Card edital Qualificar

Inscrições abertas para o Programa Qualificar

Edital seleciona servidores da UFG para Programas de Pós-graduação stricto-sensu

A PRPG junto com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROPESSOAS) anunciam a publicação do edital 2020 do Programa Qualificar, que incentiva o ingresso de Servidores(as) Técnico-Administrativos (as) da UFG (TAEs) em programas de pós-graduação stricto sensu da instituição. As inscrições são realizadas através do formulário de inscrição até 9 de novembro.

Serão oferecidas 37 vagas para o nível mestrado e 11 vagas para o nível doutorado, para ingresso no início de 2021. Para participar da seleção, o servidor em exercício na UFG deve portar diploma de graduação ou mestrado e não estar respondendo a processo administrativo disciplinar. O processo avaliativo acontece em em duas etapas, com 4 avaliações: exame de suficiência em língua estrangeira, prova oral, análise de projeto de pesquisa e análise e pontuação do currículo. A divulgação do resultado final está prevista para 17 de dezembro.

Confira todos os critérios de avaliação, seleção e inscrição no edital completo.

Programa Qualificar

Criado em 2015 pela resolução Consuni nº 21/2015, o Qualificar visa a ampliação das competências e formação contínua dos TAEs, permitindo não só o desenvolvimento profissional e pessoal dos servidores participantes mas também uma melhoria na qualidade da infraestrutura técnica e administrativa da universidade.

A Diretora Geral de Pós-Graduação Stricto sensu, Maria Márcia Bachion, explica que anualmente a PRPG consulta a coordenação de todos os programas de pós-graduação da UFG sobre a disponibilidade de oferta de vagas para TAEs . A partir daí, o edital é construído. Ela ainda comenta que o processo seletivo 2020 será inteiramente remoto para evitar aglomerações.

O ingresso do servidor não implica no afastamento automático do cargo para o desenvolvimento de suas atividades acadêmicas no mestrado ou no doutorado. Everton Wirbitzki da Silveira, pró-reitor da PROPESSOAS ressalta que a UFG é uma instituição diversa e, por isso, praticamente todas as profissões e profissionais que estão na universidade, tanto cargos genéricos quanto profissionais, possuem aderência às vagas ofertadas. “ A formação não precisa se dar em nível vertical de especialização, mas também, na diagonal, o que amplia o leque de opções aos servidores”, infere.

Everton Wibitzki também destaca a importância do conjunto de políticas da UFG de fomento aos TAEs e, também, de pertencimento, que segundo ele precisam ser cada vez mais ampliadas. “Muitos servidores, infelizmente, não conhecem os esforços institucionais que existem, que atuam em prol de cada um, e que estão para além da relação de trabalho. É importante que os servidores busquem mais informações sobre as alternativas existentes e que, cada um, na medida em que se envolver, possa perceber a UFG como uma instituição transformadora das realidades”.

Anexos para inscrição:

TERMO DE COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE

CARTA/JUSTIFICATIVA UNIDADE/ÓRGÃO

DISPOSIÇÕES SOBRE O EXAME DE SUFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

TERMO DE SOLICITAÇÃO DE DISPENSA DA SUFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

AUTO PONTUAÇÃO DO CURRÍCULO LATTES

FORMULÁRIO PARA INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS

Resultados Preliminares:

HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

DISPENSA AO EXAME DE SUFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

Resultados Finais:

HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES