Processo e Produtos Criativos: práticas interdisciplinares nos espaços de ensino e aprendizagem (à distância)

Atualizado em 22/08/18 11:57.

Período: 05/2018 – 01/2020

Regional: Goiânia

Unidade Acadêmica responsável: Faculdade de Artes Visuais

Site da Unidade Acadêmica responsável: https://fav.ufg.br/

Telefone: (0**62) 3521-1127

Coordenador (a): Profa. Dra. Lavínnia Seabra

E-mail: lavinniaufg@gmail.com

Capacitar professores para a ampliação das práticas criativas, que possam ser aplicadas no cotidiano do ensino e aprendizagem – em espaços formais ou não-formais. Nesse sentido, o curso prioriza um estudo interdisciplinar através da metodologia do Design Thinking (ROWE, Peter; 1987), promovendo a atualização de ferramentas didáticas e de gestão, com base em estudos de caso reais. Estudos oriundos de situações problemas escolares. Uma proposta para expandir, de forma inventiva e prática, o trabalho pedagógico dentro das escolas. Assim, esse curso foca na potencialização do lastro inventivo e criativo no processo didático, aliado tanto às experimentações manuais, quanto através da utilização de ferramentas tecnológicas de manufatura ou digitais.

Conteúdo  Temático

CH

Teórica

CH

Prática

Cultura, Sociedade e Educação Contemporânea – do local para o global

0

As relações sociais no modo de produção capitalista; globalização e educação na era digital; o papel da sociedade na construção da cultura e educação no Brasil contemporâneo; o contemporâneo para a economia cultural e criativa;
Produção Cultural Material e Imaterial para Aprendizagem

0

Introdução aos marcos conceituais para os estudos em Patrimônio Cultural, com ênfase no Brasil. Discute-se alguns conceitos-chave para o campo de pesquisa como: diversidade cultural; tradição e referência cultural; patrimônio material e intangível. Apresenta-se ações relevantes movidas por instituições nacionais e internacionais de destaque na área do patrimônio cultural da humanidade.
Design Thinking para educação

25

Conceituação do Design Thinking; Design Thinking como metodologia facilitadora para ampliação das dinâmicas práticas nos espaços de ensino e aprendizagem;
Laboratório de Criatividade para inovação e educação

20

30

A criatividade e a inovação no trabalho pedagógico e no processo de aprendizagem: formas de expressão e estratégias para sua estimulação. A criatividade na perspectiva da educação inclusiva: sua significação para à aprendizagem e para o desenvolvimento de alunos e professores. Problemas teóricos e metodológicos atuais no estudo da criatividade e da inovação. Particularidades da elaboração de projetos para o desenvolvimento da criatividade e da inovação no contexto educacional. Como estimular a criatividade através da metodologia do Design Thinking – etapa IDEAÇÃO.
Ambientes Digitais para Facilitadores de Aprendizagem

25

Estudo de paradigmas educacionais contemporâneos; construção de ambientes digitais de aprendizagem; análise de classificações, modelos e tendências na construção de ambientes digitais de aprendizagem; análise/observação de experiências/estudos/pesquisas, em âmbito nacional e internacional, que envolvem o uso de software e hardware que possibilitem acessibidade aos ambientes digitais de aprendizagem.
Práticas Sustentáveis no Espaço Escolar

25

Reflexões sobre o conceito de sustentabilidade dentro do espaço de ensino e aprendizagem; as práticas da sustentabilidade como ferramentas de desenvolvimento dentro de espaços de ensino e aprendizagem; processos e metodologias de trabalho sustentáveis na gestão de processos de ensino e aprendizagem;
Gestão de Produtos e Serviços Criativos em Espaços de Aprendizagem

25

Introdução ao conceito de gestão cocolaborativa; princípios e práticas contemporâneas de gestão de espaços de ensino e aprendizagem; apresentação de algumas ferramentas de gestão baseada na ferramenta do design thinking.
Projeto orientado – criação, inovação e aplicabilidade - TCC

10

50

Abordagens, métodos e técnicas multivariadas de pesquisa aplicadas aos espaços de ensino e aprendizagem (formais e não formais) em contextos criativos; estrutura de projeto; estrutura de relatórios técnicos e memorial descritivo.