Weby shortcut

MBA em Finanças: investimentos e riscos

Atualizado em 22/08/18 11:31.

Informações Gerais

 

Período: 03/2018 – 03/2020

Regional: Goiânia

Unidade Acadêmica responsável: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas

Site da Unidade Acadêmica responsável: https://www.face.ufg.br/

 

Coordenador (a): Profa. Paula Andréa do Valle Hamberger

Telefone: (62) 3521-1390

E-mail: prof.paulahamberger@gmail.com

 

Objetivos do Curso

O curso tem como objetivo de proporcionar uma formação sólida em finanças que permita ao profissional da área dar soluções originais e teoricamente embasadas aos problemas novos que enfrenta no dia a dia. Visa ainda promover a formação para profissionais que atuam ou queiram atuar no mercado de capitais, em instituições financeiras ou empresas que lidem com análise de risco, investimento, operações com derivativos e outras atividades financeiras. Entre outros temas serão abordados os fundamentos de finanças, da gestão de ativos e carteiras, fundos de investimentos, carteiras de ações, renda fixa e gestão de risco. 

 

Conteúdos Temáticos 

 

Conteúdo Temático

CH

Teórica

CH

Prática

Ementa
Finanças Corporativas

10

0

Introdução à Finanças, Decisões de investimentos e dimensionamento dos fluxos de caixa; Métodos de avaliação econômica de investementos; Decisões de investimento em condições de risco; Administração de caixa; e Adminstração de valores a receber.
Análise Econômico-Financeira

15

0

Estrutura das demonstrações contábeis brasileiras; Análise das demonstrações financeiras; Análise financeira tradicional; e Análise financeira dinâmica. Análise vertical e horizontal; Conceitos de análise absoluta e de análise relativa (evolutiva e comparativa com padrões); Análise atráves de índices ou coeficientes econômico-financeiros; índices de estrutura, índices de liquidez, índices de rentabilidade, índices relacionados à dívida onerosa é índices de prazo médio; Ciclos de Atividade: ciclo operacional e ciclo financeiro. 
Engenharia Financeira

15

0

Matemática financeira: fluxos de caixa; natureza e funções de taxas de juros; juros simples e compostos; capitalização continua; juros nominais e efetivos; juros equivalentes; inflação: juros reais e nominais; amortização de empréstimo pelos métodos SAC e SAF; dbêntures; utilização de calculadores financeiras e planilhas financeiras.
Introdução ao R

15

0

Introduzir a ferramenta R
Estatística e Econometria dos Mercados

15

0

Revisar conceitos básicos de Estatística, destacando, probabilidades, variáveis aleatórias, modelos de distribuição. Distribuições Normal, Qui-Quadrado, F e t de Student; modelos de distribuição da média da amostra, estimando a média da população, desvio padrão; teste de hipóteses e intervalos de confiança, testes de F e X²; análise de regressão.
Análise de Investimentos

15

0

TMA, Custo e Estrutura de Capital, VaR. Métodos Deterministicos de Análise de Investimento: Payback Descontado, TIR, VPL, ROI, ROE, ROA. Métodos de Análise de Investimento em Condições de Risco: Análise de Sensibilidade, Análise de Cenários, Árvore de Decisão e Simulação de Monte Carlo.
Avaliação e Análise de Projetos de Investimentos

10

0

Introdução à Elaboração e Análise de Projetos; Análise  e Estudos de Mercado; Estudos Técnicos; Engenharia de Projeto; Orçamento e Investimentos Fixos; Projeção de Resultados; Indicadores de Viabilidade; Financiamentos e Incentivos Fiscais; Roteiro de Pesquisa e Apresentação. Fluxos de caixa; natureza e função das taxas de juros; juros simples e compostos; capitalização contínua; juros nominais e efetivos; juros equivalentes; inflação: juros reais e nominais; amortização de empréstimos pelos métodos SAC e SAF; debêntures; utilização de calculadoras financeiras.
Economia Empresarial: Macroeconometria Aplicada à Finanças

10

0

Variáveis macroeconômicas: Produto Interno Bruto (PIB), Inflação, etc. Mercado de Bens e Mercado Monetário; Elementos de Política Monetária; Elementos de Política Fiscal; Macroeconômicos e Potenciais impactos sobre Ativos.
Economia Empresarial: Microeconometria Aplicada à Finanças

10

0

Variáveis microeconômicas e interações que ocorrem nos mercados em função da informação existente e da regulação estatal. Estrutura de Mercado. Avaliação de Conjuntura Microeconômica; Avaliação de Cenários Microeconômicos e Potenciais impactos sobre Ativos. Microeconometria aplicada as Finanças.

