O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
card comite

PRPG inaugura Comitê Consultivo do Programa UFG Doutoral

Em conferência, integrantes discutiram sobre veiculação e consolidação do programa da PRPG 

Na última sexta-feira (12), a PRPG-UFG  realizou a reunião de instalação do Comitê Consultivo do Programa UFG Doutoral. Realizado por meio do Google Meet, o encontro foi mediado pelo pró-reitor de pós-graduação, Laerte Ferreira, pela pró-reitora adjunta e Diretora Geral de Pós-Graduação Stricto-Sensu, Maria Márcia Bachion, e pelo Coordenador Executivo do UFG Doutoral, Denilson Teixeira. 

A comissão é composta por nove docentes, um de cada área do conhecimento, e uma representação discente. Entre os representantes dos PPGs estão os professores Alice Fátima Martins, Andris Bakuzis, Daniel de Lima Araújo, Fausto Miziara, Manuel Ferreira Lima, Mara Rubia Rocha, Marion Salomão, Meira Borges e Paulo de Marco.  O grupo também conta com o apoio do presidente da Associação dos Pós-Graduandos do Estado de Goiás (APG) e doutorando da  UFG, Denner Santos.

“O UFG Doutoral foi pensado no sentido de integrar os programas de pós-graduação e humanizar a educação. A sua tese é importante, mas você é mais”, destacou o pró-reitor Laerte Ferreira, logo no início da reunião.

O comitê foi criado para ajudar a pensar, construir e avaliar a programação oferecida pelo UFG Doutoral. O projeto é inspirado em Escolas Doutorais da Europa e parte do princípio de que o processo formativo da pós-graduação vai além da tese ou dissertação. O programa oferece formação complementar à investigação científica e contribui para o desenvolvimento profissional, afetivo, comportamental e pessoal de cada participante.

Para isso, são promovidas atividades de ensino e extensão com propostas transversais e interdisciplinares. As disciplinas, minicursos e palestras preparam orientadores, servidores,  mestres e doutores para lidarem com demandas sociais e acadêmicas de forma inteligente e criativa.  

 

Perspectivas para o UFG Doutoral

O Coordenador Executivo do programa, Denilson Teixeira, explicou que, atualmente, o programa trabalha com sete eixos temáticos: Competências para Pesquisa, Comunicação da Ciência, Criatividade e Inovação da Ciência, Ética e Ciência, Gestão de Projetos de Pesquisa, Formação Doutoral e Desenvolvimento Pessoal e Processo de Ensino-Aprendizagem na Formação Doutoral. 

Desde 2019 foram realizadas diversas atividades, tanto práticas como teóricas, com destaque para as disciplinas Literacia Científica, Integridade Acadêmica, Relações Interpessoais e Liderança e Cuidado e Manejo de Animais em Laboratório.  

Além disso, o professor Denilson Teixeira explicou que o programa contribui para a prática da ciência colaborativa, com a possibilidade de criação de redes científicas nacionais e internacionais, entre universidades e sociedade em geral: "Uma das propostas para 2021, por exemplo, é a implantação da atividade Ciranda de soluções: respostas da academia aos desafios da governança pública, um projeto em parceria com a Prefeitura Municipal de Goiânia, que tem como objetivo principal o estabelecimento de intercâmbio interinstitucional para o enfrentamento dos desafios de governança pública”.

“O que nós tínhamos pensado para o  UFG Doutoral em 2019 mudou. Essa pandemia nos mostrou o quanto somos resilientes e acelerou processos. Agora temos a oportunidade de fazer interações, debates e trocar experiências  com  maior facilidade, através dos meios digitais. Precisamos aproveitar essa oportunidade e pensar, juntos, o significado dos títulos de mestre e doutor”, destacou Laerte Ferreira. A meta agora é, com a ajuda do Comitê Consultivo, aprimorar as atividades do programa e consolidá-lo na UFG.

Fuente: Coordenação de Comunicação da PRPG

Categorías: notícias

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.