Doenças Crônicas

CNPq lança chamada para financiar pesquisas sobre doenças crônicas

Conselho direciona R$15 milhões para os projetos contemplados

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com Ministério da Saúde (MS), lançou em agosto as chamadas públicas Nº 27/2020 e Nº 28/2020, ambas para formação e pesquisa em Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) como diabetes, hipertensão arterial e obesidade. Confira o foco principal de cada um dos editais:

Chamada Nº 27/2020 - Pesquisa em Doenças Crônicas Não Transmissíveis e Fatores de Risco Associados, incentiva projetos para geração de conhecimento, produtos e processos com foco no aprimoramento das ações realizadas na Atenção Primária à Saúde (APS) do SUS. Além disso, subsidia trabalhos que estudam a formulação, implementação e avaliação de ações públicas voltadas para a melhoria das condições sanitárias da população brasileira.

A proposta para essa chamada deve integrar uma das 11 linhas de pesquisa previstas, divididas em três eixos: ESTRATÉGIAS EFETIVAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE (Diabete Mellitus, Hipertensão Arterial Sistêmica e Obesidade); AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE (Tabagismo e Academia da Saúde) e FATORES ASSOCIADOS ÀS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS (Prática de atividade física).

Já a Chamada Chamada Nº 28/2020 - Formação em doenças crônicas não transmissíveis e seus fatores de risco associados, apoia atividades de pesquisa, extensão e formação de profissionais de nível superior e gestores para a organização e cuidado às pessoas com DCNT.  As investigações devem abordar questões como alimentação inadequada, tabagismo e inatividade física. O edital orienta quatro eixos temáticos: Análise diagnóstica; Formação; Avaliação; e Difusão e tradução do conhecimento.

As propostas devem ser encaminhadas ao CNPq por meio do Formulário de Propostas online, disponível na Plataforma Carlos Chagas até o dia 18 de setembro. O resultado final está previsto para ser divulgado no fim de novembro.

Fonte: Coordenação de Comunicação

Categorie: Notícias