Weby shortcut

Linguística das Línguas de Sinais

Atualizado em 20/08/18 17:22.

Informações Gerais

 

Período Turma 2: 10/2018 – 03/2020

Período Turma 1: 02/2017 a 04/2018

Regional: Goiânia

Unidade Acadêmica responsável: Faculdade de Letras

Site da Unidade Acadêmica responsável: https://www.letras.ufg.br/

 

Coordenador (a): Profa. Dra. Juliana Guimarães Faria

E-mail: julianagf@ufg.br 

Sub-Coordenador (a): Prof. Me. Marcos KluberKogut

E-mail: marcoskkogut@gmail.com

 

Objetivos do Curso

Contribuir com a formação do aluno no estudo dos fenômenos linguísticos das línguas de sinais, visando à sua valorização no âmbito científico e nos diversos contextos de ensino e pesquisa, e proporcionando o aperfeiçoamento dos aspectos teóricos, práticos e de análise linguística.

 

Conteúdos Temáticos

Conteúdo Temático

CH

Teórica

CH

Prática

Ementa
Teorias linguísticas das Línguas de Sinais: abordagens e escolas teóricas

 45

 0

Teorias linguísticas: concepções de língua e os modelos propostos. Aspectos teóricos e gramaticais: Estruturalismo, Gerativismo, Cognitivismo e Funcionalismo.Aplicações das teorias ao ensino de língua de sinais.
Metodologia de pesquisa na Linguística das Línguas de Sinais (I)

 30

 0

Conhecimento científico. Normas do trabalho acadêmico. Tipos de trabalho acadêmico. O artigo científico. Metodologia de pesquisas na área de linguística das línguas de sinais. Coleta de dados. Abordagens e tipos de pesquisa na área de linguística das línguas de sinais. 
Tópicos em estudos linguísticos das Línguas de Sinais (I): fonética, fonologia e morfologia

 30

 15

 Fundamentos daFonética e da Fonologia das línguas de sinais. Fonética Articulatória da Libras. Modelos fonológicos de pesquisas em línguas de sinais. Fundamentos da Morfologia das línguas de sinais. Criação de sinais. Processos morfofonológicos. Classes de palavras. Modelos morfológicos de pesquisas em línguas de sinais.
Tópicos em estudos linguísticos das Línguas de Sinais (II): sintaxe e semântica

 30

 15

Fundamentos da Sintaxe das línguas de sinais. Estrutura das sentenças em Libras. Modelos sintáticos de pesquisas em línguas de sinais. Fundamentos da Semântica das línguas de sinais. Metáfora e Metonímia nas línguas de sinais. 
Sociolinguística nas Línguas de Sinais

 30

 0

Fundamentos da Sociolinguística. Teorias da Variação e Mudança Linguística. Línguas em contato. Pesquisa sociolinguística em línguas de sinais.  
Análise do discurso e as Línguas de Sinais

30 

 0

Relação linguagem e sociedade. Apresentação histórica do campo de estudo. As correntes fundantes francesa e americana. A produção de sentidos e os procedimentos de análise. O discurso nas línguas de Sinais. Análise do discurso na produção de sentidos em línguas de sinais.
Escrita das línguas de sinais: ensino e pesquisa

 20

 0

Alternativas didático-pedagógicas para o ensino da escrita de sinais. O papel da escrita de sinais no relato de pesquisas sobre/em línguas de sinais. Tendências e pesquisas com/sobre a escrita das línguas de sinais. 
Metodologia de pesquisa na Linguística das Línguas de Sinais (II)

 20

Projeto de pesquisa na área de linguística das línguas de sinais. Escrita acadêmica.
Políticas linguísticas, bilinguismo e as Línguas de Sinais

 30

 0

Fundamentos do bilinguismo.Bilinguismo e surdez.Implicações das políticas linguísticas para o bilinguismono contextodas línguas de sinais.
Linguística Aplicada: ensino das Línguas de Sinais

 40

 15

Linguística Aplicada como campo científico. Metodologia de ensino de Língua de Sinais como L1 e L2. Aquisição de L1 e L2 e suas aplicações aos processos de ensino aprendizagem de Língua de Sinais. Interlíngua e aprendizagem da Língua de Sinais. Pesquisas em Linguística Aplicada ao ensino das Línguas de Sinais.  
Seminário de Integração

0

10

A produção do conhecimento em linguística das línguas de sinais. Apresentação de trabalho acadêmico. Integração e socialização do conhecimento.

 

Listar Todas Voltar