plataforma_lattes

PLATAFORMA LATTES 

A Plataforma Lattes é um conjunto de sistemas computacionais do CNPq.Visa compatibilizar e integrar as informações coletadas em diferentes momentos de interação da Agência com seus usuários, objetivando aprimorar a qualidade da sua base de dados e racionalizar o trabalho dos pesquisadores e estudantes no fornecimento das informações requeridas pelo Conselho.

Resultado do esforço conjunto do MCT, CNPq, FINEP e CAPES/MEC, constitui um importante passo para a integração dos sistemas de informação das principais agências de fomento do País, atendendo antiga demanda da comunidade científica e tecnológica.

CURRÍCULO LATTES

Cadastramento de Currículo Novo/Atualização(On-line)

O cadastro/atualização é feito diretamente na Internet no site www.cnpq.br. Após a conclusão do cadastro o usuário receberá um comprovante do envio dos dados.

Cadastramento de Currículo Novo/Atualização (Off-line)

Para instalar o sistema de currículo off-line, o usuário deverá proceder da seguinte forma:

1. salvar o arquivo (Download) abaixo em seu computador (ex: no diretório c:/temp);

Instalar Sistema de Currículo 18,0MB (versão 1.6 - Build 20040415)

2. após salvar o arquivo, clique no mesmo (InstalaCurriculo.exe para realizar a instalação. Use o sistema Windows Explorer que gerencia a instalação no ambiente Windows);

3. Manual de instruções para uso do Sistema Lattes

4. Perguntas mais frequentes - Entendendo a Plataforma Lattes

1. O que é o Lattes?
2. Qual é a origem do nome "Lattes"?
3. O que é o Currículo Lattes?
4. O CNPq precisa de outro currículo?
5.Como foi concebido o Currículo Lattes?
6. Quem definiu o conteúdo do Currículo Lattes?
7. O Lattes é só o Sistema de Currículos?
8. O que o usuário ganha com a Plataforma Lattes?
9. O que o usuário ganha com o Sistema de Currículos Lattes?
10. O que o CNPq ganha com o Lattes?
11. O que o país ganha com o Lattes?
12. Quem pode enviar seu currículo para o CNPq?
13. Posso enviar meu currículo para outras agências?

 

1. O que é o Lattes?
Lattes é a plataforma de sistemas computacionais do CNPq. Seu objetivo é a coleta integrada e disponibilização de informações junto aos seus usuários, para o apoio das atividades de planejamento, avaliação e acompanhamento ao fomento do CNPq. Além disso, a construção da plataforma Lattes permitiu o início do processo de compatibilização dos sistemas computacionais das agências governamentais: CNPq, FINEP, MCT e CAPES/MEC.

2. Qual é a origem do nome "Lattes"?
Trata-se de uma homenagem do CNPq ao pesquisador Cesare Lattes.

3. O que é o Currículo Lattes?
O Currículo Lattes é o sistema da família Lattes que tem por finalidade a captura dos dados curriculares dos candidatos a recursos disponibilizados pelo CNPq como apoio ao desenvolvimento da ciência e tecnologia do país. Os dados curriculares formam uma das bases de informações para a análise de produtividade e mérito dos candidatos ao fomento.

4. O CNPq precisa de outro currículo?
O Currículo Lattes não é "outro" currículo e sim o único currículo que a Agência passa a exigir. Os dados dos sistemas anteriores do CNPq (BCURR e MiniCurrículo) podem ser migrados para o Currículo Lattes pelo usuário, que poderá, também, capturar suas informações curriculares enviadas no passado ao CNPq, diretamente pela internet.

5.Como foi concebido o Currículo Lattes?
Há algum tempo, o CNPq e seu grupo de consultores ad-hoc reconhecia a necessidade de atualização do conteúdo exigido nos dados curriculares de candidatos aos recursos oferecidos pela Agência. Em abril de 1998, cerca de 400 consultores do CNPq responderam a extenso questionário indicando as informações consideradas relevantes na análise de mérito em processos de apoio e fomento do CNPq. A este conjunto de informações somaram-se aqueles dados cadastrais que a Agência necessita para identificar processos e candidatos, formando, assim, o conjunto de informações curriculares que fazem parte do novo currículo do CNPq.
Em março de 1999, o currículo foi testado por cerca de 120 consultores, obtendo um índice de
aprovação de 4,5 (em uma escala de 0 a 5,0) para 75% deles. Entre maio e junho de 1999, o sistema passou por uma profunda modificação em seu modelo de dados, resultante da compatibilização do currículo com as informações solicitadas pela CAPES para avaliação da pós-graduação. A compatibilização permitirá que professores de Programas de pós-graduação possam fornecer eletronicamente seus dados de produção intelectual referentes ao ano base da avaliação para seu coordenador. Trata-se de uma antiga reivindicação da comunidade científica: tornar os sistemas de captura das informações compatíveis, de forma a minimizar o tempo despendido em preenchimento de formulários.

