noticia1338.jpg

22º Prêmio Jovem Cientista 2006

O tema é Gestão Sustentável da Biodiversidade: Desafio do Milênio. As inscrições estão abertas até 30 de novembro, são individuais e podem ser enviadas pelos Correios para a CNPq. Todos os trabalhos precisam estar acompanhados de ficha de inscrição preenchida e da documentação exigida para cada categoria.

Como concorrer ao Prêmio

As inscrições para o 22º Prêmio Jovem Cientista são individuais e podem ser enviadas pelos Correios para o endereço: CNPq - Serviço de Prêmios - SEPN 507 – Sala 207 – Brasília (DF) - Cep. 70740-901 (categorias Graduado e Estudante do Ensino Superior) ou para a Fundação Roberto Marinho – Rua Santa Alexandrina, nº 336 – Rio Comprido – Rio de Janeiro – Cep: 20261-232 (Categoria Estudante do Ensino Médio), ou ainda, para o endereço eletrônico
http://www.jovemcientista.cnpq.br. Na página eletrônica os interessados encontram as informações da premiação.

Na categoria Graduado, destinada a pesquisadores que tenham menos de 40 anos até 31 de dezembro de 2005, a premiação é de R$ 20 mil para o primeiro colocado; R$ 15 mil para o segundo, e R$ 10 mil para o terceiro. Na categoria Estudante do Ensino Superior concorrem alunos de cursos superiores que tenham até 30 anos de idade em 31 de dezembro de 2005. O vencedor ganha R$ 10 mil, o segundo colocado R$ 8.500 mil e o terceiro R$ 7 mil.

A categoria Mérito Institucional incentiva à pesquisa científica em universidades, centros de pesquisa, escolas públicas ou privadas e técnicas. Será premiada com R$ 30 mil a universidade e também a escola que inscrever o maior número de trabalhos com mérito científico, de acordo com critérios estabelecidos pela comissão julgadora do Prêmio.

Na categoria Estudante do Ensino Médio, criada para candidatos dos ensinos público ou privado e de escolas técnicas, com idade até 25 anos em 31 de dezembro de 2005, os vencedores ganham um microcomputador e uma impressora. Os orientadores e as instituições de ensino de cada um dos nove agraciados serão contemplados com microcomputadores e impressoras. O pesquisador agraciado com a Menção Honrosa receberá, além do reconhecimento da comunidade científica brasileira, uma placa alusiva e R$ 15 mil.

Os primeiros colocados de cada uma das categorias também serão contemplados com uma bolsa de estudo do CNPq. No caso do ensino médio, todos recebem bolsa de iniciação científica. O resumo dos trabalhos são publicados em livro e distribuídos gratuitamente nas universidades, institutos de pesquisas, setores governamentais e privados. A entrega da premiação é feita pelo presidente da República, no Palácio do Planalto, e reúne na cerimônia as mais expressivas autoridades governamentais e da área da ciência e tecnologia.

As linhas de Pesquisa para as categorias Graduado e Estudante do Ensino Superior
a) monitoramento, prevenção e mitigação de impactos sobre a biodiversidade;
b) mecanismos e tecnologias de recuperação ambiental aplicados à conservação da biodiversidade;
c) instrumentos econômicos e tecnológicos aplicados à conservação e ao uso sustentável da biodiversidade;
d) mecanismos de desenvolvimento limpo aplicados à conservação da biodiversidade: geração e uso ecoeficiente de energia; fontes alternativas de energia (biomassa, biodiesel etc.); tratamento de resíduos; crédito de carbono; reuso de água; reciclagem de nutrientes, materiais e lixo;
e) técnicas de biologia molecular e sua aplicação como indicadores sensíveis da alteração da funcionalidade dos ecossistemas;
f) biotecnologia e biossegurança: impactos ambientais que possam repercutir de forma significativa na biodiversidade;
g) gestão ambiental local: educação, sensibilização e participação comunitária; h) direito ambiental aplicado à conservação e ao uso sustentável da biodiversidade.

Na categoria Estudante do Ensino Médio deverá ser abordado apenas um dos seguintes temas relacionados
1) Biodiversidade
- O que é biodiversidade
- Sua origem e importância
- Os biomas
- A dependência humana da biodiversidade
- O valor da biodiversidade
2) A perda da biodiversidade: causas e conseqüências
- Desmatamento
- Invasões biológicas por espécies exóticas
- Aquecimento global
- Comércio de seres vivos ou de seus derivados
- Contaminação ambiental
3) Diminuindo, monitorando e prevenindo impactos sobre a biodiversidade
- Geração de energia limpa e uso racional da mesma
- Crédito de carbono
- Destino dos resíduos
- Reciclagem de matéria, nutrientes e lixo
- Biotecnologia
- Biossegurança
- Técnicas da biologia molecular
4) Restaurando, conservando e preservando a biodiversidade
- Preservação e conservação de espécies
- Restabelecimento de espécies na natureza
- Restauração ecológica
- Uso sustentável é possível?
5) Direito ambiental
- As leis, as espécies e os ecossistemas
- Patenteamento de espécies
6) Nós e a biodiversidade