PRPG realiza III Colóquio da Pós-Graduação
Evento abordará perspectivas sobre a avaliação e tendências do Sistema Nacional de Pós-Graduação
Legado da gestão 2018-2021 da PRPG, o III Colóquio de Avaliação do Sistema de Pós-Graduação da UFG ocorre entre os dias 7 e 9 de dezembro. A programação inédita, com painéis e mesas de debate, será transmitida ao vivo pelo canal da UFG Oficial, no Youtube.
Clique aqui para se inscrever no evento.
Em meio à tempos desafiadores para a ciência no Brasil, o colóquio é uma oportunidade para refletir, analisar e traçar novos caminhos para o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), ao lado de convidados especialistas em avaliação e gestão do universo stricto e lato sensu.
“Se tem uma coisa que me orgulho é do Sistema Nacional de Pós-Graduação do Brasil que foi construído ao longo dos últimos 60 anos. É um Sistema robusto, reconhecido e respeitado internacionalmente”, reforça o pró-reitor da PRPG, Laerte Ferreira, ao apontar a necessidade urgente de se pensar o futuro do SNPG e discutir as diretrizes do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG).
Além das perspectivas avaliativas sobre a pós-graduação, o evento abordará questões que há tempos movimentam reflexões nas universidades, como as ações afirmativas. Entre as temáticas que serão tratadas está o ingresso e permanência de negros, indígenas, pessoas com deficiência e pessoas transexuais nos cursos de pós-graduação. Reflexões sobre ações afirmativas no contexto das maternidades plurais e das comissões de heteroidentificação também estarão em pauta.
Programação
Para enriquecer a programação, a PRPG convidou professores e lideranças científicas de renome no cenário científico nacional e internacional, com ênfase para a participação do professor Francisco César de Sá Barreto, que presidiu o PNPG 2005 - 2010, da professora Connie McManus, ex-Diretora de Relações Internacionais da CAPES, da presidente da Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG), Flávia Calé e do presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP), Carlos Henrique Carvalho.
Além dessas personalidades, marcarão presença no colóquio os coordenadores de Área da Capes Marcelo Rosa (Sociologia), Luiz Fernandes (Humanidades) e ainda o ex-coordenador da Capes na área de Física, Fernando Lázaro.
Para compor a mesa sobre ações afirmativas na Pós-Graduação, a PRPG convidou Pedro Cruz, coordenador de Ações Afirmativas da UFG, Cléber Vieira, diretor da Associação Nacional de Pesquisadores Negros, Yordaa Lara, coordenadora do Coletivo TransAção-UFG, Silvia Braggio, pesquisadora do PPG em Letras e Linguística, Alexandre Herbetta, do Núcleo Takinahaky de Formação Indígena e as pesquisadoras Ana Carolina Coelho e Vanessa Clemente Cardoso, do GT Mulheres Cientistas e Maternidades Plurais da Faculdade de História.
As reflexões político-pedagógicas que envolvem a pós-graduação na atualidade serão mediadas pelos especialistas Robert Verhine, coordenador da área de Educação na Capes, Luiz Portela Oliveira, presidente da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpa) e Lucindo Quintans, professor da Universidade Federal do Sergipe.
Além disso, para tratar sobre os cursos de especialização e residências, a PRPG convidou Fernando Carneiro, conselheiro da Comissão de Residência Médica da UFG (Coreme), Heline Carneiro, conselheira da Comissão de Residência Multiprofissional da UFG (Coremu) e o professor da FACE, Moisés Ferreira Cunha.
Acompanhe a programação completa:
III Colóquio de avaliação do Sistema de Pós-Graduação da UFG: “Como avançar em um mundo de complexidades e incertezas”
Quelle: Coordenação de Comunicação