6. Quem definiu o conteúdo do Currículo Lattes?
Consultores ad-hoc foram os principais definidores do conjunto de informações curriculares do Lattes. Foi necessária, ainda, a participação de técnicos do CNPq que indicaram os dados cadastrais relevantes à identificação de processos e de candidatos a verbas de fomento da Agência.
Além destas definições, pesou muito a decisão de compatibilização entre os sistemas das agências. O novo currículo contempla todas as informações solicitadas nos sistemas anteriores do próprio CNPq e no sistema de currículos CNCT, criado para o PADCT/REACT do MCT. A CAPES também participou do processo de definição do novo currículo. A agência contribuiu na tabulação de dados, no detalhamento da atividade profissional e, especialmente, na especificação das classificações e detalhamento da produção intelectual. O detalhamento da produção intelectual é, portanto, resultante da compatibilização entre os dados comuns das Agências, pela inclusão de ambas as visões de seu detalhamento.

7. O Lattes é só o Sistema de Currículos?
NÃO! Lattes é uma plataforma integrada e conjunta de sistemas de captura de informações junto ao usuário do CNPq, gerência do transporte destes dados para o e do CNPq e análise de consistência e conteúdo pelos técnicos da Agência. A partir de seu lançamento, todos os sistemas de captura de informações da Agência passam a ser compatíveis e integráveis à plataforma Lattes.

8. O que o usuário ganha com a Plataforma Lattes?
Em primeiro lugar, a plataforma Lattes minimiza a necessidade de cadastro de novos dados por parte do usuário. Isso significará uma redução no tempo gasto com cadastramento de informações, que passam a ser processos de atualizações de dados. Assim, sempre que você for fazer alguma solicitação de recurso ao CNPq, os sistemas de captação de dados aproveitarão o que você já fez em momentos anteriores, mesmo que aparentemente os processos não estejam relacionados.

9. O que o usuário ganha com o Sistema de Currículos Lattes?
Além do preenchimento facilitado, no Sistema de Currículos, a plataforma Lattes oferece um conjunto de características adicionais, projetadas para atender a necessidades específicas do usuário. Entre estas, destacam-se:

(a) Importação de dados de outros sistemas. A maior reivindicação dos usuários do CNPq e de outros sistemas de gestão em C&T é a compatibilidade entre os mesmos, a fim de que uma mesma informação não tenha que ser cadastrada em vários sistemas. O Currículo Lattes é o primeiro aplicativo no País a oferecer a possibilidade de migração dos sistemas anteriores do próprio CNPq e do currículo do Ministério de Ciência e Tecnologia, preenchido pelo sistema CNCT.

(b) Compatibilidade CAPES e CNPq. Uma das principais solicitações da comunidade acadêmica foi atendida com a plataforma Lattes: CAPES e CNPq passam a ter compatibilidade em suas plataformas de informações. Especificamente, o professor da pós-graduação poderá utilizar o currículo para disponibilizar seus dados curriculares ao coordenador de seu programa de pós-graduação

(c) Internet. O Currículo Lattes permite a importação dos dados que existem no CNPq e seu envio inteiramente pela internet. A tendência é que isso se intensifique na plataforma Lattes com o desenvolvimento de aplicativos com interação on-line com a base de dados do CNPq.

(d) Relatórios de impressão genéricos e configurados pelo usuário. Esta é uma solicitação antiga dos usuários do CNPq. Para tal, projetamos um módulo no qual o usuário pode selecionar o que quer imprimir de seu currículo ou simplesmente optar pelas versões "Completa" ou "Resumida", que são defaults do sistema. Além da configuração genérica, o sistema permite que o relatório seja salvo em arquivo RTF, ou seja, compatível com editores de texto (ex. Microsoft® Word 97).

