CNPq

CNPq abre chamada para bolsas de Produtividade em Pesquisa

Inscrições iniciam no dia 30 de junho

O Conselho Nacional de Produtividade e Pesquisa (CNPq) divulgou edital para Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ e PQ Sênior). A chamada seleciona pesquisadores doutores ou livre docentes que possuam alta produção científica, tecnológica e de inovação e que, segundo os critérios do edital, se destacam em suas respectivas áreas do conhecimento.

As propostas devem ser submetidas até 18 de agosto via Formulário de Propostas online, disponível na Plataforma Integrada Carlos Chagas.

Podem participar da chamada cientistas que não possuem bolsas da modalidade Produtividade em Pesquisa (PQ) ou Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) com vigência que ultrapasse o ano de 2022. Outro critério é que, para receber a bolsa PQ na Categoria 2, o pesquisador deve ter obtido título de doutor ou livre docente até o ano de 2018 e, na Categoria 1, até o ano de 2013.

Mais de R$ 400.000.00 serão destinados para financiamento dos projetos aprovados. A avaliação das propostas acontecerá em três etapas. Os critérios de julgamento de maior peso nessa chamada são: relevância, originalidade e caráter inovador do projeto do proponente ao longo da carreira, com ênfase na atividade dos últimos 5 anos, e seus potenciais impactos no desenvolvimento científico, tecnológico ou social do país. A divulgação do resultado final está prevista para fevereiro de 2022, no site do CNPq.

Clique aqui e confira os critérios de avaliação detalhados e a chamada completa.

Fonte: Coordenação de Comunicação

Categorias: Notícias