Card Conpeex

PRPG realiza simpósios temáticos no 18° Conpeex

Eventos dialogam com o tema central do simpósio. Saiba mais

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFG realizará durante o Conpeex três simpósios voltados para o tema geral do congresso, que este ano é “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”.

Em alinhamento com tal tema, serão realizados pela PRPG o simpósio “Transdisciplinaridade na Ciência, Tecnologia e Inovação para a pecuária sustentável'' (05/10 - 8h às 12h); o simpósio “Transversalidade da Ciência, Tecnologia, e Inovações para a cadeia do agronegócio sustentável” (06/10 - 08h às 12h e 14h às 17h) e o “1º Simpósio de Parcerias em Tecnologia e Inovação” (07/10 - 08h às 12 e 14h às 17h).

A programação será transmitida ao vivo no canal oficial da UFG no Youtube. Veja abaixo mais detalhes sobre os simpósios.

Agronegócio sustentável

O primeiro simpósio ocorre na terça-feira (05), às 08h, com o tema “Transdisciplinaridade na Ciência, Tecnologia e Inovação para a pecuária sustentável''. O evento tratará da importância do Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Programas de Pós-Graduação (PDPG), promovido pela CAPES, FAPEG E UFG, para o incentivo da pecuária em Goiás.

A mesa redonda contará com a presença de Tiago Freitas de Mendonça, Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento; José Mário Schreiner, Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás; Robson Domingos Vieira, presidente da FAPEG e Cláudio Teoro, superintendente de Insumos da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (COMIGO).

Em seguida, alunos e professores dos PPGs em Administração, Biodiversidade Animal, Economia e Zootecnia, contemplados no PDPG, apresentarão os trabalhos selecionados. “ Esse seminário é uma oportunidade para congregar esforços e reflexões para que a UFG possa identificar projetos que tenham efetiva contribuição ao desenvolvimento estratégico da pecuária sustentável, alinhados com as perspectivas do setor produtivo no estado”, conta o professor coordenador do simpósio Marinaldo Ribeiro (EVZ).

Inovação no agronegócio

As discussões sobre a relação da pós-graduação com o agronegócio em Goiás continuam na quarta-feira (06), no simpósio “Transversalidade da Ciência, Tecnologia, e Inovações para a cadeia do agronegócio sustentável”. As apresentações de projetos de pesquisa sobre esse tema se estendem até à tarde, das 14h às 17h45, com os PPGs em Agronomia, Direito Agrário e Genética e melhoramento de plantas.

Os projetos que serão apresentados nesse dia foram aprovados no Edital 18/2020 da CAPES, do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG). O programa seleciona pesquisas que são estratégicas para o avanço econômico e social do Estado, e, no caso de Goiás, o agronegócio é umas das principais atividades desenvolvidas na região.

MAI/DAI

Na quinta-feira (07), acontece o “1º Simpósio de Parcerias em Tecnologia e Inovação”, com mesa redonda e apresentações que envolvem os programas de Doutorado e Mestrado/Doutorado Acadêmicos de Inovação (DAI-2018 e MAI/DAI-2020). Participam da mesa redonda, às 8h, o Pró-Reitor de Pós-Graduação Laerte Ferreira Guimarães Júnior (PRPG), o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação Jesiel Freitas Carvalho (PRPI), Cassiano D´Almeida (CNPq), e o professor e coordenador do programa Conecta-Pós da UFG, Robert Bonifácio ( FCS).

O professor Sérgio Tadeu Sibov (EA) é um dos organizadores do simpósio e lembra que as chamadas públicas, promovidas pelo CNPq, para Programas de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação (MAI/DAI) tem o objetivo de fortalecer o empreendedorismo e a inovação nas Universidades e Institutos de Pesquisa, promovendo parcerias com a iniciativa privada. “Dedicar um dia inteiro da programação do CONPEEX para a discussão deste Programa revela o quanto tais parcerias com empresas é um tópico importante para a UFG”, explica.

A ideia é que estes encontros façam parte da programação do Conpeex a partir de agora. “O foco deste 1º Simpósio serão os projetos MAI/DAI. Porém, a perspectiva é ampliar as discussões sobre como facilitar, incrementar e aprimorar estas parcerias com as empresas de uma forma cada vez mais ampla, mesmo que não estejam abrigados nos editais MAI/DAI”, conta Sérgio Tadeu.

Confira a programação completa dos simpósios neste link.

资源: Coordenação de Comunicação

类别: Notícias Noticias