cientista

FAPEG seleciona bolsistas de ciência e tecnologia

São 30 bolsas de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (DCR) com auxílio financeiro de até R$ 50 mil pago a pesquisadores doutores

A chamada pública Nº 06/2020, lançada em agosto pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), contempla pesquisadores doutores para exercício no Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (PDCTR). O edital é de fluxo contínuo e as propostas são submetidas através da da Plataforma OPP-FAPEG.

O processo seletivo ocorre em duas linhas. A vertente Interiorização seleciona doutores formados em Goiás e demais estados para atuarem fora da Região Metropolitana de Goiânia e do município de Anápolis. 

Já o nível Regionalização busca doutores das regiões Sul e Sudeste (exceto Espírito Santo), do Distrito Federal e de outros países para trabalhar em instituições de ensino superior ou de pesquisa situadas em Goiás. Nesse caso, não é permitida a concessão de bolsa a profissionais formados ou radicados no Estado.

Segundo o edital, o programa vai priorizar projetos que integram as áreas de Tecnologia da Informação, Energia, Mineração, Biotecnologia, Nanotecnologia, Agronegócio, Fármacos, Saúde, Biodiversidade, Alimentos e Economia Circular. O prazo para análise das propostas é de aproximadamente 90 dias.

O projeto de pesquisa deve ser elaborado de acordo com as orientações contidas na página da FAPEG. As bolsas têm duração de 36 meses.

Acesse a chamada pública nº 06/2020 e confira os critérios de elegibilidade.

 

O PDCTR

Em parceria com o  Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o programa propõe diminuir as desigualdades regionais e estimular a atuação de pesquisadores doutores com experiência em ciência, tecnologia e inovação (CT&I) em instituições ou empresas, públicas ou privadas, de ensino superior e/ou de pesquisa em CT&I de Goiás, contribuindo para o desenvolvimento do Estado.

Fonte: Coordenação de Comunicação

Categorias: notícias