Edital bolsistas

PRPG lança edital de bolsas para novos alunos da pós-graduação

Agronegócio, Ciência da Computação e Genética e Melhoramento de Plantas são os programas contemplados

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFG torna público o edital 03/2021 para a seleção de novos alunos para os programas de pós-graduação em Agronegócio, Ciência da Computação e Genética e Melhoramento de Plantas. Ao todo são 6 bolsas de mestrado, 4 de doutorado e uma de pós-doutorado. Cada bolsista desenvolverá um projeto de pesquisa, acompanhado por um Comitê de Orientação, com vistas ao fortalecimento, ambientalmente sustentável, do agronegócio no Estado de Goiás.

As bolsas têm duração de 24 meses (Mestrado), 36 meses (Doutorado) e 12 meses (Pós-Doutorado). As inscrições vão de 13 a 7 de maio e devem ser realizadas através do formulário em http://forms.gle/MjRNrKSkjyCjaqKi7, com anexo de toda a documentação solicitada no edital. Todo o processo seletivo será realizado de forma remota (confira a programação) . O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 15 de junho.

Ciência goiana

As opções de projetos disponíveis no edital 03/2021 integram o conjunto de pesquisas da UFG selecionadas no Programa de Apoio aos Programas de Pós-Graduação Emergentes e em Consolidação em Áreas Prioritárias nos Estados, lançado em 2020 pela Capes. Por meio da Fapeg, serão concedidas bolsas para pesquisas em apoio a dois eixos temáticos: “Pecuária competitiva e ambientalmente sustentável" e “Consolidação da cadeia do agronegócio em Goiás”.

Programas de pós-graduação emergentes são aqueles que iniciaram suas atividades a partir de 2013. Os programas em consolidação são aqueles considerados estratégicos nos estados, mas que receberam nota igual ou inferior a 4, nos dois últimos ciclos de avaliação da Capes. Participam da chamada, na UFG, os programas de pós-graduação em Agronomia, Agronegócio, Genética e Melhoramento de Plantas, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Direito Agrário, Ciência da Computação, Zootecnia, Biodiversidade Animal, Administração e Economia.

Os Comitês de Orientação são compostos por docentes dos diversos programas participantes. O comitê garante uma integração entres os programas e permite uma sinergia entre eles. "A pesquisa científica se situa em torno de grandes eixos, e nós estamos explorando dois deles voltados às necessidades econômicas, sociais, científicas, tecnológicas e ambientais de Goiás”, ressaltou Laerte Ferreira, pró-reitor de pós-graduação da UFG.

O professor do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas, Sérgio Tadeu Sibov, orienta um dos projetos disponíveis para seleção de bolsistas e também enfatiza o caráter interdisciplinar do edital. “Há uma grande expectativa em relação ao número de pesquisadores envolvidos de áreas distintas. O desenvolvimento das ideias demanda diferentes experiências. E essas parcerias enriqueceram os projetos”, destacou.

EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO - APOIO AOS PROGRAMAS DE PÓS-
GRADUAÇÃO EM CONSOLIDAÇÃO EM ÁREAS PRIORITÁRIAS NOS ESTADOS - 03/2021-RETIFICADO

AVISO DE RETIFICAÇÃO DO EDITAL N° 03/2021

ANEXO A -  EDITAL No 18/2020 CAPES - PROGRAMA DE APOIO AOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EMERGENTES E EM CONSOLIDAÇÃO EM ÁREASPRIORITÁRIAS NOS ESTADOS