Card Conpeex

18° Conpeex: Simpósio de Integridade Acadêmica no Ensino, Pesquisa e Extensão

Evento encerra a participação da PRPG no congresso

A UFG realiza na sexta-feira (08), a partir das 14h, o I Simpósio de Integridade Acadêmica no Ensino, Pesquisa e Extensão. O evento integra o 18° Congresso de Pesquisa e Extensão da UFG (Conpeex) e tem o objetivo de promover  o debate sobre a honestidade e boas condutas acadêmicas no ensino de graduação, de pós-graduação, nas atividades de pesquisa e extensão.

As Pró-Reitorias de Graduação, de Pós-Graduação, de Pesquisa e Inovação, de Cultura e Extensão e de Assistência estudantil juntamente com especialistas de todas as grandes áreas do Conhecimento e Comitê de Ética em Pesquisa e Comissão de Ética no Uso de Animais participam do Comitê de Integridade Acadêmica (CIA), por meio de representações, e nesse contexto o evento foi idealizado.

“A ideia do simpósio é promover discussões sobre integridade acadêmica não só na rotina de pesquisadores, mas também no cotidiano dos estudantes da  graduação e da pós-graduação durante as atividades de ensino e extensão, além disso, pretende-se trazer à luz a visão de que a integridade acadêmica também diz respeito ao corpo técnico de servidores da UFG”, explica Maria Márcia Bachion, Pró-reitora Adjunta e Diretora Geral de Pós-Graduação stricto sensu da UFG. 

O evento será transmitido pelo canal oficial da UFG no YouTube (Link: https://www.youtube.com/watch?v=_gTPGxZr_eg)

O simpósio contará com palestras de pesquisadores altamente qualificadas, e que são importantes referências nesta área: Sônia Maria Ramos de Vasconcelos (UFRJ); Carmen Penido Monteiro (FioCruz), organizadoras do  VI Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publication Ethics (VI BRISPE), e Maria Domingues Vargas (UFF), membro titular da Academia Brasileira de Ciências.

A integridade acadêmica tem sido debatida em um crescente na UFG. Ao longo dos anos podem ser destacados grandes marcos. Em 2016 a UFG sediou o IV Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publication Ethics (VI BRISPE), em 2018 foi criado Comitê de Integridade Acadêmica, vinculado à PRPI, diversos Programas de Pós-Graduação abordam a temática em disciplinas de sua matriz curricular e promovem cursos de curta duração nesta área. A PRPI apresenta em sua estrutura vários setores que dão suporte aos pesquisadores para se apropriarem de ferramentas para produzir a ciência aberta e a PRPG realizou em junho deste ano o I Simpósio de Integridade Acadêmica na Pós-graduação e está investindo recursos financeiros na aquisição de acesso a software de identificação de similaridade em teses e dissertações.


Confira a programação:

 

14:00h – Mesa de Abertura  

Participação: Edward Madureira Brasil, Reitor da UFG, Sandramara Matias Chaves, Vice-Reitora da UFG; Jaqueline Civardi, Pró-Reitora de Graduação; Laerte Guimarães Ferreira Jr., Pró-Reitor de Pós-Graduação; Jesiel Carvalho Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação,  Lucilene Maria de Sousa, Pró-Reitora de Extensão e Cultura; Maísa Miralva da Silva, Pró-Reitora de Assuntos Estudantis; Maria Márcia Bachion (PRPG/Comitê de Integridade Acadêmica), representante da Comissão Organizadora do evento.

 

14:30 – Palestra - Integridade Acadêmica  

▪ Sônia Maria Ramos de Vasconcelos - Doutora em Ciências – Educação, Gestão e Difusão em Ciências (UFRJ). Participa, em  colaboração com professores de diferentes áreas e instituições, da organização do Brazilian Meeting on Research Integrity,  Science and Publication Ethics (BRISPE) desde a sua criação (2010). Coordenou o comitê organizador local da 4th World  Conference on Research Integrity (4WCRI, 2015) e, desde 2017, é membro (fundador) do Comitê Gestor da WCRI  Foundation.  

Mediadora: Rejane Faria Ribeiro-Rotta (PRPI/ Comitê de Integridade Acadêmica).

  

15:30 – Palestra - Integridade Acadêmica na Pós-Graduação  

▪ Carmen Penido Monteiro - Doutora em Biologia Celular e Molecular (FioCruz), com Sandwich no National Heart and Lung  Institute, Imperial College (Londres, Inglaterra) e o pós-doutorado (2007) no Instituto Gulbenkian de Ciências (Lisboa,  Portugal). É Especialista em Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública do Centro de Desenvolvimento  Tecnológico em Saúde (CDTS) da Fundação Oswaldo Cruz. Juntamente com a Professora Sônia Vasconcelos, está  organizando o VI Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publication Ethics (VI BRISPE) 

Mediador: Laerte Guimarães Ferreira Jr. (PRPG).  

 

16:30 – Palestra - Integridade Acadêmica na Graduação  

▪ Maria Domingues Vargas - Doutora em Química (Universidade de Cambridge). É professora do Instituto de Química da  Universidade Federal Fluminense. Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências na área de Ciências Químicas desde 

  1. Foi condecorada com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico (2018). Atua no Grupo de Trabalho Mulheres na Ciência, na UFF.

Mediador: João Medrado (PRAE/ Comitê de Integridade Acadêmica). Debatedor - Kléber Mendes de Figueiredo (PROGRAD/EEMC)  

 

17:30 – Encerramento 

▪ Lilian Ribeiro de Rezende – UFG - Doutora em Geotecnia pela Universidade de Brasília e pós-doutorado na Universidade de  Nebraska - Lincoln. Professora Titular da Escola de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Goiás. Atua no Comitê de Integridade Acadêmica da UFG. 

Mediador: João Medrado (PRAE/ Comitê de Integridade Acadêmica). 

Fonte: Coordenação de Comunicação

Categorias: Notícias Noticias