Programa de Iniciativa de Pesquisa Colaborativa CAPES

Tipo de programa

Projeto Conjunto de Pesquisa

Objetivo

O Programa de Iniciativa de Pesquisa Colaborativa visa aprofundar a cooperação acadêmica entre instituições de ensino superior e centros de pesquisa brasileiros e alemães; aprofundar a cooperação entre pesquisadores e educadores de instituições de pesquisa e ensino superior no Brasil e seus pares na Alemanha; contribuir para a mobilidade de professores, pesquisadores e estudantes de pós- graduação entre as universidades alemãs e as instituições de ensino superior brasileiras; apoiar projetos conjuntos de pesquisa desenvolvidos por grupos brasileiros e alemães vinculados a instituições de ensino superior e/ou pesquisa; incentivar a criação de redes de pesquisa.

Itens Financiáveis:

• Auxílio para Missões de Trabalho no Exterior;
  • Recursos para Manutenção de Projetos;
  • Fórum Anual;
  • Bolsas no Exterior:
    1. Doutorado Sanduíche

Duração dos Projetos:

Até 4 anos com início a partir de maio de 2019.

Inscrição:

• Até 26 de julho de 2018.
  • As propostas de projetos conjuntos deverão ser apresentadas simultaneamente no Brasil e na Alemanha. NO BRASIL, as inscrições serão feitas junto à Capes pelo proponente a coordenador brasileiro. NA ALEMANHA, as inscrições serão feitas junto à DFG, pelo proponente a coordenador alemão. Propostas que forem apresentadas somente a uma das agências serão indeferidas.
  • As inscrições serão gratuitas e admitidas, exclusivamente, pela internet, mediante o preenchimento do formulário de inscrição na seção “Links disponíveis” na presente página. Deverão ser seguidos as orientações estabelecidas e os prazos definidos no item 7, do edital publicado.
  • Ao formulário de inscrição deverá ser anexada eletronicamente, a documentação obrigatória discriminada nos subitens do item 6. Os documentos deverão ser gerados em formato “PDF”, limitando-se a 5 MB (cinco megabytes) e incluídos obrigatoriamente, no ato do preenchimento da inscrição na internet. Recomenda-se evitar o uso de figuras, de fotografias, de gráficos ou de outros que comprometam a capacidade do arquivo, pois documento que exceda o limite de 5 MB não será recebido pelo guichê eletrônico da CAPES.
  • A CAPES não se responsabilizará por inscrição não concretizada em decorrência de problemas técnicos, de falhas de comunicação, de congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

Links disponíveis:

Contatos: