MAI/DAI

UFG lança edital de bolsas em parceria com a iniciativa privada

 

Serão concedidas 4 bolsas de mestrado e 7 de doutorado em projetos da universidade com empresas parceiras

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFG e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) tornam público o processo seletivo 01/2021 para o  Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação (MAI/DAI- UFG). A chamada seleciona novos alunos para os Programas de Pós-Graduação em Agronomia, Ciências da Computação, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciências Ambientais, Ciências Farmacêuticas, Genética e Melhoramento de Plantas e Inovação Farmacêutica. A seleção está aberta para portadores de diploma de graduação e/ou mestrado de todo o país. 

O programa estimula a interação entre academia e a indústria ao fomentar a execução de projetos de pesquisa, no âmbito da pós-graduação, a partir das demandas das empresas parceiras. Os bolsistas elaboram suas pesquisas como estudantes regulares dos PPGs da UFG, contando simultaneamente com um orientador acadêmico e um supervisor junto à  indústria interessada. 

Cada candidato deve indicar uma opção entre os projetos já definidos junto às empresas. Ou seja, antes mesmo de ingressar no programa, o aluno terá conhecimento sobre o tema a ser trabalhado e o orientador previamente definido pelo PPG. Entre as oportunidades disponíveis no edital 01/2021 estão as parcerias com o Instituto Gyntec de Inovação, a Milhão Indústria e Comércio de Ingredientes e Cereais, a Santos Lab, a Ballagro Agrotecnologia, a Aché Laboratórios Farmacêuticos, a São Salvador Alimentos S/A, a Jalles Machado e a Embrapa.

As inscrições devem ser realizadas no período de 08/02/2021 a 05/03/2021, exclusivamente por meio do seguinte formulário eletrônico: https://forms.gle/H1nFfyr86zRui3Zr5. O processo seletivo será executado totalmente de forma remota.

A publicação do resultado final está prevista para 02 de abril. 

Confira o edital completo:

 

EDITAL MAI/DAI 2-1/2021 RETIFICADO 

RETIFICAÇÃO 2 DO EDITAL

RESULTADO PRELIMINAR DE HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES DO EDITAL MAI/DAI-01/2021 (RETIFICADO)

AVISO DE RETIFICAÇÃO DO EDITAL MAI/DAI- 01/2021

RESULTADO FINAL DE HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES MAI/DAI-01/2021

RESULTADO PRELIMINAR DA APRECIAÇÃO DE SOLICITAÇÕES DE DISPENSA DO EXAME DE SUFICIÊNCIA EM INGLÊS MAI/DAI-01/2021

COMPOSIÇÃO DAS COMISSÕES DE SELEÇÃO MAI/DAI-01/2021

RESULTADO FINAL DA DISPENSA DO EXAME DE SUFICIÊNCIA EM INGLÊS- MAI/DAI

RESULTADO PRELIMINAR DA AVALIAÇÃO DO MEMORIAL E DO EXAME DE SUFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA- MAI/DAI-01/2021

RESULTADO FINAL DA AVALIAÇÃO DO MEMORIAL E DO EXAME DE SUFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA- MAI/DAI-01/2021

 

 

 

ANEXO A - RETIFICAÇÃO DO EDITAL

ANEXO B - FORMULÁRIO DE CURRÍCULO PADRONIZADO

ANEXO C - FICHA DE DISPENSA DO EXAME DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

ANEXO D- FICHA DE DISPENSA DO EXAME DE LÍNGUA PRTUGUESA




O MAI/DAI e a UFG

 

Recentemente, a UFG recebeu mais de R$ 1 milhão em bolsas de pesquisas no âmbito do Programa MAI/DAI do CNPq. A proposta da UFG recebeu nota máxima nos critérios de relevância e experiência da instituição com Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). A universidade também se destacou nos quesitos infraestrutura, estratégia, grau de inovação e potencial de impacto regional.  

Os 9 projetos aprovados pelo CNPq, associados a 8 empresas nacionais, envolvem estudos e criação de novas tecnologias que vão ao encontro das vocações econômicas do Estado de Goiás e do Brasil, com ênfase para o agronegócio e produção de alimentos, medicamentos e aproveitamento sustentável dos recursos naturais do bioma Cerrado. 

O compromisso da UFG com o desenvolvimento social, cultural e econômico reflete nos diálogos que a universidade mantém com os diversos grupos e setores da sociedade, com participação antiga e efetiva da esfera industrial. A instituição carrega um portfólio com várias parcerias e resultados que deram origem a patentes, publicações técnico-científicas, prêmios e certificações. Pfizer, Embrapa, Ifood.com, Petrobrás, e WWF Brasil são algumas.

Quando a empresa estabelece esse tipo de contato com a universidade, ela acessa um instrumental atualizado para inovar e se destacar no mercado como laboratórios, ferramentas e recursos humanos de altíssima qualificação.  Por outro lado, essa conexão gera novos questionamentos nos grupos de pesquisa e amplia as perspectivas futuras de trabalho ou de empreendedorismo dos alunos e pesquisadores. Outro ponto é a ampliação do leque de contatos e intensificação do networking dos participantes.

 

Saiba mais sobre o MAI/DAI UFG.

 

Fuente: Coordenação de Comunicação da PRPG

Categorías: notícias EDITAL