DNA

CNPq lança edital para pesquisas em Terapias Avançadas

Parceria com o Ministério da Saúde prevê  incentivo de R$ 47,2 milhões para estudos na área

A chamada CNPq Nº 26/2020 vai contemplar projetos de pesquisas que investigam o desenvolvimento e a obtenção de produtos de terapias avançadas, como terapia celular, terapia gênica e tecido artificial.

As propostas devem ser encaminhadas ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio da plataforma Carlos Chagas, até o dia 17 de setembro.

O projeto  apresentado deve se apoiar em um dos eixos temáticos propostos. São eles: Desenvolvimento de Produtos Minimamente Manipulados e Desenvolvimento de Produtos Extensivamente Manipulados. Cada eixo possui linhas de pesquisa específicas.

Os sistemas desenvolvidos devem possibilitar uma base sólida para a difusão das novas abordagens terapêuticas, com etapas que abrangem o desenvolvimento, ensaios exploratórios e não clínicos e ensaios clínicos. A aplicabilidade da investigação para o Sistema Único de Saúde (SUS) é indispensável, sendo o critério de maior peso durante a avaliação.

Não serão financiadas propostas de estudos de revisão de literatura ou sistemáticos, de estudos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) ou de ensaios clínicos que tenham como um dos objetivos abordar fases anteriores do desenvolvimento do produto terapêutico.

O resultado final do processo seletivo será divulgado até o dia 30 de novembro. Confira a chamada CNPq Nº 26/2020 completa.

Entenda

Terapias avançadas podem ser usadas para tratar, prevenir ou diagnosticar uma doença complexa e sem alternativas médicas disponíveis. Esse tipo de terapia consegue regular, reparar, substituir, adicionar ou deletar uma sequência genética e até modificar a expressão de um gene.

Para isso são utilizados produtos biológicos obtidos a partir de células e tecidos humanos que foram submetidos a um processo de fabricação, além dos produtos de terapia gênica.

 

Fonte: Coordenação de Comunicação

Categorias: notícias