augm logo

UFG participa da primeira reunião presencial da Comissão Permanente de Pós-Graduação da AUGM após a pandemia

A diretora de Mobilidade da Secretaria de Relações Internacionais da UFG, Esp. Alexandra Nogueira, participou da sessão como representante do Pró-Reitor de Pós-Graduação, Prof. Dr. Felipe Terra. A reunião foi sediada pela Universidade Nacional de San Luis, na Argentina, que foi realizada nos dias 25 e 26 de abril.

Entre as questões discutidas pela comissão se destaca a implementação do banco de avaliadores de pós-graduação da AUGM, desenvolvido com o objetivo de viabilizar que os docentes possam dirigir, codirigir e avaliar processos formativos da pós-graduação, tais como defesas de teses, programas e seleções de candidatos em chamadas ou editais. De acordo com Alexandra, trata-se de promover gradualmente uma maior sinergia entre as instituições parceiras a partir da realização dessas atividades conjuntas. Também foram apresentados informes sobre o Programa Virtual de Pós-Graduação da AUGM, e, foi discutida uma proposta para formular chamada voltada à elaboração e ministração conjunta de cursos de Pós-graduação.

Além disso, participaram das reuniões os representantes da Universidade Nacional do Nordeste, Universidade Nacional do Noroeste da Província de Buenos Aires, Universidade Nacional de Quilmes, Universidade Nacional de Entre Ríos, Universidade Nacional do Litoral, Universidade Nacional de Cuyo, Universidade Nacional de Córdoba, Universidade Federal do Paraná, Universidad Mayor Real y Pontificia San Francisco Xavier de Chuquisaca e Universidade da República.

imagem augm 1

imagem augm 2

As reuniões foram precedidas pela "Jornada de Atualização: desafios da pós-graduação na conjuntura pós-pandemia", conferência que reuniu especialistas da região e buscou discutir questões como a virtualidade como meio de acesso a novas propostas e o ensino por competências como objetivo que torna a formação contínua mais complexa e atualiza a formação acadêmica.

imagem augm 3

A Comissão Permanente de Pós-Graduação tem como objetivo discutir temas como qualidade, cooperação e articulação regional, dupla titulação e programas conjuntos. De acordo com Alexandra, a perspectiva é de que a próxima reunião da CP seja realizada na UFG.

Categorias: Notícias Noticias