doutorado_ambientais

CURSOS DE DOUTORADO

Doutorado em Ciências Ambientais
1. IDENTIFICAÇÃO
1.1. Código do Curso na CAPES: 52001016.022P0
1.2. Nome do Curso: Ciências Ambientais
1.3. Nível: Doutorado
1.4. Área de Concentração: Estrutura e Dinâmica Ambiental
1.5. Coordenador: Prof. Dr. Laerte Guimarães Ferreira Jr.
1.6. Endereço: ICB-4 - Secretaria de Pós-Graduação em Ciências Ambientais - Caixa Postal 131 - 74001-970 - Goiânia/GO - Fone/Fax: 0 XX 62 35211024
Curso Vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Homepage:
www.ufg.br/ciamb - E_mail:laerte@iesa.ufg.br
1.7. Situação: credenciado pela CAPES
1.8. Conceito CAPES: 4
1.9. Resolução Consuni:004/2001
2. OBJETIVOS
O programa visa a preparação de profissionais mais especializados, de pesquisadores e de docentes para o magistério superior, de modo a atender às necessidades do desenvolvimento regional e nacional, na temática ambiental. O Ciamb-UFG é organizado e desenvolvido de modo que os estudantes sejam capazes de:

a) identificar, avaliar, discutir e propor soluções aos problemas da área ambiental;
b) relacionar conhecimentos e problemas multi/interdisciplinares;
c) aprimorar o espírito de iniciativa, a capacidade de análise e de crítica;
d) elaborar e executar projetos de pesquisa, bem como divulgar os seus resultados.

3. FUNCIONAMENTO

As inscrições ocorrem anualmente em novembro/dezembro, sendo exigido além dos documentos pessoais, o Curriculum vitae, cópias do pré-projeto de pesquisa, comprovação do título de mestre ou de que exerce atividade profissional a mais de 5 anos na temática ambiental, cópia de pelo menos 1 (um) artigo científico e/ou trabalho completo em anais em eventos ou revista indexada, além de carta de recomendação do possível orientador. O número de vagas é em torno de 22. A seleção consta de prova de suficiência em língua estrangeira, análise de currículo e avaliação oral: argüição do pré-projeto e entrevista.

 

4. DISCIPLINAS  DO CURSO

I - Núcleo comum

Nome 
Carga horária
Créditos
Fundamentos filosóficos e epistemológicos da multidisplinaridade 
30
02
Introdução à Ciência Ambiental
60
04
Oficinas em análise ambiental
90
06

II - Disciplinas eletivas

Tópicos em cerrado
60
04
Monitoramento e conservação de recursos hídricos
60
04
Tópicos em Ciências Ambientais
30
02
Monitoramento e conservação de recursos hídricos
60
04
Conservação da biodiversidade
60
04
Análise de processos erosivos
60
04
Planejamento ambiental
60
04
Educação ambiental
60
04
Métodos de amostragem ambiental
60
04
Fronteiras e meio ambiente
60
04
Solos e meio ambiente
60
04
Direito e legislação ambiental
60
04
Desenvolvimento regional
60
04
Tópicos em cerrado
60
04

5. CORPO DOCENTE 

Nome
Categoria
Titulação
E_mail
Adriano Naves de Brito
Titular
Doutor
adriano@fchf.ufg.br
Agustina R. Echeverria
Adjunto
Doutor
agustina@quimica.ufg.br
Barsanulfo Gomides Borges
 Adjunto
 Doutor
bborges@fchf.ufg.br
Divino Brandão
 Adjunto
 Doutor
dbrandao@icb.ufg.br
Edgardo Manuel Latrubesse
 Adjunto
 Doutor
latrubes@iesa.ufg.br
Fausto Miziara
Titular
 Doutor
fausto@fchf.ufg.br
Ina de Souza Nogueira
 Adjunto
 Doutor
inasn@zaz.com.br
Jose Alexandre F. Diniz Filho
Titular
Doutor
diniz@icb.ufg.br
José Nicolau Heck Titular Doutor
heck@international.com.br
Laerte G. Ferreira Jr. Titular Doutor
laerte@iesa.ufg.br
Lázaro José Chaves
Titular
Doutor
lchaves@agro.ufg.br
Leandro Gonçalves Oliveira
Adjunto
Doutor
lego@icb.ufg.br
Luis Mauricio Bini
Adjunto
Doutor
bini@icb.ufg.br
Lyz Elizabeth A. M. Duarte
Adjunto
Doutor
elio@fchf.ufg.br
Maria do Amparo A. Aguiar
Adjunto
Doutor
mamparo@zaz.com.br
Maria Inês Gonçalves Leles
Adjunto
Doutor
leles@quimica.ufg.br
Nelson R. Antoniosi Filho
Adjunto
Pós-Doutor
nelson@quimica.ufg.br
Nivaldo dos Santos
Adjunto
Doutor
nivaldodossantos@bol.com.br
Rogério Pereira Bastos
Adjunto
Doutor
bastos@icb.ufg.br
Sandra de Fátima Oliveira
Adjunto
Doutor
sanfaoli@iesa.ufg.br
Selma Simões de Castro
Titular
Doutor
selma@iesa.ufg.br

