MBA em Analytics, Data Science e Inteligência de Mercado

 

Objetivo do Curso

O curso tem como objetivos formar recursos humanos qualificados e com capacidade técnica para atuar em áreas disruptivas de análise do mercado, proporcionar conhecimento técnico e aplicado de análise de dados em ambientes de negócio, desenvolver raciocínio analítico e habilidades críticas de análise de dados aplicadas a negócios, desenvolver habilidades estatísticas específicas de análise de dados aplicadas a softwares estatísticos e desenvolver habilidades gerenciais para tomada de decisões racionais nos negócios.

 

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Metodologia

As aulas serão teóricas e práticas e seguirão o modo exclusivamente remoto on-line. As aulas vão ocorrer com periodicidade quinzenal, às sextas-feiras à noite e nas manhãs e tardes de sábado.

 

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Informações Gerais

Público-Alvo Proprietários de micro e pequenas empresas, gestores, consultores e analistas, das áreas de negócio (Administração, Contabilidade e Economia) e de tecnologia (Informática e Ciências da Informação em geral) que queiram desenvolver habilidades técnicas e aplicadas de Analytics, Data Science e Inteligência de Mercado, bem como profissionais que atuem na área de docência superior de instituições de ensino públicas e privadas.
Carga Horária Total 360 horas 
Tipo de Ensino À distância 
Período do Curso 04/03/2022 a 28/02 /2025
Turno Às sextas-feiras, das 18h30 às 22h30;
Aos sábados, das 08h às 12h30;
Eventualmente aos sábados, das 14h às 18h;
Eventualmente, disciplinas de 10 horas/aula podem ter sua organização suprimida para um sábado inteiro de aula letiva somente.
Quantidade de turmas previstas Duas


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Processo seletivo

Etapas: o processo de seleção, Inscrição e matrícula será executado de acordo com o Edital de seleção elaborado pela Coordenação do curso e aprovado pela Unidade Acadêmica responsável.

Último edital: clique aqui para conferir. 

Prazo de inscrição: 17/11/2021 a 03/03/2022. 

Previsão de próximas turmas:

Turma 1: 04/03/2022 a 29/02/2024;
Turma 2: 03/03/2023 a 28/02 /2025.

 

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Disciplinas

Dados, Ciência e Causalidade (15h)  Ementa: Bancos de Dados. Observações e variáveis. Estruturas longitudinais e transversais. Variáveis qualitativas e quantitativas. Escalas de mensuração de variáveis. Variáveis nominais e ordinais. Variáveis métricas. Discussão de Ciência, Correlação Espúria e Causalidade.
Business Intelligence (15h) Ementa: Inteligência competitiva. Processo de inteligência competitiva, tipo, fonte e inteligência e coleta de dados. Técnicas aplicadas ao de processamento, análise e disseminação da inteligência competitiva.
Excel Avançado na Tomada de Decisão (15h) Ementa: Elaboração de Dashboard para apoio na tomada de decisão financeiras utilizando o Excel, Pivot-Table, Tabelas Dinâmicas, Gráficos Dinâmicos. Noções de Macro. Conexão com outras planilhas, banco de dados e arquivos fontes de dados.
Gestão de Marketing (20h)

Ementa: Conceitos e Fundamentos Básicos de Marketing. Entendimento das Necessidades e Desejos dos Clientes. Orientações de Marketing. Percepção e Valor. Segmentação de Mercado e Definição de Público-alvo. Posicionamento de Mercado. Decisões do Composto de Marketing. Elementos do composto de marketing. Inteligência de marketing. Gestão de marketing como ferramenta competitiva.

Empreendedorismo e Criatividade nos Negócios (15h)

Ementa: Conceitos básicos de empreendedorismo e inovação. O papel do empreendedor. Processo empreendedor. Identificação de oportunidades. Plano de negócios. Assessoria e apoio aos novos negócios. Alinhamento estratégico da Gestão de Pessoas ao Empreendedorismo. Importância da Criatividade no Contexto Organizacional. Definições de criatividade e inovação. Criatividade em equipes de trabalho. Criatividade e complexidade.

Ambiente Econômico e Tendências de Mercado (20h) 

Ementa: Conceitos de Economia. Funcionamento do Sistema Econômico. Introdução à Microeconomia: demanda, oferta, preço, equilíbrio de mercado, inovação e mudança técnica. Estruturas de mercado. Introdução à Macroeconomia: produto e demanda agregada, contas nacionais, política fiscal e monetária, inflação, distribuição de renda, emprego. Caracterização do ambiente de negócios. Construção e análise de cenários econômicos. Fundamentos da análise de risco no ambiente de negócios. Identificação de tendências e seus paradoxos.

Planejamento Estratégico (20h)

Ementa: O planejamento estratégico e seus três níveis: tático, operacional e estratégico. Missão. Visão. Metas Estratégicas. Plano de Ação. O plano orçamentário do contexto do planejamento estratégico. Controle orçamentário. O Ambiente Empresarial. Definições e importância do Planejamento Estratégico, tático e operacional. Análise das mudanças de mercado, Análise Ambiental, Conceito de Estratégia e Construção do Planejamento Estratégico. Matriz GUT, SWOT e Balanced Scorecard.

