companhamento e avaliação de Programas de Pós-Graduação da UFG

Acompanhamento e avaliação de Programas de Pós-Graduação da UFG

Iniciativa faz parte do Programa de Apoio à Gestão.

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFG desenvolve, desde 2018, uma série de atividades com vistas ao acompanhamento e avaliação dos programas de Pós-Graduação Stricto sensu. Assim, têm sido realizados os workshops de “Autoavaliação de Programas de Pós-Graduação: diagnóstico e perspectivas para o Planejamento Estratégico”, conduzidos pela Pró-Reitora adjunta Maria Márcia Bachion, com apoio de integrantes da Comissão de Acompanhamento e Avaliação de Programas de Pós-Graduação.

Acompanhamento e avaliação de Programas ufg 1 Acompanhamento e avaliação de Programas ufg 2Foto: Atividades em grupo dos PPG’s Projeto e Cidade e Geotecnia, Estruturas e Construção Civil

Nessa atividade, participam os coordenadores, vice-coordenadores, secretários, docentes jovens doutores e docentes mais experientes, além de estudantes de Pós-Graduação. Os grupos trabalham ativamente durante o workshop, levantando dados e organizando informações, com vistas ao processo de autoavaliação.

companhamento e avaliação de Programas de Pós-Graduação da UFGFoto: Atividade inicial do workshop envolvendo PPG’s com conceito 4

Até o momento, todos os programas de Pós-Graduação da UFG que receberam conceitos 3 ou 4 na última avaliação quadrienal da CAPES já participaram, além de todos os PPG’s da Regional Jataí e Catalão. Estão previstos ainda workshops com os PPG’s conceitos 5, 6 e 7 de Goiânia.

Acompanhamento e avaliação de Programas ufg 4

Acompanhamento e avaliação de Programas ufg 5

Foto: Atividade inicial do Workshop em Jataí

Os workshops têm como finalidade instrumentalizar coordenadores, secretários, docentes e discentes para realizar o processo de autoavaliação e tomada de decisão de modo participativo e corresponsável, com o propósito de fortalecer os programas de Pós-Graduação.

Por sua vez, ao longo dos próximos meses, os Programas de Pós-Graduação serão acompanhados por um Docente apoiador, estando previstas atividades conjuntas de planejamento estratégico e elaboração do relatório anual de atividades do programa.

Acompanhamento e avaliação de Programas ufg 6Foto: Grupos de trabalho dos PPG’s em Educação Física

Todo programa de Pós-Graduação deve desenvolver a cultura de autoavaliação, planejamento e tomada de decisão como um processo permanente, com vistas ao seu desenvolvimento e fortalecimento, afirma Laerte Guimarães, Pró-Reitor de Pós-Graduação.

Estamos realizando um projeto inovador, com o apoio de docentes muito experientes em gestão e avaliação: Mara Carvalhaes (Faculdade de Agronomia), Ricardo Marreto (Faculdade de Farmácia), Paulo Sucasas (Faculdade de Medicina), José Alexandre Felizola Diniz Filho, Paulo Ghedini e Paulo de Marco Jr. (Instituto de Ciências Biológicas), Cíntia Minafra (Escola de Veterinária e Zootecnia), Eliana Barbosa (Instituto de Estudos Socioambientais), Fausto Miziara (Faculdade de Ciências Sociais), entre outros, liderados pela professora Maria Márcia Bachion (Faculdade de Enfermagem)”, relata, com entusiasmo, o Pró-Reitor.