Weby shortcut

Tecnologias Moleculares na Área de Saúde e Pesquisa

Atualizado em 22/08/18 13:59.

Informações Gerais

Período: 06/2018 – 11/2019

Regional: Goiânia

Unidade Acadêmica responsável: Instituto de Ciências Biológicas

Site Unidade Acadêmica responsável: https://www.icb.ufg.br/

Coordenador: Prof. Dr. Carlos Eduardo Anunciação

E-mail:l: carlosgynufg@gmail.com

Sub-Coordenador: Prof. Elisangela de Paula Silva Lacerda

E-mail: silveiralacerda@gmail.com

Telefone: (0**62) 3521-1487

Objetivos

Proporcionar formação de profissionais com habilidades em Biologia Molecular e suas novas tecnologias, contribuindo com a qualificação dos profissionais da área da saúde, Agronomia, veterinária e, em nível de Pós-graduação, habilitando-os ao desempenho profissional no mercado de trabalho e a melhoria da docência. O curso de Biologia Molecular tem como objetivo principal propiciar uma sólida formação técnicocientífica no aluno, oferecendo conhecimento nas diferentes áreas básicas da Biologia Molecular, bem como os mais notáveis avanços na ciência clínica e na pesquisa. Dar formação e desenvolver uma visão crítica/analítica das técnicas e procedimentos modernos utilizados para o desenvolvimento de produtos e empregado em análises clinicas e genéticas empregando conhecimentos da biologia molecular. Aprender e apropriar das informações dos bancos de dados mundiais e utilizar a Bioinformática como uma ferramenta de análise e interpretação de seqüências de DNA, RNA e proteínas.

Conteúdos Temáticos

Conteúdos Temáticos CH Teórica CH Prática Ementa
Epidemiologia em Saúde na era molecular 12

Fazer um analise crítica dos avanços técnico-científicos de Biologia e Diagnostico Molecular e seus impactos como ferramenta no estudo da situação ClínicoEpidemiológica associada à situação Eco-bio-sócio-política-econômica e cultural das doenças tropicais transmissíveis e o câncer. Conhecer os principais avanços para estudos moleculares baseados no DNA, RNA, expressão e sinalização de Proteínas celulares. Compreender o potencial de uso dos marcadores moleculares para estudar a evolução e correlação fisiopatológica, com o diagnóstico clínico-laboratorial, eficiência do diagnostico e tratamento precoce no prognóstico e na eco-bio-epidemiológica de doenças tropicais transmissíveis de importância pública. Entender a função dos bancos de dados para avaliação da situação das DTs e do Câncer, e correlacionar as possíveis contribuições da biologia molecular no estudo destas doenças de maio prevalência/morbidade no Brasil. A disciplina é aberta, e de auto-análise no panorama atual conjuntural técnico-científico da fisiopatologia, correlato com a área de conhecimento do aluno, onde podem ser discutidos diversos aspectos de interesse, com os devidos comentários e criticas.  Serão discutidas e avaliadas as sugestões de campo de estudos e suas implicações para o conhecimento das doenças e percepção de possíveis estratégias de redução do agravo, quer seja no tratamento quanto na prevenção por políticas publicas sanitárias ou de atendimento. O impacto das doenças nos planos de saúde e dos diagnósticos clinico moleculares preventivos para as definições dos programas de governo. Também serão discutidas a eficácia das medidas de sentinela em vigilância da saúde.

