|
O Mestrado está aberto aos diplomados em cursos superiores em Química e áreas afins. As inscrições ocorrem normalmente no mês de dezembro. É necessário a apresentação da documentação pessoal, histórico e diploma da graduação e Curriculum Vitae. As provas serão: escrita sobre temas de Química, análise do currículo e do Histórico Escolar de Graduação e avaliação oral. São oferecidas em torno de 30 vagas. O Programa confere o título de "Mestre em Química" ao aluno que: em 24 meses - prazo mínimo de 18 meses e máximo 30 meses - obter aprovação em 16 créditos em disciplinas e 40 em pesquisa, passar pelo exame de proficiência em língua inglesa e exame geral de qualificação, submetendo-se então a Defesa Pública de Dissertação. ..
|
|
7.1 Laboratórios instalados/ área de conhecimento O Instituto de Química da UFG conta com 12 laboratórios de ensino e 11 laboratórios de pesquisa de responsabilidade dos docentes do Curso de Mestrado em Química da UFG, relacionados a seguir:
Laboratório de Métodos de Extração e Separação (Prof. Dr. Nelson Roberto Antoniosi Filho); Laboratório de Ecotoxicologia (Prof. Dr. Nelson Roberto Antoniosi Filho): Laboratório de Cromatografia (Profa. Dra. Delma Martins Pereira); Laboratório de Eletroanalítica e Análise por Injeção em Fluxo ( Prof. Dr. Lourival Cardoso de Faria); Laboratório de Sistemas Especialistas e Quimiometria (Prof. Dr. Paulo Sérgio Souza); Laboratório de Análise Térmica (Profa. Dra. Maria Inês Gonçalves Leles); Núcleo de Ensino de Química (Profa. Dra. Agustina Rosa Echeverria); Laboratório de Materiais (Profa. Dra. Emília C. de Oliveira Lima e Prof. Dr. Wilson Botter Júnior); Laboratório de Química de Superfície (Prof. Dr. Edésio Fernandes da Costa Alcântara e Prof. Dr. Denilson Rabelo); Laboratório de Síntese Inorgânica (Prof. Dr. Aparecido Ribeiro da Silva e Profa. Dra. Patrícia Pommé Confessori Sartoratto); Laboratório de Caracterização de Materiais (de responsabilidade de todo o corpo docente).
7.2 Área física disponível Exceção feita ao laboratório de Sistemas Especialistas e Quimiometria, que possui 20 m2 e 03 computadores, todos os outros laboratórios possuem ao mesmo tempo área mínima de 40 m2 , 01 computador e toda estrutura básica necessária ( vidraria, reagentes, pequenos equipamentos, bancadas, armários e capelas ).
7.3 Equipamentos instalados Com relação à instrumentação de médio e grande porte, o IQ/UFG conta com 01 equipamento de Absorção Atômica, 01 equipamento de infravermelho com Transformada Fourier, 01 Fotômetro de Chama, 01 Polarógrafo, 03 Sistemas de Análise por Injeção em Fluxo, 02 Sistemas de Extração com Fluidos Supercríticos, 01 Cromatógrafo a Gás com detectores FID e ECD, 01 Cromatógrafo a Gás acoplado a Espectrômetro de Massas, 01 Cromatógrafo a Gás acoplado a Detector de Emissão Atômica, 01 Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência com detectores de UV/Visível e Fluorescência, 01 Medidor de Área Superficial Específica e 01 Difratômetro de Raios-X. No Instituto de Química há também uma sala de computadores, contendo 14 computadores para uso dos alunos do IQ, uma sala de informática com 04 computadores de uso exclusivo dos alunos da pós-graduação e 01 almoxarifado que atende às necessidades básicas de reagentes, solventes e vidraria. A UFG também possui uma Editora (CEGRAF), o que facilita com que as dissertações desenvolvidas sejam publicadas na forma de livros e, também, um centro de manutenção de Equipamentos (CEMEQ) que realiza a manutenção, conserto e desenvolvimento de equipamentos básicos de laboratório.
|