
I Seminário Nacional de Pesquisadores de Ensino de Geografia e Teoria Histórico-Cultural – I SENATHGEO
Event
https://www.even3.com.br/senathgeo-551821/: IESA - Instituto de Estudos Socioambientais - Goiânia - Goiás - Brasil
: August 20 - 22, 2025
O I Seminário Nacional de Pesquisadores de Ensino de Geografia e Teoria Histórico-Cultural (SENATHGEO) é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa GeoPensar, vinculado ao Laboratório de Estudos e Pesquisa em Ensino de Geografia (IESA/UFG), e integra as ações previstas para 2025.
O GeoPensar reúne docentes e pesquisadores que investigam o ensino de Geografia a partir de diferentes temáticas e fundamentações teórico-metodológicas. Desde sua formalização em 2021, o grupo atua com base na Teoria Histórico-Cultural (THC), articulando ensino, pesquisa e orientação, com foco na formação cidadã e no desenvolvimento do pensamento geográfico dos estudantes.
Entre suas principais linhas de investigação estão: Educação, cidade e cidadania; Metodologias de ensino e materiais didáticos; Formação docente; Cartografia escolar; e Ensino dos componentes físico-naturais. Essas pesquisas são orientadas por fundamentos como: A espacialidade da realidade e o espaço geográfico como categorias centrais; A Teoria Histórico-Cultural como perspectiva de ensino-aprendizagem; A construção da identidade profissional docente; e Metodologias qualitativas, participantes e colaborativas.
Apesar de suas contribuições, os estudos baseados na THC ainda carecem de espaços de diálogo sistemáticos na área de ensino de Geografia. O seminário surge, assim, como oportunidade de encontro, reflexão e articulação entre pesquisadoras(es), docentes e estudantes que compartilham dessa abordagem teórica.