card conpeex

PRPG recebe convidados especiais no 18° Conpeex

Conheça os palestrantes que vão se apresentar a partir do dia 04/10

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação organizou uma programação especial para a semana do 18° Conpeex. Entre as várias atividades do evento durante a semana de 04 a 08 de outubro, estão na agenda quatro palestras que ocorrerão de segunda à quinta-feira, às 19h30, no canal oficial da UFG no Youtube.

Os convidados são especialistas em diferentes áreas do conhecimento, que permitirão ao público entrar em contato com ideias e reflexões sobre o potencial da pós-graduação brasileira e os impactos da ciência, tecnologia e inovação na sociedade.

Clique aqui e confira a programação completa da PRPG no Conpeex 2021

Mercedes Bustamante

Mercedes Bustamante

Professora titular da UNB e membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Mercedes Bustamante é bióloga (UFRJ), com mestrado na Universidade de Viçosa na área de Ciências Agrárias e doutorado em Geobotânica na Universitaet Trier (Alemanha). Referência em estudos sobre o bioma Cerrado, Mercedes atua na área de ecologia de ecossistemas, em particular em temas relacionados a mudanças no uso da terra, biogeoquímica e mudanças ambientais globais.

A cientista foi co-coordenadora no 5° Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês). Em gestão de política científica e educacional, ela contribuiu como Diretora de Políticas e Programas Temáticos no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e diretora de Programas e Bolsas no País da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mercedes vem ao Conpeex na segunda-feira para falar sobre a interação entre Ciência e sociedade.

Palestra: Interações entre ciência e sociedade
Data: 04/10 - 19h30
Link: https://www.youtube.com/watch?v=OrnsCZq9BN0


Sabine Rightti

Sanbine

Jornalista, com mestrado e doutorado em política científica e tecnológica pela Unicamp, com passagem pela School of Education da Universidade de Michigan e pela Graduate School of Education de Stanford. Sabine é orienta pesquisas na Especialização em Jornalismo Científico do Labjor-Unicamp e no Programa de Mestrado em Divulgação Científica e Cultural da Unicamp; da Agência Bori, projeto de divulgação científica da FAPESP e do Instituto Serrapilheira.

A cientista escreve periodicamente análises sobre ciência e ensino superior para a Folha de S.Paulo e já foi revisora dos periódicos científicos PLOS One, Revista Brasileira de Inovação, Cadernos PAGU e da Anais da Academia Brasileira de Ciências. Em sua palestra, na terça-feira, Sabine trará reflexões atuais sobre os indicadores, percepção pública e comunicação social da Ciência no Brasil.

Palestra: Ciência brasileira: indicadores, percepção pública e comunicação social
Data: 05/10 - 19h30
Link: https://www.youtube.com/watch?v=WklsqQoa7kY


Renato Janine Ribeiro

Renato Janine

Renato Janine Ribeiro é filósofo, cientista político e professor titular na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Janine foi Ministro de Estado da Educação em 2015 e atualmente é presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Ele recebeu o prêmio Jabuti de melhor ensaio (2001) e a Ordem Nacional do Mérito Científico (1997). Renato concebeu e apresentou duas séries de programas de televisão sobre Ética, na TV Futura, depois apresentadas na TV Globo.

O pesquisador também foi membro do Conselho Deliberativo do CNPq e diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes. Em 2004 e 2007 ele acompanhou as avaliações trienais de mais de 2.500 cursos de mestrado e doutorado do Brasil. No âmbito das artes e cultura, é membro do Conselho Consultivo de Inhotim. O tema da palestra de Renato, que acontece na quarta-feira, é “ O valor da Ciência”.

Palestra: O valor da ciência
Data: 06/10 - 19h30
Link: https://www.youtube.com/watch?v=B9JqIIkOCIQ

 

Claudia Bauzer Medeiros

Claudia B

Formada em Engenharia Elétrica (PUC-Rio), com Mestrado em Informática (PUC-Rio) e PhD in Computer Science (University of Waterloo, Canada, 1985), Claudia é professora titular do Instituto de Computação da Unicamp. Há mais de 20 anos ela coordena projetos multidisciplinares e multi-institucionais em biodiversidade, planejamento agrícola e planejamento ambiental, envolvendo universidades no Brasil, Alemanha e França.

Claudia foi coordenadora do comitê de Computação do CNPq, vice-coordenadora do comitê de Computação da CAPES e presidente da Sociedade Brasileira de Computação. A pesquisadora ainda recebeu o prêmio de Honoris Causa pela Universidade Paris Dauphine. Sua palestra, na quinta-feira, tratará sobre as perspectivas da Ciência aberta (open science) no Brasil, uma alternativa aos modelos atuais de publicação científica. que torna a ciência mais transparente para o público não acadêmico, principalmente quando financiada por verbas públicas.

Palestra: O que é ciência aberta? O que o Brasil está fazendo a respeito? 
Data: 07/10 - 19h30
Link: https://www.youtube.com/watch?v=A542pywSmL8

Quelle: Coordenação de Comunicação

Kategorien: Notícias Noticias