(e) Geração de home page. Com o Currículo Lattes, a construção da home page de forma automática, com toda a produção científica e tecnológica do usuário, é uma realidade. Para alterar a página gerada, o usuário poderá utilizar qualquer editor de arquivos ".php" que possua (ex. Microsoft® Word 97). Para publicá-la na Internet, basta consultar seu provedor.

(f) Verificação automática de erros. Para evitar o envio de dados incompletos e inconsistentes ao CNPq, que poderia excluir o candidato de processos de fomento, o Lattes checa a consistência das informações e, quando houver problemas, remete o usuário automaticamente à região do software onde falta informação ou esta está incorreta.

(g) Indicadores de produção. Esta opção do sistema apresenta um perfil completo da produção científica, tecnológica, artística/cultural do usuário. O usuário pode ver a distribuição de sua produção, de acordo com as palavras-chave que utiliza, áreas do conhecimento e setores de atividade. Pode, também, saber com quem ele ou ela mais produz, na comparação dos co-autores.

(h) Produções semelhantes. Para evitar que uma mesma produção seja incluída inadvertidamente mais de uma vez no sistema, o Lattes apresenta uma opção que lista as produções semelhantes para a análise do usuário.

(i) Dicionários. Cada dicionário do Sistema de Currículos é composto por um conjunto de informações introduzidas pelo próprio usuário. O Currículo Lattes separa palavras-chave, autores, áreas do conhecimento e instituições informados pelo usuário. Uma alteração na opção "Dicionário" é refletida para todo o currículo. Assim, por exemplo, se o usuário digitou "sistema coputacional" e escolheu esta palavra-chave para todos os softwares que desenvolveu, não deverá corrigi-la em cada um dos itens no módulo de Software. Ele ou ela o faz para todo o sistema, utilizando o módulo "Dicionários", opção "palavras-chave".

(j) Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil. O Lattes mantém um link interno com os grupos de pesquisa dos quais o usuário participa. Esse link pode enviá-lo, pela internet, à página onde as informações de seu grupo de pesquisa estão disponíveis. Para tal, você deve importar seus dados do CNPq e ter participado da versão 3.0 do Diretório.

(k) Aproveitamento entre currículos. É comum que pesquisadores que trabalham juntos desejem aproveitar os dados de produção C&T que um deles já tenha digitado. O Currículo Lattes possui a opção "Importar produção", no módulo "Ferramentas", onde basta escolher o currículo origem para anexar as produções em que você participou ao seu currículo.

10. O que o CNPq ganha com o Lattes?
A existência de múltiplos sistemas coletores de dados não causava problemas somente ao usuário. A Agência sofria com a falta de uma ferramenta de análise das informações que coletava. Com o Lattes, o CNPq passa a contar com um conjunto de sistemas que instrumentalizam as atividades de gestão, acompanhamento e avaliação na própria Agência. Com isso, por exemplo, programas e editais específicos de uma área da ciência ou tecnologia podem ter uma análise prévia do perfil de pesquisadores e grupos de pesquisa existentes, tanto para a formação de grupos consultores como para avaliação do potencial de desenvolvimento na referida área.

11. O que o país ganha com o Lattes?
A plataforma Lattes oferecerá a MCT, CNPq, FINEP, CAPES (além das FAPs que se integrarem ao projeto) e a seus usuários a transparência das informações relacionadas ao fomento e apoio à C&T nacional. O Brasil passa a ter um conjunto de aplicativos cuja finalidade central é instrumentalizar e qualificar o processo de apoio e incentivo ao seu desenvolvimento científico e tecnológico.

12. Quem pode enviar seu currículo para o CNPq?
Aqueles que estão pedindo bolsas ou auxílios, os que participam do Diretório dos Grupos de
Pesquisa no Brasil, ou qualquer outra pessoa que queira enviar seu currículo gerado no Lattes".

13. Posso enviar meu currículo para outras agências?
O sistema de currículos Lattes está pronto para enviar seus dados curriculares qualquer agência ou instituição que desejar receber currículos Lattes. Ainda neste segundo semestre, professores da pós-graduação poderão gerar seus dados curriculares para passar ao coordenador de seus programa de pós, para a coleta dos dados necessários à avaliação realizada pela CAPES. Para que isto fosse possível, CAPES e CNPq chegaram a um acordo e foram desenvolvidos dois sistemas adicionais à plataforma Lattes: o sistema utilizado pelos professores para geração dos dados individualizados; e o sistema utilizado pelos coordenadores de programas de pós-graduação, para agregar estes dados e enviá-los ao sistema DataCAPES