Expedição de certificados

Para obter o certificado do curso de especialização, o aluno deve cumprir a frequência mínima de 75% da carga horária total do curso lato sensu (salvo os casos em que a legislação específica determinar outra porcentagem), atingir 70% de aproveitamento em cada disciplina, aferido em processo formal de avaliação, e  obter a aprovação do trabalho final pelo professor orientador ou, havendo defesa do trabalho, pela banca examinadora.

Os discentes de especialização que concluíram as disciplinas do curso mas não apresentaram monografia ou trabalho final têm direito ao certificado de aperfeiçoamento, emitido pela PRPG, desde que tal previsão conste no regulamento específico dos respectivos cursos.

Emissão da 1ª via

A expedição de certificados de especialização é feita pelo Centro de Gestão Acadêmica/PROGRAD e deve ser solicitada pelo coordenador do curso lato sensu, utilizando a plataforma SEI.

O processo de registro do certificado no SEI deve apresentar os seguintes documentos:

• Formulário específico, assinado pelo coordenador do curso de especialização, solicitando a emissão do certificado;
  • Histórico escolar;
  • Declaração de “nada consta” emitida pelo Sistema de Bibliotecas da UFG;
  • Comprovante de quitação da taxa de expedição de certificado, providenciado pela coordenação do curso, com exceção dos cursos isentos do pagamento.

Os certificados possuem validade nacional.

Emissão da 2ª Via

A 2ª via do certificado deve ser solicitada pelo coordenador do curso lato sensu ou por outro servidor da unidade acadêmica, utilizando a plataforma SEI. Confira:

• Documentos solicitados no procedimento:
    - Requerimento de 2ª Via de Certificado, preenchido e assinado pelo coordenador do curso de especialização ou por outro servidor da unidade acadêmica, solicitando a emissão do certificado;
    - Comprovante de pagamento da taxa de 2ª via; Caso o discente egresso tenha mudado de nome, inserir cópia de Documento de Identificação Oficial atualizado ou certidão de casamento/averbação de divórcio.

A emissão da 2ª via possui uma taxa fixa no valor de R$102,00, cujo pagamento deve ser realizado pelo discente/egresso. A Unidade Acadêmica responsável pelo curso deve providenciar a GRU para pagamento, denominada EXPEDIÇÃO E REGISTRO DE 2.VIA DE CERTIFICADO DE ESPECIALIZAÇÃO."

Botão expedição de certificados