card colóquio

Abertas inscrições para o II Colóquio de Avaliação do Sistema de Pós-Graduação

Evento da PRPG contará com presidentes da Capes e do CNPq, entre outros palestrantes

II Colóquio de Avaliação do Sistema de Pós-Graduação da UFG ocorre de 30 de novembro a 4 de dezembro, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da UFG no YouTube. Em formato inovador, o colóquio traz convidados renomados no cenário nacional, com ênfase para a participação especial dos presidentes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES),  Benedito Aguiar, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Evaldo Vilela.

Para além de análises sobre a avaliação anual da CAPES, o evento deste ano propõe a imersão dos docentes, gestores de programas e discentes em diálogos sobre questões relevantes e atuais para o desenvolvimento da pós-graduação em âmbito local e global.

Programação

A programação conta com mesas redondas e palestras sobre temas que vão desde a formação indígena pós-graduação até as perspectivas da pós-graduação no pós-pandemia. O primeiro tópico será analisado por Antônio Carlos Sequeira Fernandes, coordenador do Departamento de Geologia e Paleontologia (DGP) do Museu Nacional/UFRJ, Gersem Baniwa, indígena da etnia Baniwa, filósofo, antropólogo e professor UFAM e Francisca Navantino Pinto de Ângelo (Chikinha Nezokemaero Paresi), pertencente ao povo Paresi, mestre em Educação Escolar Indígena (UFMT) e doutora em antropologia Social (UFRJ). Já as perspectivas do pós-pandemia serão abordadas por Carlos Carvalho, presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, Carlos Carlotti, pró-reitor de pós-graduação da USP e Francisco Mendonça, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UFPR.

Outro destaque da programação é a mesa temática "Estratégias de comunicação da ciência produzida na pós-graduação", formada por Germana Barata, pesquisadora do Laboratório de Estudo Avançados em Jornalismo da UNICAMP (LabJor), Paula Miraglia, diretora geral do NEXO Jornal e Vinícius Sassine, repórter do jornal Folha de São Paulo. Para completar o time de palestrantes, a PRPG convidou para o evento Sérgio Avellar (CAPES/DAV),  Manoel Brod, coordenador de Gestão da Informação da CAPES e Jorge Audy,  coordenador da Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG 2011 - 2020).

Momento de transformações

Laerte Ferreira, pró-reitor de pós-graduação da UFG, ressalta que as novas transformações econômicas, sociais, políticas e culturais vêm impactando o meio universitário, e o colóquio servirá para discutir e refletir sobre elas: "O sistema de pós-graduação está passando por muitas mudanças e com certeza muitos desafios estão por vir. Conversar sobre esse panorama, com pessoas conceituadas e influentes, é uma oportunidade ímpar para fomentar e aperfeiçoar a pós-graduação nas universidades, principalmente na UFG".

Se inscreva por meio do Formulário de Inscrição. Participe!

Confira a programação completa:

Segunda-feira, 30 de novembro

- 10h:00 às 10h:15 - Cerimônia de abertura com a presença do Reitor da UFG, professor Edward Madureira Brasil

- 10h:15 às 12h:00 - Palestras com os professores Benedito Aguiar (presidente da CAPES) e Evaldo Vilela (presidente do CNPq)
Tema: "Formação na pós-graduação para o desenvolvimento científico, tecnológico e social do país"
Moderação: Laerte Ferreira (pró-reitor de pós-graduação da UFG)

- 14h:30 às 16h:30 - Mesa redonda com Sérgio Avellar (CAPES / DAV), Cláudia Leite Moraes (coordenadora adjunta de Programas Profissionais- Área Saúde Coletiva  e Vanderlei Horita (coordenador nacional do Profmat).

Tema: Desafios e perspectivas da pós-graduação modalidade profissional

Moderação: Saulo Coelho (coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito e Políticas Públicas)

Terça-feira, 1 de dezembro

- 10h:00 às 12h:00 - Mesa redonda com os professores Antônio Carlos de Souza Lima (Museu Nacional), Gersem Baniwa (UFAM) e Chikinha Nezokemaero Paresi.

Tema: A formação de indígenas na pós-graduação.

Moderação: Luciana de Oliveira Dias (coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social)

- 14h:30 às 16h:30 - Mesa redonda sobre com a professora Zaira Turchi (diretora de Cooperação Institucional do CNPq), Jesiel Freitas de Carvalho (PRPI / UFG) e representantes de empresas parceiras.
Tema: Programa MAI /DAI .

Moderação: Laerte Ferreira(pró-reitor de pós-graduação da UFG)

Quarta-feira, 2 de dezembro

- 10h:00 às 12h:00 - Mesa redonda com o Manoel Brod (CAPES / Coordenação de Gestão da Informação)
Tema: Alterações no módulo Coleta - Plataforma Sucupira

Moderação: Maria Márcia Bachion (diretora Geral de Pós-Graduação stricto sensu da UFG)

- 14h:30 às 16h:30 - Mesa redonda com Germana Barata (Unicamp / Labjor), Paula Miraglia (Diretora Geral do NEXO Jornal) e Vinícius Sassine (Folha de São Paulo)
Tema: Estratégias de comunicação da ciência produzida na pós-graduação

Moderação: Rodrigo Cássio Oliveira ( coordenador de comunicação da PRPG)

Quinta-feira, 3 de dezembro

- 10h:00 às 12h:00 - Palestra com os professores Sergio de Camargo Avellar (DAV/CAPES) e Jorge Audy (coordenador da Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG 2011 - 2020).

Tema: Os novos paradigmas da avaliação da pós-graduação: perspectivas atuais

Sexta-feira, 4 de dezembro

- 10h:00 às 12h:00 - Mesa redonda com os professores Carlos Carvalho (Presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação), Carlos Carlotti (Pró-Reitor de Pós-Graduação da USP) e Francisco Mendonça (Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR)

Tema: A pós-graduação no pós-pandemia: desafios e oportunidades.

Moderação: Laerte Ferreira(pró-reitor de pós-graduação da UFG)

Programação II Coloquio

Fonte: Coordenação de Comunicação da PRPG