logo FARA

Pós-graduação da UFG participa de evento internacional em Viçosa, MG

O Forum for Agricultural Research in Africa (FARA) e o Terciary Education Trust Fund (TETFund) da Nigéria, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), Brasil, promoveram a First Agricultural Research and Innovation Fellowship for Africa (ARIFA) e o Simpósio de consolidação da Plataforma de Parcerias ARIFA (APP). O evento foi realizado em Viçosa entre os dias 25 e 30 de abril de 2022, sob a responsabilidade do Reitor da UFV, Prof. Demetrius David da Silva.

professor james - simposio

Os participantes do simpósio totalizaram mais de 40 acadêmicos da ARIFA atualmente estudando em seis universidades brasileiras, incluindo oito discentes da Universidade Federal de Goiás. Além disso, também contou com líderes de instituições participantes na Nigéria e no Brasil e representantes da Libéria, Gana e República Democrática do Congo. O prof. James Oluwagbamigbe Fajemiroye do ICB/UFG liderou a comitiva da UFG, que também foi composta por sete discentes nigerianos do Programa de Pós-Graduação em Agronomia via convênio fara tedfund.

simpósio fara 1

O tema do simpósio foi “Estratégia Pedagógica de Reequipamento do Sistema de Pesquisa e Inovação Agrícola da África: Lições do Brasil” e enfatizou fortalecer o alinhamento, parceria e coordenação entre os atuais parceiros da ARIFA: FARA, UFV, TETFund.

simpósio fará 3

simpósio fará 2

O simpósio propõe o desenvolvimento de uma Plataforma de Parceria ARIFA (APP) mais robusta que irá orientar o alinhamento dos Graduate Cohort Compacts (GCC) com a participação de um maior número de universidades brasileiras. Os resultados da reunião visaram o fortalecimento institucional dos Centros de Excelência TETFund (TCoE), formando Plataformas de Inovação ARIFA e uma estratégia de escala para um modelo ARIFA em toda a África, em parceria com outros Fundos Fiduciários da Educação Africana, incluindo Gana, África do Sul, e Libéria.

Para saber mais sobre o simpósio, clique aqui.

Catégories: Notícias Noticias