Card Darlene

UFG Doutoral oferta curso Academic Writing for Research, Grant Writing and Publication

Curso será ministrado pela professora Dra. Darlene Wiggins (EUA)

O Programa UFG Doutoral, em parceria com o projeto Regional English Language Office (Relo), da Embaixada Americana, promove o curso Academic Writing for Research, Grant Writing and Publication, ministrado pela Dra. Darlene Wiggins Dockery – PhD em Educational Policy Planning and Leadership, , em projeto coordenado pela Dra. Maria Cristina Dalacorte  (FL/UFG). As aulas acontecerão de forma síncrona e assíncrona, no período de 10 de agosto a 2 de dezembro, sendo uma turma às terças e outra às quintas-feiras, das 17h às 19h.

As inscrições devem ser realizadas até 26 de julho, através do Formulário de Inscrição (utilize o e-mail institucional para preencher o formulário).

Segundo a coordenadora do projeto, professora Maria Cristina Dalacorte Ferreira, essa é uma oportunidade para que os doutorandos adquiram mais conhecimento na comunicação escrita em língua inglesa: aprimorem a escrita acadêmica, o planejamento de apresentações de trabalhos científicos em inglês e o preparo de manuscritos para publicação em revistas internacionais. Ela também ressalta que o curso está diretamente relacionado ao processo de internacionalização da UFG.

“No mundo globalizado é fundamental que você tenha contato com essa experiência para divulgação da pesquisa científica desenvolvida no Brasil. Como a maior parte das publicações científicas é realizada em língua inglesa, torna-se fundamental o conhecimento da estrutura dos gêneros discursivos específicos para divulgação da produção acadêmica em inglês”, explica Maria Cristina.

Ao todo, serão 15 encontros totalizando uma carga horária de 60 horas. O domínio da língua inglesa em nível intermediário é requisito básico para participação no curso, que será ofertado inteiramente em inglês. Diante disso, faz-se necessária a realização de um processo de seleção dos inscritos, que acontecerá em duas etapas. Confira as datas:

 Etapa 1:
Prova escrita (online): 28 de julho 2021- 9:00h
Resultado: 2 de agosto 2021

 Etapa 2:
Prova oral (online): 4 de agosto 2021
Resultado final: 6 de agosto 2021


No dia 27 de julho, até às17 horas, os estudantes de doutorado receberão pelo e-mail informado no formulário de inscrição o link de acesso para as provas.

 

Sobre a professora Darlene Wiggins Dockery 

Darlene Wiggins Dockery tem mais de 30 anos de experiência com gerenciamento de programas educacionais no ensino superior, em organizações sem fins lucrativos e em escolas públicas e privadas nos Estados Unidos e em outros países. Ela é especialista em desenvolvimento profissional de professores e pesquisadores e atualmente ministra aulas na William e Mary University, localizada no estado americano da Virgínia.

A professora já realizou diversos cursos e workshops no Brasil como professora visitante pelo programa Virtual English Language Fellow, da Embaixada dos Estados Unidos. Em 2020, ela veio presencialmente ao país para lecionar na Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Porém, por causa da pandemia de COVID-19, ela retornou aos EUA para dar cursos aos brasileiros através do Virtual English Language Fellowship.

Conversamos com a professora Darlene sobre sua experiência no Brasil e expectativas sobre a participação dela na UFG. Confira a entrevista:

Quais as suas expectativas para participar do programa VELF na Universidade Federal de Goiás?

Com base no acolhimento que já recebi, a minha expectativa é de que esta seja uma experiência muito positiva. Estou ansiosa para trabalhar com a Dra. Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira e conhecer os estudantes. Aguardo com expectativa a diversidade dos participantes no que diz respeito às disciplinas que eles irão representar.

Como foi sua recente experiência com os brasileiros?

No Virtual English Language Fellowship, não só pude ensinar dois semestres na PUCRS, mas também dar cursos através dos consulados dos EUA no Rio de Janeiro e Porto Alegre. Na PUCRS, no último semestre, dei aulas de Escrita Académica.Este ano (2021), ensinei um curso de língua inglesa que abordou os Estudos Americanos através da lente da experiência afro-americana nos Estados Unidos, utilizando música e literatura e explorando momentos e movimentos históricos significativos.

Além disso, lecionei um curso de Inglês para Negócios e Empreendedorismo em colaboração com a Fábrica de Startups do Rio de Janeiro e Instituto das Pretas de Vitória, no Espírito Santo. Cada grupo era muito diferente, e trabalhar com os participantes foi gratificante de formas únicas. Os estudantes de cada local indicaram que consideravam a experiência extremamente útil.

Esta foi, também, uma oportunidade incrível para eu expandir o meu próprio conhecimento do conteúdo relativo ao ensino de Inglês para Fins Específicos.. Quanto ao curso de Escrita Académica, pude ver os estudantes implementarem algumas das estratégias de escrita académica abordadas nas aulas durante as apresentações das suas próprias pesquisas em inglês. Como instrutora, ver que os meus alunos podiam implementar imediatamente o conteúdo foi para mim o ponto alto de uma experiência globalmente excitante e gratificante.

O que os estudantes de pós-graduação da UFG podem esperar do curso Academic Writing for Research, Grant Writing and Publication ?

O curso foi concebido para equipar tanto estudantes como acadêmicos experientes adquiram competências e estratégias para escrever de forma eficaz em inglês, publicar em revistas de língua inglesa, apresentar as suas pesquisas em inglês e escrever pedidos de bolsas competitivas em inglês. Os estudantes podem esperar ser expostos ao conteúdo durante as aulas, mas também ter a oportunidade de praticar as várias competências durante o nosso tempo juntos. A minha esperança é que, quer se trate de um rascunho de um artigo ou de uma apresentação para uma próxima conferência ou apresentação de algum outro produto, os estudantes concluirão o curso com um conhecimento que os levará um passo mais próximo dos seus objetivos, acadêmicos e profissionais.

Há mais alguma coisa que queira dizer aos estudantes da UFG?

Estou ansiosa para conhecê-los e pelo nosso tempo juntos. Acredito que vamos todos crescer muito juntos neste semestre.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Coordenação de Comunicação

Categorias: Notícias Noticias