MAI/DAI

AVISO: RETIFICAÇÃO DO EDITAL MAI/DAI 1/2021

Inscrições prorrogadas até 5 de março

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFG e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) tornam público o processo seletivo 01/2021 para o  Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação (MAI/DAI- UFG). A chamada seleciona novos alunos para os Programas de Pós-Graduação em Agronomia, Ciências da Computação, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciências Ambientais, Ciências Farmacêuticas, Genética e Melhoramento de Plantas e Inovação Farmacêutica. A seleção está aberta para portadores de diploma de graduação e/ou mestrado de todo o país.

O programa estimula a interação entre academia e a indústria ao fomentar a execução de projetos de pesquisa, no âmbito da pós-graduação, a partir das demandas das empresas parceiras. Os bolsistas elaboram suas pesquisas como estudantes regulares dos PPGs da UFG, contando simultaneamente com um orientador acadêmico e um supervisor junto à  indústria interessada. Serão concedidas 4 bolsas de mestrado e 7 de doutorado em projetos da universidade com empresas parceiras.

Cada candidato deve indicar uma opção entre os projetos já definidos junto às empresas. Ou seja, antes mesmo de ingressar no programa, o aluno terá conhecimento sobre o tema a ser trabalhado e o orientador previamente definido pelo PPG. Entre as oportunidades disponíveis no edital 01/2021 estão as parcerias com o Instituto Gyntec de Inovação, a Milhão Indústria e Comércio de Ingredientes e Cereais, a Santos Lab, a Ballagro Agrotecnologia, a Aché Laboratórios Farmacêuticos, a São Salvador Alimentos S/A, a Jalles Machado e a Embrapa.

As inscrições devem ser realizadas no período de 08/02/2021 a 05/03/2021, exclusivamente por meio do seguinte formulário eletrônico: https://forms.gle/H1nFfyr86zRui3Zr5. O processo seletivo será executado totalmente de forma remota. Todos documentos requeridos no edital deverão ser inseridos no formulário eletrônico de inscrição em um único arquivo no formato PDF, na ordem solicitada no item 5.2.

A publicação do resultado final está prevista para 13 de abril.

Confira o edital completo:

EDITAL MAI/DAI 2-1/2021 RETIFICADO

RETIFICAÇÃO 2 DO EDITAL

ANEXO A - RETIFICAÇÃO DO EDITAL

ANEXO B - FORMULÁRIO DE CURRÍCULO PADRONIZADO

ANEXO C - FICHA DE DISPENSA DO EXAME DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

ANEXO D- FICHA DE DISPENSA DO EXAME DE LÍNGUA PRTUGUESA

O MAI/DAI e a UFG

Recentemente, a UFG recebeu mais de R$ 1 milhão em bolsas de pesquisas no âmbito do Programa MAI/DAI do CNPq. A proposta da UFG recebeu nota máxima nos critérios de relevância e experiência da instituição com Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). A universidade também se destacou nos quesitos infraestrutura, estratégia, grau de inovação e potencial de impacto regional.

Os 9 projetos aprovados pelo CNPq, associados a 8 empresas nacionais, envolvem estudos e criação de novas tecnologias que vão ao encontro das vocações econômicas do Estado de Goiás e do Brasil, com ênfase para o agronegócio e produção de alimentos, medicamentos e aproveitamento sustentável dos recursos naturais do bioma Cerrado.

O compromisso da UFG com o desenvolvimento social, cultural e econômico reflete nos diálogos que a universidade mantém com os diversos grupos e setores da sociedade, com participação antiga e efetiva da esfera industrial. A instituição carrega um portfólio com várias parcerias e resultados que deram origem a patentes, publicações técnico-científicas, prêmios e certificações. Pfizer, Embrapa, Ifood.com, Petrobrás, e WWF Brasil são algumas.

Quando a empresa estabelece esse tipo de contato com a universidade, ela acessa um instrumental atualizado para inovar e se destacar no mercado como laboratórios, ferramentas e recursos humanos de altíssima qualificação.  Por outro lado, essa conexão gera novos questionamentos nos grupos de pesquisa e amplia as perspectivas futuras de trabalho ou de empreendedorismo dos alunos e pesquisadores. Outro ponto é a ampliação do leque de contatos e intensificação do networking dos participantes.

Saiba mais sobre o MAI/DAI UFG.

Fonte: Coordenação de Comunicação da PRPG

Categorias: notícias

URL relacionada: https://prpg.ufg.br/n/138113-ufg-lanca-edital-de-bolsas-em-parceria-com-a-iniciativa-privada