Análise Fundamentalista

15

0

Auxilia o analista na interpretação e Análise das Demonstrações Financeiras publicadas, através de índices econômico-financeiros, dados estatísticos e outros, permitindo uma visão global do desempenho da empresa; e ainda, analisar as principais técnicas de avaliação de empresas existentes e as mais usualmente praticadas, tais como, avaliação por múltiplos, fluxos de caixa descontado e outras. Análise do desempenho histórico, Projeção dos Value Drivers.

Econometria Financeira

15

0

Estimação e Testes: regressão linear múltipla. Variáveis Dummy. Violações dos Pressupostos Básicos. Processos Estocásticos e Séries Temporais: modelos univariados e multivariados, modelos ARCH/GARCH VAR, raiz unitária e cointegração. 

Análise de Investimento em Renda Fixa

15

0

Conceito e Tipos de Ativos de Renda Fixa. Títulos governamentais/Mercados de Strips. Títulos corporativos, Medidas de retorno e Análise de Preços. Bootstrapping, Estrutura a termo das taxas de juros: definição, teorias da estrutura a termo, modelos de ajuste (interpolação linear, cubic spline, Nelson-Siegel e Svensson), interpretação econômica dos movimentos. Duração e convexidade. Títulos com garantias. FloatingRate Notes, Mortgage-Backed Securities, Negociações de Títulos no Brasil: formação de preço e rentabilidade de títulos pré e pós-fixados.

Valuation - Avaliação de Empresas

15

0

Introdução à avaliação; métodos básicos de avaliação e criação de valor ao acionista. Metodologias de Avaliação por fluxo de caixa descontado; Estimativa das taxas de desconto; Análise do Desempenho histórico, Projeção dos Value Drivers; Avaliação por múltiplos; Relação com fluxo de caixa descontado. Avaliação de empresas com múltiplas unidades; Avaliação por opçoes Reais; Estrutura ótima de capital.

Valuation - Projeto de Avaliação de Empresas

5

0

Estudos de Casos: Interpretação da Avaliação. Avaliação de Empresas.

Finanças Comportamentais

15

0

Teoria da Utilidade e Comportamento Racional, Eficiência de Mercado, Anomalias e Limites à Arbitragem: Interação entre Psicologia e Economia; Vieses Cognitivos e Teoria do Prospecto; Limites ao Auto-interesse e ao Auto-controle; Comportamento do Investidor Individual; Finanças Corporativas com Investidores ou Gestores Irracionais. Finanças Comportamentais e Value investing. 

Derivativos

15

0

Contratos a termo e a futuro; Swaps; Opções; Índices; Câmbio e Futuros; Método Geral de Apreçamento de Derivativos; Modelos Estatísticos do Comportamento dos Preços das Ações; Modelo de Black-Scholes e Apreçamento Risco-Neutro. Hedging de Carteira de Derivativos. Opções exóticas e dependentes do caminho. 

Análise de Risco

15

0

Retorno e Risco. Eficiência de Mercado. Seleção de Portfólio: diversificação do Risco; Modelo de Markowitz; Modelo CAPM; Modelos Multifatoriais; Modelo APT. 

Fundamentos de Gestão de Risco

15

0

Value at Risk(VaR): conceito, modelos paramétricos, modelos de simulação. VaR de instrumentos não lineares, VaR de títulos de renda fixa. Problemas com VaR. Teoria dos Valores Extremos. Testes de Stress. Backtesting: Kupiec, Christoffersen, Risco de Crédito, Risco Operacional. Gestão de risco em fundos. Regulação e Basileia II e III. 

Análise Técnica

15

0

Análise Técnica Clássica: Dow, Elliot, Pivots, Fibonacci. Força de Mercado. Ciclos e padrões temporais. Análise de tendências: breakouts, retracements, Médias Móveis. Análise Gráfica: barras, ponto-figura. Candle-stick. Indicadores e Osciladores. Surveys. Investidores Institucionais. Hedge Funds: estratégias.

Modelagem Financeira 1 - Séries Temporais

15

0

Séries Temporais e análise financeira: uma abordagem prática. 

Big Data e Finanças

15

0

Introdução ao Big Data e machine learning para Finanças.

Tópicos Especiais: Avaliação Mercado de Energia 

15

0

Apresentação da forma de regulamentação do setor elétrico, estrutura básica de mercado dos sistemas de energia elétrica.