Fundamentos de
Engenharia Genética
12 12 O conteúdo abordado na disciplina é distribuído de forma a fomentar o entendimento dos principais conceitos relacionados à Tecnologia do DNA Recombinante utilizados para as mais variadas aplicações na Saúde Humana e animal: Aspectos teóricos e práticos de biologia molecular importante para a manipulação gênica. Ferramentas da engenharia genética como, análise dos principais tipos de vetores, suas principais características e diferenças; Reação em cadeia da polimerase (PCR) e suas variações; Estratégias de isolamento e clonagem de genes; transformação genética; base molecular de terapias gênicas e transgenia; Metodologias de sequenciamento de DNA. Aspectos éticos e normas de segurança relativas à construção e manipulação de recombinantes. Avanços das ferramentas de biologia molecular nas áreas diagnóstica e preventiva de doenças.
Marcadores Moleculares 4 8
Técnicas e Aplicações da
Biologia Molecular em pesquisa e diagnostico (DNA, RNA e Proteínas)
8 16 A disciplina visa proporcionar o desenvolvimento de uma visão clara, teóricoprática, atualizada das principais técnicas e fundamentos em biologia molecular para o desenvolvimento de produtos e processos, fornecendo subsídios para a melhor compreensão das modernas metodologias utilizadas nas áreas diagnóstica e preventiva de doenças.
Introdução a Bioinformática (ferramenta de analise genomica): construção de primers, análise de
seqüências genômicas
e de proteínas, montagens e anotações.
24   Conhecer o que é bioinformática. Uso das ferramentas computacionais para desenvolvimento de pesquisa e produtos em saúde. Alinhar os conhecimentos sobre genoma e biologia molecular aos bancos de dados disponíveis. Noções sobre alinhamento de sequencias, montagem de genoma, análise de transcriptomas e bioinformática evolutiva e estrutural
Marcadores
moleculares em saúde
humana e investigação de paternidade
8 16 Caracterizar os marcadores moleculares e sua aplicação em saúde humana, investigação de paternidade, diagnósticos de patologias humanas, saúde animal e controle de qualidade e de contaminação. Noções teóricas e práticas para obtenção e utilização de marcadores moleculares na área da saúde. Diferenciação entre marcadores bioquímicos X Marcadores de DNA. Descrição e aplicação de marcadores dominantes (RAPD, AFLP e ISSR) e codominantes (Microssatélites e RFLP). Caracterização dos marcadores moleculares quanto ao material biológico, sua praticidade e seu custo.
Marcadores Moleculares em saúde animal e alimentos. Investigação de progênie/contaminaçã
o/controle de qualidade.
12 24 Caracterizar os marcadores moleculares e sua aplicação na saúde animal e melhoramento vegetal. Noções teóricas e práticas para obtenção e utilização de  marcadores moleculares na área da saúde. Diferenciação entre marcadores bioquímicos X Marcadores de DNA. Descrição e aplicação de marcadores dominantes (RAPD, AFLP e ISSR) e codominantes (Microssatélites e RFLP). Caracterização dos marcadores moleculares quanto ao material biológico, sua praticidade e seu custo.
Citogenética Convencional e Molecular 8 16 Noções sobre Citogenética Convencional, análise de alterações cromossômicas numéricas e estruturais por citogenética convencional e bandeamento G e suas aplicações na saúde. Noções de Citogenética Molecular análise de alterações cromossômicas por TÉCNICA DE HIBRIDIZAÇÃO IN SITU (FISH) e suas aplicações na saúde.
Biossegurança e Bioética em análise laboratorial 24   Histórico conceito e Legislação em Biossegurança e Bioética no Brasil, Noções de Biossegurança em Laboratórios: Níveis de Segurança Biológica; EPI e EPC; Geração, Manuseio, Transporte e Descarte de Resíduos de Serviços de Saúde; Segurança Química; Mapa de Risco; Conceitos Gerais de Ética e Bioética; Normas e legislação de comitês de Ética em Pesquisa com Seres Humanos e Animais.
Metodologia da Pesquisa Científica I 12   Método científico, ciência e espírito científico. Planejamento e elaboração de projetos e relatórios de pesquisa cientifica. Noções para elaboração de monografias e textos científicos. Regras de formatação de trabalhos científicos.
Epidemiologia e Biologia Molecular aplicada ao
diagnóstico (novos surtos, patogenos/monitoramento)
32   As principais doenças emergentes e reemergentes na saúde publica, seus sistemas de diagnóstico e a relação com a sensibilidade e estudos farmacocinéticos. Estudos de Coorte e estabelecimento de padrões de diagnostico e prevenção. Medicina de viagem e estudos de abordagem e triagem.
Aspectos moleculares de
doenças genéticas e doenças crônicas não transmissíveis
16 24 As origens moleculares das principais doenças genéticas e das doenças crônicas. As bases fisiológicas e sintomatológicas. Métodos diagnósticos clínicos e de avançados de pesquisa clinica voltados para análise e suas margens de confiança. Formação de espécies reativas de oxigênio e de nitrogênio. Estresse oxidativo e relação com doenças cardiovasculares, cardiometabólicas, neurológicas, diabetes e câncer. Sistemas antioxidantes e envelhecimento. Pré-disposição genética: polimorfismos em enzimas relacionadas ao estresse oxidativo.
Tópicos Avançados em
Biologia Molecular
48   Serão discutidos artigos selecionados em periódicos científicos nacionais e internacionais, voltados para análise clinica em saúde, utilizando metodologias avançadas e seus impactos futuros no diagnóstico.
Metodologia Cientifica II 52   Discussões e apresentações de revisões bibliográficas, artigos, metodologias de ensaios diagnosticas de doenças humanas e animais baseadas em biomoléculas.
Listar Todas Voltar