequência de vibração do terreno, sobre pressão do ar, ruídos e ultralançamento dos fragmentos rochosos). Técnicas especiais de desmonte e transporte de rochas.
Direito Minerário  16

 0

Conceitos básicos da legislação mineral. Evolução histórica da legislação minerária brasileira. Código de Mineração. Direito de Pesquisa e Lavra. Interface com a legislação ambiental. Novo Marco Regulatório
Técnicas de Recuperação de Áreas Degradadas  16

 0

Conceitos. Procedimentos Básicos. Fundamentos de Recuperação de Áreas Degradadas. Recuperação de Áreas Mineradas 
Descomissionamento e Fechamento de Mina 16

 0

Conceitos, definições e objetivos de um fechamento de mina. Fechamento de Mina – aspectos técnicos e legais. Planejamento para o Fechamento de Mina – componentes de um plano de fechamento. Critérios de fechamento. Estimação do custo de fechamento. Gerenciamento de um plano de fechamento durante as fases de desenvolvimento, produção e fechamento de uma mina. Operacionalização de um plano de fechamento. Estudos de casos 
Metodologia Cientifica  16

 0

A ciência, a metodologia e o conhecimento. Formação do espírito científico. Trabalhos acadêmicos. Condições de leitura. Como ler, organizar e fazer fichamento de leituras. Publicações científicas. Eventos científicos. Métodos e técnicas. Planejamento de pesquisa. Fases da pesquisa bibliográfica. Execução da pesquisa. Representação gráfica da pesquisa. ABNT. Relatórios finais de estudos científicos e monografias. 
Visitas Técnicas  0

 16

Visita em loco a ser realizada em uma ou mais empresas do setor mineral, com foco principal nas lavra, depósitos de estéril e barragens, de modo a permitir ao aluno a associação entre os conhecimentos obtidos com as disciplinas do curso e a vivência prática.

 

Listar Todas Voltar