University of Exeter seleciona bolsistas para doutorado
O pesquisador vai atuar em estudos da universidade inglesa para a restauração do Cerrado
A Faculdade de Ciências Ambientais da University of Exeter (Inglaterra) busca pesquisadores das áreas de ciência ou tecnologia para atuação como bolsista no Programa de Doutorado para Restauração do Cerrado Brasileiro. As inscrições vão até 31 de outubro. O projeto é uma colaboração com a World Wide Fund for Nature (WWF), ONG internacional que atua a favor da preservação ambiental.
O intuito do grupo é gerar novas ferramentas que facilitem a restauração em larga escala do bioma Cerrado no Brasil, tendo em vista que a vegetação nativa, ameaçada devido à mudança intensiva do uso da terra, é vital para o país e para a manutenção dos ciclos hídricos nacionais.
Essas questões serão abordadas por meio do enfoque em três objetivos principais:
- Integração de dados de ocorrência de espécies de plantas em gradientes de clima e solo dentro do bioma Cerrado;
- Coleta de novos dados de inventário botânico em áreas que não possuem dados importantes sobre ocorrências de espécies;
- Compreensão da função e limites ambientais das principais espécies de plantas do Cerrado e como isso pode mudar sob climas futuros.
A equipe de cientistas que trabalha no projeto têm inserção mundial na pesquisa sobre o tema, com especializações em áreas como restauração e política de conservação, análise de características funcionais de plantas, biodiversidade vegetal e modelagem de nicho de espécies.
O aluno fará parte do curso de Geografia e do Global Systems Institute, no College of Life and Environmental Sciences, na cidade de Exeter. A bolsa de estudos cobre as taxas de ensino (nacional ou internacional) e ainda garante um incentivo de £15.285, com duração de 3 anos e meio.
Saiba mais e se inscreva no site da universidade.
Fonte: Coordenação de Comunicação da PRPG
Categorie: NOTÍCIAS