Teoria e Técninca Psicanalítica

Atualizado em 22/08/18 14:36.

Período: 08/2018 – 02/2020

Regional: Catalão

Unidade Acadêmica Especial: Biotecnologia - IBIOTEC

Site Unidade Acadêmica Especial: http://psicologia.catalao.ufg.br

Coordenadora: Profa. Dra. Emilse Terezinha Naves

E-mail: emilsenaves@yahoo.com.br

Sub-Coordenador: Prof. Dr. Moisés Fernandes Lemos

E-mail:  moisesflemos@yahoo.com.br

Telefone: (0**64) 3441-5323

O curso tem como objetivos:
a) Oferecer instrumental teórico e técnico aos psicólogos e profissionais da área de saúde, dotando-os de recursos necessários ao desempenho profissional de excelência;
b) Aprofundar as discussões relativas à clínica e aos seus desdobramentos;
c) Contribuir para a ampliação de recursos teóricos e técnicos necessários ao exercício da clínica;
d) Preparar ambiente adequado à especificidade da pesquisa, congregando profissionais da região interessados no estudo e na formação em Psicanálise;
e) Solidificar a linha de pesquisa em teoria e técnica psicanalítica, tendo em vista nossa pretensão de oferecer, em médio prazo, um programa de mestrado em Psicologia na UFG/RC.

Conteúdos Temáticos CH Teórica CH Prática Ementa
Fundamentos da Psicanálise 24   Delimitação de questões fundamentais da psicanálise, através de leituras aprofundadas de textos psicanalíticos atuais de inspiração freudiana: inconsciente, pulsão, narcisismo. Considerações sobre as experiências primitivas e suas consequências para a delimitação e estruturação do psiquismo.
Psicanálise e laço social 24   Reflexão sobre temas relevantes que fazem uma interlocução entre a psicanálise e o laço social. A teoria dos discursos e a relevância teórica e clínica para pensar as estruturas clínicas e o vínculo social. Contemporaneidade, subjetividade e laço social.
Pesquisa e método em Psicanálise 24   A escolha do tema. A pesquisa do material. A produção de conhecimento em psicanálise. A pesquisa em Psicanálise.
Clínica psicanalítica: método, técnicas e
fundamentos
24   A descoberta freudiana do inconsciente: categorias, métodos e técnicas. A implicação Freud-Lacan. Casos clínicos e concepções do tratamento. Função e formação do psicanalista.
Psicanálise e Arte 24   Breve histórico das relações entre a psicanálise e a arte. A psicanálise e a literatura. A criação artística como paradigma para o final de análise
Estudos sobre a feminilidade 24   A sexualidade feminina na teoria freudiana, desde o desenvolvimento sexual infantil até o tornar-se mulher. Clínica e feminilidade.
Psicopatologia psicanalítica 24   Estudo do campo da psicopatologia psicanalítica em suas dimensões teóricas e clínicas. Abordagem dos principais quadros clínicos sob a perspectiva do sujeito. O sintoma na Psicanálise. A clínica das neuroses e a clínica das psicoses com base especialmente na teoria freudiana.
Psicopatologia contemporânea 24   Como a psicanálise se posiciona frente às novas patologias que surgem a partir do discurso médico e amplamente difundido pela mídia. Qual a relação entre o sofrimento psíquico e a contemporaneidade.
Clínica da infância 24   Especificidades da Clínica com Crianças: Técnicas e implicações éticas. O processo psicodiagnóstico: Entrevistas com pais ou responsáveis, Hora lúdica, Testes Projetivos da Personalidade, Entrevista Devolutiva.
Clinica da adolescência 24   A adolescência na contemporaneidade. Psicopatologia na adolescência. As passagens ao ato na adolescência. A condução do tratamento na clínica com adolescentes.
Psicanálise e atenção psicossocial 24   Dispositivos clínicos para a atenção e reabilitação psicossocial em serviços substitutivos de saúde mental. Conceitos e perspectivas em atenção e reabilitação psicossocial. Intervenções para a promoção da saúde mental e para a reabilitação psicossocial. Contribuições psicanalíticas à atenção psicossocial.
Seminário clínico/estudo de caso I   24 Estudo de casos clínicos que ilustrem tanto a problemática presente nas diversas entidades psicopatológicas como o aprofundamento dos conceitos básicos da clínica da neurose e psicose.
Seminário clínico/estudo de caso II   24 Supervisão de atividade prática, desenvolvida por meio da apresentação e discussão de casos clínicos, tendo como fundamentos conceituais as obras de Freud e de seus sucessores.
Seminário clínico/estudo de caso III   24 A psicanálise na contemporaneidade. A interpretação na clínica psicanalítica. A clínica ampliada. Reflexões sobre a condução do tratamento.
Seminário clínico/estudo de caso IV   24 Estudo da clínica a partir do diagnóstico diferencial. Clínica das neuroses, Clínica das psicoses e as psicoses ordinárias. Estudo de casos clínicos freudianos e da contemporaneidade.