1.1. Código da Unidade: 3301 1.2. Código do Depto.: 4104/4105 1.3. Código do Curso: 5303 1.4. Nome do Curso: Educação 1.5. Nível: Doutorado 1.6. Áreas de Concentração: Educação 1.7. Coordenação: Prof. Dr. João Ferreira de Oliveira 1.8. Endereço: Faculdade de Educação - UFG - Rua Delenda Rezende de Melo s/n, S. Universitário - Goiânia - GO - Fone: 0XX62 3209-6205/Fax: 0XX62 3521-1880 E-mail: mebufg@hotmail.com - Homepage:www.mebufg.hpg.com.br 1.9. Situação: Credenciado 1.10. Conceito CAPES: 4
2. OBJETIVOS
O Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (MEB), da Universidade Federal de Goiás destina-se à formação de docentes de ensino superior, de pesquisadores na área de Educação e ao aprimoramento científico-profissional de mestres na área de Educação. Tem por finalidade:
aprofundar estudos e pesquisas que contribuam para o avanço dos processos político-pedagógicos;
criar espaços de reflexão e produção coletivas de projetos inovadores socialmente relevantes;
criar e consolidar linhas de pesquisa.
São objetivos específicos do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira:
preparar profissionais para o exercício da docência no ensino superior e pesquisadores na área de Educação;
capacitar profissionais para atuarem nos diversos graus de ensino e em atividades educacionais desenvolvidas em outras instâncias;
desenvolver a pesquisa e a produção do conhecimento na área de Educação;
conferir o grau de Doutor em Educação Brasileira.
3. FUNCIONAMENTO
3.1. Requisitos para inscrição
a) formulário de inscrição devidamente preenchido; b) declaração de estar ciente da exigência de disponibilidade de, no mínimo, 20 horas semanais, na FE; c) duas (02) fotos 3x4 recentes; d) comprovante de pagamento da taxa de inscrição; e) carteira de identidade (fotocópia); f) histórico escolar do Mestrado (fotocópia); g) cópia da dissertação; h) diploma do curso de Mestrado (fotocópia) ou Ata de Defesa da dissertação (fotocópia); i) currículo Lattes comprovado. Incluir como texto completo apenas as cinco publicações assinaladas como mais relevantes no Currículo Lattes; j) memorial analítico-descritivo da trajetória acadêmica do candidato (3 vias) k) projeto de pesquisa (3 vias), indicando a Linha de Pesquisa à qual ele se vincula e o possível orientador – até 2 nomes.
3.2. Período de inscrição: Edital em fevereiro/2005 3.3. Período de seleção: Seleção maio/junho/2005 3.4. O número de vagas: 3.5. Matrícula: 3.6. Data da criação do curso: 2002 3.7. Avaliação
Notas
Grau
Conceito
10,0 a 9,0
A
Excelente
8,9 a 7,0
B
Bom
6,9 a 5,0
C
Regular
4,9 a 0,00
D
Insuficiente
3.8. Avaliação de exame de qualificação: Sim 3.9. Exige: tese
4. DISCIPLINAS DO CURSO
4. DISCIPLINAS DO CURSO
4.1. Disciplinas obrigatórias
Nome
Carga Horária
Créditos
Teoria do Conhecimento e Educação
90
06
Estado, Políticas Públicas e Educação
30
02
4.2.Disciplinas eletivas
Nome
Carga Horária
Créditos
Políticas Públicas e Universidade Brasileira
90
06
Filosofia e Educação
30
02
Formação de Professores: Tendências Atuais
60
04
Fenomenologia e Educação
45
03
Pesquisa e Educação
60
04
Educação Brasileira
Reestruturação Produtiva e Educação
Método Dialético em Marx
Cultura e Educação no Contexto das Ações Rurais Coletivas
5. CORPO DOCENTE
Nome
E_mail
Ângela Cristina B. Mascarenhas
acbelm@zipmail.com.br
Anita Cristina Azevedo Resende
aazeres@uol.com.br
Carlos Rodrigues Brandão
brandao08@ig.com.br
Eli Guimarães S. Evangelista
ege@terra.com.br
Ildeu Moreira Coelho
ildeu.coelho@persogo.com.br
Ivone Garcia Barbosa
garciasoares@cultura.com.br
Jadir de Morais Pessoa
jmpessoa@terra.com.br
João Ferreira de Oliveira
joaofo@terra.com.br
Luiz Fernandes Dourado
dourado@terra.com.br
Marcos Corrêa da Silva Loureiro
loureiro@netgo.com.br
Maria Hermínia Marques da Silva Domingues
domjlh@terra.com.br
Marília Gouvea de Miranda
mgmiranda@uol.com.br
Maurides Batista Macedo Filha de Oliveira
maurides@terra.com.br
Mirza Seabra Toschi
toschi@topnet.com.br
Valter Soares Guimarães
vsguimaraes@uol.com.br
6. LINHAS DE PESQUISA
1. Educação, trabalho e movimentos sociais 2. Estado e política educacional 3. Cultura e processos educacionais 4. Formação e profissionalização docente