6. LINHAS DE PESQUISA
1. Monitoramento e análise de recursos naturais
2. Conservação, desenvolvimento e sociedade
b
7. ESTRUTURA FÍSICA
Laboratórios instalados/ área de conhecimento

1. Laboratório de Análise de Solos e Foliar (LASF-EA-UFG). Apresenta uma área 100 metros quadrados, onde são executadas análises de solo (químicas e físicas), bem como análise foliar espécies cultivadas e nativas do cerrado. Esse laboratório está equipado com materiais básicos e de rotina e também conta com um espectrofotômetro de absorção atômica, que permite determinação de íons metálicos.

2. Laboratório de Geologia e Geografia Física-Labogef (IESA). Numa área de aproximadamente 70 metros quadrados, esse laboratório possui dez estereomicroscópios, três microscópios para análise de sedimentologia e micromorfologia de solos, GPS (Geoexplorer), teodolitos, trado mecânico (MB1), Sonda vibracore, Corretômetro, ecossonda Furuno, trado manual, bomba de vácuo e filtros associados (análise de sedimentos em suspensão), estufa, balança eletrônica, vidrarias, jogo de peneiras granulométricas e agitadores acoplados, três computadores ligados à Internet, uma mesa digitalizadora, mapas temáticos (cartografias variadas), imagens de satélite, imagensm de radar, fotografias aéreas de diferentes áreas de trabalho. Além disso, apresenta assinaturas de alguns periódicos específicos, como Reporter of Glocoph e Anais dos Simpósios de Geomorfologia.

3. Laboratório de Limnologia (ICB). Apresenta uma área de aproximadamente 50 metros quadrados, onde são realizadas análises qualitativas e quantitativas de organismos aquáticos, principalmente macroinvertebrados bentônicos e algas, tanto de ambientes lóticos como lênticos. Apresenta também terminal de computador conectado à internet, impressora e scanner. Possui equipamentos de amostragem, como dois Horiba (multianalisadores da qualidade de água), uma draga de Petersen, quatro amostradores de Surber, cinco estereomicroscópios, um microscópio invertido, álcool, formol, ácido sulfúrico, vidraria para acondicionamento das amostras físico-químicas de água e dos organismos. Inclui ainda, anexo ao laboratório, uma geladeira, um GPS (Garmin), um barco 6m, 6 salva-vidas, caixas térmicas e plásticas, motor 25Hp, carreta rodoviária para transporte desse material, tanques de combustíveis e um gerador elétrico de energia (1000W). Além disso, inclui ainda, periódicos pertinentes e específicos da área, destacando-se o Journal of NABS (North American Benthological Society), Revista Brasileira de Zoologia, Acta Limnologica Brasiliensia.

4. Laboratório de Métodos de Extração e Separação (IQ). Situado num espaço de aproximadamente 100 metros quadrados este laboratório possui 1 computador ligado a rede Internet, capela, bancada, geladeira, 02 estufas, grande quantidade de solventes, reagentes e vidraria e foi recentemente contemplado com 02 Cromatógrafos a Gás equipado com detectores FID e ECD (HRGC), 02 Cromatógrafos a Gás acoplados a Detector Seletivo de Massas (GC-MS), 01 Cromatógrafo a Gás equipado com Detector de Emissão Atômica (GC-AED), 02 Cromatógrafos Líquidos de Alta Eficiência com detectores de UV/VIS, fluorescência e índice de refração (HPLC) e possui ainda a disponibilidade de 01 Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência com 02 Detectores Seletivos de Massas (HPLC-MS-MS). Além disso, possui padrões de referência USP para análise de pesticidas, hidrocarbonetos lineares e aromáticos polinucleares e difratômetro de Raio X.

