conpeex prpg ufg

PRPG participa do 16º Conpeex

Evento aconteceu nos dias 16, 17 e 18 de outubro

Texto: Gabriella Araújo e Izabela Souza

 

No 16º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFG, que aconteceu nos dias 16,17 e 18 de Outubro, a Pró-Reitoria de Pós Graduação (PRPG) contou com um espaço exclusivo. 

Durante o evento, a PRPG orientou os interessados sobre os cursos de Pós-Graduação Lato sensu e Stricto sensu ofertados pela Universidade. O Conpeex retrata a importância dos três eixos da instituição como ferramentas para o avanço da sociedade. 

Érica de Oliveira Rezende, pesquisadora da Faculdade de Agronomia da UFG que desenvolveu a pesquisa intitulada “Propriedades térmicas e de pasta do amido de cará”, afirma que o Conpeex é uma forma positiva não só de dar visibilidade às pesquisas realizadas pelos alunos, mas também de envolver todos os que participam de disciplinas externas e os que têm interesse pelo trabalho. Sua pesquisa evidencia a importância do desenvolvimento de alimentos sem glúten e do incentivo à economia local. 

“Nosso trabalho visa o desenvolvimento de novos produtos. Por exemplo, os produtos que são criados a partir do amido de milho, mandioca e batata já estão consolidados no mercado e nosso intuito é desenvolver novos produtos sem glúten e que também sejam acessíveis à sociedade.”

erica de oliveira ufgErica de Oliveira Rezende pesquisadora da Faculdade de Agronomia da UFG

Adriele Cristina de Andrade e Sousa, aluna da Faculdade de Farmácia da UFG, desenvolveu uma pesquisa sobre a desinfecção de nebulizadores e laringoscópios, com o objetivo de analisar a possibilidade de esses dispositivos serem fontes de infecção para seus pacientes. 

 “Na internação hospitalar, o paciente está exposto a vários problemas decorrentes de infecções, o que acaba acarretando mais tempo de internação e gerando mais custos. Isso compromete o sistema de saúde pois, enquanto o paciente estiver em contato com esses microorganismos, o risco do surgimento de novas infecções aumenta”, afirma Adriele.

Ela destaca ainda que o Conpeex é um evento de grande importância para a população, pois dá visibilidade às pesquisas realizadas, como também evidencia a fragilidade do sistema de saúde e a necessidade de constantes melhorias. 

Adriele Cristina de Andrade e Sousa ufg

Adriele Cristina de Andrade e Sousa, aluna da Faculdade de Farmácia UFG

“É importante mostrar que a universidade pública trabalha e produz conhecimento, sendo de grande importância para a sociedade. Ao mesmo tempo que o participante transmite conhecimento, ele também aprende coisas novas com diversos trabalhos e abre portas para várias áreas do conhecimento. Mostrar o quanto a UFG apoia as diferentes áreas, projetos e opiniões, além de transparecer o bom uso da verba pública e o retorno dado à sociedade é fundamental para manter o interesse do aluno na faculdade”, conclui Adriele Cristina.

A PRPG aproveitou esse importante evento para promover seus cursos e fortalecer a relação dos participante com a Pós-Graduação. Os maiores desafios são o de incentivar os alunos em sua relação com a pesquisa, visto que esta é fundamental para o desenvolvimento do país, bem como o de instigar o interesse do graduando a seguir esse precioso caminho.

Categorias: Notícias Noticias NOTICIA NOTÍCIA