Gestão Econômico-Financeira Empresarial (20h) Ementa: Juro simples. Juros compostos. Taxas de juros (reais, efetivas e equivalentes). Descontos simples e compostos. Amortização de empréstimos. Conceitos de equivalência e fluxo de caixa. Valor presente líquido. Taxa interna de retorno. Payback (simples e descontado). Taxa de atratividade (custo de oportunidade). Montagem de fluxo de caixa de projetos. Avaliação de fluxo de caixa pelos métodos do valor presente líquido. Análise de sensibilidade.
Big Data (15h)

Ementa: Tecnologias de Big Data aos Dados Financeiros. Papel Análise de Grandes Quantidades em Dados da Empresa. Fundamentos do Big Data. Ciclo de Vida dos Dados. O que são Estratégias de Dados. Perfis e responsabilidades de profissionais Big Data. Casos de sucesso do uso de Big Data. Manipulação de Grandes Quantidades de Dados. Fontes de dados. Extração, Filtragem e Reformatação de dados. Visualização múltipla – Gráficos. Análise Skew-ness e Kurtosis.

Power BI para Negócios (15h) Ementa: Gráficos adequados a cada tipo de variável. Conceito de Business Intelligence. Simplificação e classificação de dados. Personalização de dados e unidades. Análise de dados a partir de cálculos rápidos provenientes de tabelas. Criar segmentações (Filtros) no Power BI. Aplicações de bancos de dados reais em Microsoft Power BI. Criação de templates profissionais em Power BI e elaboração de Dashboards.
Ambiente R para Negócios (15h) Ementa: Apresentação da interface e funcionalidades do Software R, com aplicações práticas de gestão de negócios.
Ambiente Gretl para Negócios (5h) Ementa: Apresentação da interface e funcionalidades do Software Gretl, com aplicações práticas de gestão de negócios.
Ambiente Stata para Negócios (10h) Ementa: Apresentação da interface e funcionalidades do Software Stata, com aplicações práticas de gestão de negócios.
Estatística Descritiva no Stata (15h) Ementa: Medidas de posição. Medidas de dispersão. Probabilidades. Distribuição normal. Intervalos de confiança. Variância e covariância. Aplicações de Estatística Descritiva no Software Stata.
Estatística Aplicada à Inteligência de Mercado I no R (15h) Ementa: Introdução a Estatística inferencial: probabilidades, distribuições de probabilidades. Teste de Hipóteses com variáveis. Aplicações práticas de conceitos de estatística inferencial no R.
Estatística Aplicada à Inteligência de Mercado II no R (15h) Ementa: Inferência estatística, análise de correlação e análise de dependência. Testes F e Qui-Quadrado. Mapa de correlações e Introdução à Análise de Regressão. Modelos de regressão linear simples e múltipla. Critérios estatísticos e analíticos do modelo de regressão: coeficiente de ajuste R2, teste F, testes t e testes de pressupostos básicos do modelo regressivo.
Clusterização de Dados (20h) Ementa: Análise de conglomerados e de agrupamentos, padronização de variáveis e procedimento z-scores. Medidas de distância e de similaridade. Clusters hierárquicos, não hierárquicos, k-means. Dendograma. Aplicações práticas de clusterização.
Machine Learning e Indicadores do Negócio (15h) Ementa: Machine learning e reconhecimento de padrões. Conceito de Machine Learning supervisionado e não-supervisionado. Árvores de decisão; bagging, boosting, random forest, redes neurais. Técnicas de validação: treino, validação e teste, out-of-time, overfitting, validação cruzada. Aplicações práticas de Machine Learning.
Modelos Quantitativos Aplicados ao Mercado (15h) Ementa: Revisão de Intervalo de Confiança e Teste de Hipótese. Erros de decisão nos testes de hipótese. Erro Tipo I e Erro Tipo II. Teste de Hipótese para duas médias independentes. Teste de Hipótese para duas médias dependentes. Visão geral de modelos mercadológicos. Modelos da família da Análise de Variância e Modelos da família Econométrica. Principais preocupações dos modelos mercadológicos.
Séries Temporais Aplicadas ao Mercado (15h) Ementa: Introdução às Séries Temporais: manipulação de arquivos de séries temporais. Visualização de conjunto de dados (tabelas e gráficos). Análises estatísticas das Séries Temporais. Casos práticos aplicados à gestão de negócios.
Criação de Dashboards (15h) Ementa: Visão geral: importância da gestão da performance; Cultura organizacional e contextos da gestão de performance. Importância do Desempenho, Gestão da performance na arquitetura organizacional. Indicadores (KPIs) e aplicações práticas de criação de dashboards.
Caso 01: Negócios na Era do Data Science (5h) Ementa: Discussão de Projeto Prático de Negócios na Era do Data Science.
Caso 02: Big Data e Negócios (5h) Ementa: Discussão de Projeto Prático de Big Data e Negócios.
Caso 03: O Consumidor na Era do Data Science (5h) Ementa: Discussão de Projeto Prático do Consumidor na Era do Data Science.
Trabalho de Conclusão de Curso (20h)

Ementa: Desenvolvimento da investigação científica: O processo de pesquisa científica; Tipos de conhecimento; Conhecimento científico; Tipos de pesquisa científica; Etapas da pesquisa científica. Estudo dos elementos componentes de um projeto de pesquisa: Estrutura do projeto; Formulação do tema; Introdução/Justificativa; Formulação dos objetivos (objetivo geral e objetivos específicos), Formulação das hipóteses (determinação das hipóteses e conexão destas com os objetivos); Referencial teórico, Metodologia, Coleta e análise dos dados (instrumento, universo e amostra); Cronograma, Bibliografia. Compreensão dos elementos básicos de um relatório de natureza científica: Relatórios de pesquisa, Tipos de relatório. Organização e sistemática de trabalhos de natureza técnica: Apresentação dos relatórios, Referências bibliográficas Citações.


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Contato

Coordenador: Marcos Inácio Severo de Almeida

Subcoordenadora: Denise Santos de Oliveira

Secretária: Bethânia Barbosa de Paula

 

E-mail: bethania_paula@ufg.br

 

Site: https://sea.face.ufg.br/p/40425-mba-em-analytics-data-science-e-inteligencia-de-mercado 

 

 

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