Projeto de Avaliação de Empresa de Energia

5

0

Projeto Prático de avaliação de empresa de energia.

Modelagem Financeira II

15

0

Processos estocáticos, teorema fundamental da precificação de ativos, precificação por Martingales e simulação de Monte-Carlo. Derivativos de Ações: superficies empíricas de volatilidade, modelos de volatilidade local, modelos de volatilidade estocástica, modelos de jump, aplicações. Derivativos de Renda Fixa: definições básicas, modelos de taxa spot de um fator, modelos de taxa spot de dois fatores, HJM, modelo Libor, extensões. Risco de Crédito

Gestão de Investimento e Renda Variável

15

0

Eficiência de Mercado e Admnistração de Carteira. Carteira ótima. Análise e Avaliação de Performance de Carteiras: índices, análise de estilos e  análise de atribuição. Fundos de investimos e Hedge Funds. Hedge Funds: estratégias, Estratégias de administração de carteiras, Estratégias Passivas: buy and hold, portfolios indexados (replicação total, amostragem estratificada, otimização quadrática, replicação sintética). Erro de Trajetória (tracking error) Estratégias Ativas: market timing, stock picking. Asset allocation. Métodos de construção da matriz de covariância. Modelos: Treynock Black, Black Litterman. Estratégias de Gestão. Value Investing. 

Administração de Capital de Giro 

5

0

Análise de Capital de Giro: capital circulante liquido; capital de giro próprio; Necessidade de Capital de Giro (NCG) ou Investimento Operacional de Giro (IOG)/ saldo de tesouraria e overtrade e efeito tesoura; Avaliação das empresas e previsão de insolvências.

Gestão  de Custos

10

0

Terminologia de custos, conceitos e classificações; Custos relevantes para tomada de decisão; Determinação do comportamento de custos; Relações Custo-Volume-Lucro; Custeio baseado em Atividades; Custo de Reposição; Custo Padrão; e Planejamento do Lucro.

Orçamento Empresarial

10

0

Elementos do planejamento estratégico. Orçamento empresarial. Planejamento econômico e financeiro. Princípios de planejamento. Etapas de elaboração do orçamento (Cenários; Premissas econômicas e operacionais; Planos de marketing; Plano de suprimentos, estocagem e produção; Plano de investimentos; Plano de recursos humanos; Plano financeiro; Análise financeira do plano). Controle orçamentário.

Controladoria 

10

0

Planejamento estratégico; Balanced scorecard; Divisionalização, relatórios por segmento e descentralização; Orçamento de capital; Avaliação de desempenho; Sistemas de incentivo e remuneração; e Terceirização.

Governança Corporativa

5

0

Principais Códigos no Brasil CVM, BOVESPA/NOVO MERCADO e IBGC; Principais Códigos no exterior: IFAC, OECD e ISAR; O que divulgar: requisitos da Lei das S.A da SNC/SEP da CVM; Como divulgar: essência sobre forma, e o conceito de "true and fair view"; Fatores legais e culturais: "Common Law" x "Civil Law", impacto de sistemas educacionais e da organização do mundo corporativo. 

Planejamento Tributário 

10

0

Fundamentos de gestão de tributos e planejamento tributário. Tributos federais (PIS, COFINS, IRPJ, CSLL). Tributação das pessoas jurídicas: lucro real, lucro presumido, lucro arbitrado e SIMPLES NACIONAL. Gestão do PIS e da COFINS. Planejamento tributário: aspectos teóricos e práticos. Tópicos especiais de planejamento tributário.  

Fusões, Aquisições

10

0

Apresentar as Fusões e Aquisições. 

Metodologia Científica

15

0

Desenvolvimento da investigação científica: O processo de pesquisa científica; Tipos de conhecimento; Conhecimento científico; Tipos de pesquisa científica; Etapas da pesquisa científica. Estudo dos elementos componentes de um projeto de pesquisa: Estrutura do projeto; Formulação do tema; Introdução/Justificativa; Formulação dos objetivos (objetivo geral e objetivos específicos), Formulação das hipóteses (determinação das hipóteses e conexão destas com os objetivos); Referencial teórico, Metodologia, Coleta e análise dos dados (instrumento, universo e amostra); Cronograma, Bibliografia. Compreensão dos elementos básicos de um relatório de natureza científica: Relatórios de pesquisa, Tipos de relatório. Organização e sistemática de trabalhos de natureza técnica: Apresentação dos relatórios, Referências bibliográficas. Citações.  

 

Listar Todas Voltar