prêmio capes de tese 2021

Pesquisadora do PPGCA - UFG recebe menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2021

A tese de doutorado defendida por Elen Regozino Muniz. discente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, colocou a UFG entre aqueles que receberam menção honrosa na 16ª edição do Prêmio Capes de Tese. A premiação reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em programas de pós-graduação brasileiros, sendo que o processo seletivo considera quesitos como originalidade e relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social do país.

Sob o título "Mecanismo de ação e formulação de Beauveria bassiana no controle de artrópodes de importância veterinária", a pesquisadora Elen Regozino desenvolveu uma alternativa para o controle de carrapatos e moscas varejeiras, os quais anualmente provocam um prejuízo estimado de R$ U$ 3,5 bilhões à pecuária brasileira.

Orientada pelo professor do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública, Éverton Kort Kamp Fernande, membro do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da UFG, a tese defendida por Elen se destaca por ser uma solução mais eficiente ao desafio enfrentado pela agropecuária em lidar com esses dois parasitos. A pesquisadora propõe uma maneira diferente dos métodos convencionais - o uso de produtos químicos - que realiza o biocontrole através de fungos entomopatogênicos.

A tese, viabilizada por meio de recursos do CNPq e bolsa da CAPES, ganhou também reconhecimento internacional. Os resultados foram apresentados e premiados no 52nd Annual Meeting of the Society for Invertebrate Pathology em Valência, Espanha. Além disso, a pesquisa originou dois artigos científicos publicados em periódicos internacionais.

类别: Notícias Noticias