Aulas exterior

CNPq lança edital de bolsas no Brasil e no exterior

O prazo para submissão das propostas vai até 04 de dezembro

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) publicou no último dia 20 a Chamada 06/2020, que concede bolsas no Brasil e no exterior para doutorado, pós-doutorado, estágio docência e pesquisador-visitante. O edital vale para todas as áreas do conhecimento. As propostas devem ser encaminhadas ao CNPq por meio da Plataforma Integrada Carlos Chagas.

As modalidades das bolsas oferecidas no país são: Pesquisador Visitante (PV), Pós-Doutorado Junior (PDJ), Pós-Doutorado Sênior (PDS), Doutorado-Sanduíche no País (SWP), Pós-Doutorado Empresarial (PDI) e Doutorado-Sanduíche Empresarial (SWI). Para o exterior, as modalidades são: Estágio Sênior (ESN), Pós-Doutorado no Exterior (PDE), Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE) e Doutorado Pleno no Exterior (GDE).

Todas as categorias de bolsa devem ser solicitadas pelo próprio candidato, exceto Pesquisador Visitante, que deverá ser pleiteada pelo anfitrião na instituição executora; Doutorado-Sanduíche no País e Doutorado-Sanduíche Empresarial, que deverão ser solicitadas pelo orientador da instituição de origem.

O projeto de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação ou plano de trabalho deve estar redigido em português, inclusive para as modalidades de bolsas no exterior. O incentivo será implementado entre abril e setembro de 2021.

A distribuição das bolsas entre as diversas áreas do conhecimento leva em consideração, entre outros pontos, o fator de impacto ou Qualis das produções científicas do participante; contribuição da área específica à geração de conhecimento e formação de recursos humanos de excelência, e os setores considerados prioritários e estratégicos para o país. O grau de aderência do projeto às áreas Estratégicas, Habilitadoras, de Produção, para Desenvolvimento Sustentável e para Qualidade de Vida têm peso 2 no processo de avaliação da proposta.

Confira os critérios de elegibilidade para cada área no Edital CNPq 06/2020.

Fuente: Coordenação de Comunicação da PRPG

Categorías: notícias