5. Laboratório de Análise Térmica (IQ). Situado numa área de aproximadamente 40 metros quadrados, possui capela, bancada e estufa para preparo de amostras, grande quantidade de solventes, reagentes e vidraria e foi recentemente contemplado com 01 equipamento de Análise Termogravimétrica (TG-DTA), 01 equipamento de Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC), 01 Coletor de Gases Emanados (EGC) e 1 computador.

6. Laboratório de Genética Vegetal (ICB). Numa área compreendida em 50 metros quadrados, este laboratório está equipado com um termociclador, uma ultracentrífuga refrigerada, dois trans-iluminadores, duas balanças analíticas, um freezer, uma geladeira, um banho maria, cubas e fontes de eletroforeses, pHmetro, um autoclave, um terminal de computador completo e ligado à internet, uma estufa e um microscópio com máquina fotográfica acoplada, contraste de fase e diversos filtros.

7. Laboratório de Biologia Populacional Teórica (ICB). Inclui, numa área de aproximadamente 12 metros quadrados, equipamentos de informática, sendo quatro computadores, dos quais dois ligados à internet. Inclui ainda bibliografia especializada (Evolution, Revista Brasileria de Genética e de Biologia) assinada pelo coordenador:

8. Laboratório de Ecologia (ICB). Numa área de aproximadamente 20 metros quadrados Apresenta dois computadores completos ligados à internet, dois estereomicroscópios para identificação de insetos sociais (cupins), pinças entomológicas, equipamentos de fitossociologia (estacas, trenas, corda e bússola), acervo bibliográfico de relatórios de EIA-RIMA de vários pontos do Estado de Goiás, vidraria e reagentes para fixação de insetos.

9. Laboratório de Comportamento Animal (ICB). O laboratório possui aproximadamente 14 metros quadrados, com dois terminais de computadores ligados à internet, impressoras, equipamentos de gravação sonora de anfíbios (DAT e NAGRA), gravadores portáteis, microfone acústico, paquímetros, vidraria e reagentes de fixação e conservação de anuros e répteis, dois termohigrômetros, equipamento de campo (lanternas, pilhas, pinças e etiquetas). Além disso, assinatura de alguns periódicos específicos (COPEIA, Journal of Herpetology, Herpetologica, Herpetological Review e Revista, Herpetological Monographs).

10. Departamento de Ciências Sociais (FCHF). Esse departamento proporciona infraestrutura computacional de 12 microcomputadores, ligados à internet e biblioteca setorial com acervo de mais de 2000 exemplares.

11. Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química (IQ). O laboratório possui uma área de 20 metros quadrados e dispõe de fotocopiadora, 01 televisor, 01 vídeo cassete, 01 filmadora, 03 computadores e 02 impressoras.

12. Laboratório de Biotecnologia (EA). O laboratório possui uma área de 60 metros quadrados e dispõe de controlador térmico para PCR M. J. Research, um fotodocumentador para eletroforese Kodak, uma centrifuga refrigerada 15000 rpm, 4 cubas para eletroforese, 1 câmara de fluxo laminar, 1 sistema de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência, 1 freezer, 1 geladeira e 3 computadores.

13. Laboratório de Controle Biológico (EA). Numa área de aproximadamente 150 metros quadrados, estão localizados quatro estereomicroscópios, alguns com câmara clara, estufas de secagem simples, estufas climatizadas, pinças entomológicas, câmaras humidificadoras, autoclave, geladeira, freezer, peneiras, bandejas plásticas, vidraria e reagentes variados, dois computadores e armadilhas para captura de insetos. Coordenador: 14. Centro de Advocacia da UFG (FD). Possuindo uma área de 20 metros quadrados, o Centro de Advocacia da UFG conta com 02 computadores ligados a Internet, 02 impressoras, fotocopiadora, filmadora e acervo bibliográfico próprio.

14. Centro de Educação Ambiental (IESA) Numa área de 12 metros quadrados, o Centro de Educação Ambiental conta com 01 computador ligado a rede Internet, 01 impressora e acervo bibliográfico próprio.

[voltar à pós-graduação]