Weby shortcut

Processo e Produtos Criativos: práticas interdisciplinares nos espaços de ensino e aprendizagem (à distância)

Atualizado em 22/08/18 11:57.

Informações Gerais

 

Período: 05/2018 – 01/2020

Regional: Goiânia

Unidade Acadêmica responsável: Faculdade de Artes Visuais

Site da Unidade Acadêmica responsável: https://fav.ufg.br/

Telefone: (0**62) 3521-1127

 

Coordenador (a): Profa. Dra. Lavínnia Seabra

E-mail: lavinniaufg@gmail.com

 

Objetivos do Curso

Capacitar professores para a ampliação das práticas criativas, que possam ser aplicadas no cotidiano do ensino e aprendizagem – em espaços formais ou não-formais. Nesse sentido, o curso prioriza um estudo interdisciplinar através da metodologia do Design Thinking (ROWE, Peter; 1987), promovendo a atualização de ferramentas didáticas e de gestão, com base em estudos de caso reais. Estudos oriundos de situações problemas escolares. Uma proposta para expandir, de forma inventiva e prática, o trabalho pedagógico dentro das escolas. Assim, esse curso foca na potencialização do lastro inventivo e criativo no processo didático, aliado tanto às experimentações manuais, quanto através da utilização de ferramentas tecnológicas de manufatura ou digitais.

 

Conteúdos Temáticos

Conteúdo  Temático

CH

Teórica

CH

Prática

Ementa
Cultura, Sociedade e Educação Contemporânea – do local para o global

 25

 0

As relações sociais no modo de produção capitalista; globalização e educação na era digital; o papel da sociedade na construção da cultura e educação no Brasil contemporâneo; o contemporâneo para a economia cultural e criativa;
Produção Cultural Material e Imaterial para Aprendizagem

 25

 0

Introdução aos marcos conceituais para os estudos em Patrimônio Cultural, com ênfase no Brasil. Discute-se alguns conceitos-chave para o campo de pesquisa como: diversidade cultural; tradição e referência cultural; patrimônio material e intangível. Apresenta-se ações relevantes movidas por instituições nacionais e internacionais de destaque na área do patrimônio cultural da humanidade. 
Design Thinking para educação

25 

 25

Conceituação do Design Thinking; Design Thinking como metodologia facilitadora para ampliação das dinâmicas práticas nos espaços de ensino e aprendizagem; 
Laboratório de Criatividade para inovação e educação

 20

 30

A criatividade e a inovação no trabalho pedagógico e no processo de aprendizagem: formas de expressão e estratégias para sua estimulação. A criatividade na perspectiva da educação inclusiva: sua significação para à aprendizagem e para o desenvolvimento de alunos e professores. Problemas teóricos e metodológicos atuais no estudo da criatividade e da inovação. Particularidades da elaboração de projetos para o desenvolvimento da criatividade e da inovação no contexto educacional. Como estimular a criatividade através da metodologia do Design Thinking – etapa IDEAÇÃO.
Ambientes Digitais para Facilitadores de Aprendizagem

 25

 25

Estudo de paradigmas educacionais contemporâneos; construção de ambientes digitais de aprendizagem; análise de classificações, modelos e tendências na construção de ambientes digitais de aprendizagem; análise/observação de experiências/estudos/pesquisas, em âmbito nacional e internacional, que envolvem o uso de software e hardware que possibilitem acessibidade aos ambientes digitais de aprendizagem.
Práticas Sustentáveis no Espaço Escolar

 25

 25

Reflexões sobre o conceito de sustentabilidade dentro do espaço de ensino e aprendizagem; as práticas da sustentabilidade como ferramentas de desenvolvimento dentro de espaços de ensino e aprendizagem; processos e metodologias de trabalho sustentáveis na gestão de processos de ensino e aprendizagem;
Gestão de Produtos e Serviços Criativos em Espaços de Aprendizagem

 25

 25

Introdução ao conceito de gestão cocolaborativa; princípios e práticas contemporâneas de gestão de espaços de ensino e aprendizagem; apresentação de algumas ferramentas de gestão baseada na ferramenta do design thinking.  
Projeto orientado – criação, inovação e aplicabilidade - TCC

 10

 50

Abordagens, métodos e técnicas multivariadas de pesquisa aplicadas aos espaços de ensino e aprendizagem (formais e não formais) em contextos criativos; estrutura de projeto; estrutura de relatórios técnicos e memorial descritivo.
Listar Todas Voltar